5 marcas portuguesas que estão a dar que falar

Produtos e serviços de qualidade, irreverentes e únicos – pormenores que destacam 5 marcas portuguesas que estão a dar que falar.

5 marcas portuguesas que estão a dar que falar
É mesmo caso para dizer: o que é nacional é bom

Novatas ou já com provas dadas, esta é uma seleção de 5 marcas portuguesas que estão a dar que falar, quer pela originalidade dos produtos, quer pela revitalização e acessibilidade de serviços já existentes.

Criar um negócio de sucesso nem sempre significa ter uma ideia milionária de um produto novo do qual nunca ninguém ouvir falar. Tendo em conta o lema “less is more”, o truque está em dar nova vida a objetos que já existam ou simplificar e melhorar o acesso a serviços que necessitamos; é o que acontece com estas 5 marcas portuguesas que estão a dar que falar. Confira quais são.

5 startups portuguesas de sucesso

Produtos e serviços que tornam o dia a dia mais fácil, simples, elegante e divertido! Saiba como com as 5 marcas portuguesas que estão a dar que falar.

1. Noote®: notebooks personalizados

noote

Cadernos há muitos, mas cadernos com bricks totalmente personalizáveis é que já é outra história. Se ainda não conhece a Noote®, prepare-se para ficar surpreendido com a irreverência desta marca. A ideia base assenta na criação de notebooks totalmente personalizados, contudo essa personalização é diferente de tudo o que já viu: é feita com pequenos legos, que a marca denomina de bricks, que permitem criar as combinações que desejar, com os temas que achar mais interessantes.

noote

A própria marca já disponibiliza alguns layouts no website com referências no mundo da música, banda desenhada, tecnologia, jogos, ilustração, cinema e televisão, pessoas e lugares, arte e design, emojis, desporto… A variedade é enorme e cada notebook torna-se mais divertido que o outro.

Cada Noote® é composto por três partes: a capa plástica, a recarga de papel (lisa, linhas ou pontilhada) e os bricks Noote® coloridos. Graças ao sistema de encaixe reforçado, não terá de se preocupar se os bricks irão cair da capa. Estão bem seguros e só desencaixam quando quiser.

Além disso, quando todas as folhas estiverem ocupadas com as mais brilhantes ideias pode reutilizar o seu Noote®, dado que poderá comprar recargas de folhas disponíveis também no site da marca. Portanto, este acessório útil e que se revela como um verdadeira extensão de si, dos seus gostos e interesses, poderá fazer parte da sua vida durante muito, muito tempo…

noote

O objectivo da Noote® é criar uma experiência colorida para todos e, desta forma, uma parceria estabelecida com o ColorADD®, um código baseado em símbolos gráficos que representam as três cores primárias, permitiu tornar estes notebooks inclusivos. Cada conjunto de Noote® bricks vem com um cartão de correspondência ColorADD® que funciona como uma régua de cores com os respetivos símbolos: basta encostar o cartão ColorADD® aos bricks para tornar possível a identificação da cor a utilizar. Se a edição for feita online, é possível de ver o símbolo correspondente a cada cor.

A marca Noote® pretende destacar-se como um companheiro de experiências, através do qual cada pessoa possa demonstrar os seus estados de espírito, reinventar histórias, tendo toda a liberdade criativa para imaginar, fazer e inspirar!

2. Undo Design: desfazer para criar

undo design

São três amigos que decidiram juntar-se para desconstruir… E reconstruir novamente. A Undo Design é uma agência criativa que desenvolve projetos de design de comunicação e design de produto, mas com a vertente fresca e jovial que a criatividade sem limites permite, num mundo tão saturado pela monotonia e rotina.

undo design

E como é que a equipa Undo faz tudo isso? Através da criação e recriação de objetos de uso quotidiano, tornando-os mais sedutores e apelativos. E, para isso, observam, pesquisam, visitam diferentes locais, conhecem diferentes pessoas, pensam fora da caixa. Só assim é possível criar os mais divertidos e elegantes candeeiros, cadernos, canecas, botões de punho, toucas de banho, sabonetes, postais, t-shirts, piñatas

3. Tradiio: uma nova forma de ouvir música

tradiioFonte: Facebook Tradiio

Fundado em 2014, o Tradiio permite que os artistas façam dinheiro com a sua música ao mesmo tempo que alcançam novas audiências. Através desta plataforma de streaming de música é possível a qualquer pessoa descobrir e apoiar novos artistas, permitindo-lhes lucrar com a sua música ao mesmo tempo que alcançam novas audiências.

O funcionamento é bastante simples: um novo artista faz o upload da(s) música(s), que fica imediatamente disponível para escuta no website. Depois os utilizadores são convidados a investir nos músicos e bandas em que acreditam, recebendo recompensas como bilhetes para concertos ou merchandising.

A experiência web do Tradiio pode ser transportada para o telemóvel. Para isso, basta descarregar a app, disponível para iOS e Android. Brasil, Portugal, EUA e Reino Unido são os países onde o Tradiio tem mais utilizadores e igualmente mais artistas. Em 2016, o Tradiio foi considerado como uma das 10 startups mais disruptivas do mundo, segundo o Disrupt 100 – um guia anual que distingue negócios tendo tem conta o seu potencial de influência e capacidade de mudança e de fazer a diferença no mercado.

4. Zaask: tudo o que precisa a um clique de distância

zaaskFonte: Facebook Zaask

Precisa de um DJ para o seu casamento? De um canalizador para reparar uma fuga de água lá em casa? De alguém que tome conta do seu cão enquanto vai de férias? Sem problema! A Zaask tem a solução: este site funciona como uma plataforma de procura e oferta de serviços, com o objetivo de lhe possibilitar a contratação do profissional certo para as suas necessidades.

Basta ir ao site, pesquisar o tipo de profissional de que precisa, preencher alguns dados sobre o serviço a realizar e, em apenas algumas horas será contactado por profissionais interessados e disponíveis, que lhe indicarão todas as informações importantes sobre o projeto, nomeadamente qual o orçamento estimado, os dados de contacto, o perfil do profissional, bem como o feedback de outros clientes que já tenha recorrido aos seus serviços. Depois cabe-lhe a si avaliar as informações recebidas e escolher o profissional mais adequado. Simples, não é?

5. Storyo: histórias através de fotografias

storyoFonte: Facebook Storyo

Uma das apps portuguesas com mais sucesso na App Store é a Storyo, que permite a criação de histórias a partir de fotografias.
A Storyo recolhe os dados existentes nas fotos, como a hora e o local em que foram tiradas, acrescenta informação complementar que encontra na Internet, como mapas de localização, e permite ao utilizador acrescentar títulos e legendas.

No fundo, a app reúne toda a informação disponível offline e online sobre aquela imagem, para dar vida às memórias e experiências, através da criação de vídeos curtos e simples, de forma gratuita. Os vídeos criados a partir de fotografias podem ser enriquecidos com elementos visuais e sonoros, disponíveis na app. Tudo o resto é controlado inteiramente pelo utilizador. Agora que muitos já terminaram as férias de verão, por que não criar uma Storyo com os melhores momentos?

Veja também: