Marmitas saudáveis: 5 receitas a experimentar

Todos os dias prepara refeições para almoçar no local de trabalho e faltam-lhe ideias? Fique com estas receitas para marmitas saudáveis. 
 

Marmitas saudáveis: 5 receitas a experimentar
Há ideias para saladas, massas, quiches e wraps

É uma forma de poupar algum dinheiro e de tentar fazer uma alimentação mais saudável e são muitos os portugueses que já optaram por levar marmita para o trabalho.

A primeira opção é, normalmente, fazer jantar em maior quantidade e levar o que sobra no dia seguinte ou ir congelando porções que depois vai distribuindo pela semana. Mas isso está muitas vezes dependente de ter ou não um microondas no local de trabalho. No caso de não ter, as refeições frias são sempre uma boa opção.

Se pertence àquele grupo de pessoas que adoptou este hábito sabe que, ao fim de algum tempo, começam a faltar ideias e passam a repetir-se sempre as mesmas receitas. É o seu caso? Fique com estas sugestões de marmitas saudáveis.
 

5 ideias de marmitas saudáveis

A escolha é muita e variada. Deixamos-lhe estas 5 ideias de pratos frios que são uma boa solução na hora de escolhar marmitas saudáveis
 

Salada de massa e camarão
 

salada de massa e camarão

Ingredientes
150 gramas de massa (fusilli ou outra)
200 gramas de miolo de camarão
150 gramas de delícias do mar
1 curgete pequena
100 gramas de abóbora limpa
2 caldo de legumes(Knorr)
hortelã fresca
Molho:
1 embalagem de natas
1 colher de sopa de mel
1 limão
Sal e pimenta qb
 
Preparação

Num tacho com água colocam-se os caldos de legumes e, quando estiver a ferver, junta-se o camarão. Deixa-se cozer dois a três minutos, retira-se e reserva-se. Coloque então a curgete e a abóbora cortada em cubos ou rodelas e a massa no tacho. Deixe cozer até a massa estar “al dente”.
Corte as delícias do mar em pedaços e junte-as aos camarões. Para o molho, junte o mel às natas, tempere com sal e pimenta moída na hora e regue com sumo de limão. Bata com uma vara de arames até espessar um pouco e reserve.
Quando estiver cozida, escorra a massa e os legumes, junte-lhes o camarão e as delícias do mar e misture bem. Coloque o molho por cima e enfeite com folhinhas de hortelã.
 
 

Quiche de frango e legumes


quiche de frango e legumes

Ingredientes
6 ovos
1 peito de frango 
1 alho francês
1 couve flor
 1 cenoura
3 decilitros de leite magro
2 colheres (sopa) de Maizena
Azeite, sal e louro

Preparação
Comece por cozer o peito de frango em água com um fio de azeite, sal e uma folha de louro durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer e desfie o frango. Nessa mesma água coza os legumes cortados em rodelas.
Noutra taça, bata os ovos com o leite e a Maizena. Envolva aí o frango e os legumes cozidos. Coloque tudo numa forma de silicone e levar ao forno 180.º durante 45 a 50 minutos.


 

Wrap de peito de peru e espinafre


wrap peru
 
Ingredientes
2 pães pita/pão próprio para wraps
2 chávenas de chá de folhas de espinafre
80 gramas de peito de peru defumado
1 tomate
1 cenoura
4 colheres de sopa de requeijão
1 colher de sopa de sementes de girassol torradas
Azeite, sal e sumo de limão
 
Preparação
Comece por misturar as folhas de espinafre, o tomate cortado fininho, a cenoura ralada e o requeijão numa taça. Junte uma colher de azeite e um pouco de sumo de limão. Depois adicione o peru, fatiado, e as sementes de girassol moídas. Tempere com sal.
Ponha o pão no forno (ou microondas) e aqueça um minuto de cada lado, sem dourar. Corte ao meio, coloque o recheio e enrole como wrap. Está pronto!
 
 

Salada de delícias de lagosta


salada delícias de lagosta

Ingredientes
2 delícias de lagosta
100 gramas de alface roxa e outras 100 gramas de alface frisada
1 manga
Meia papaia
3 colheres de sopa de maionese (magra)
100 gramas de iogurte grego natural
1 colher de chá de caril em pó
Sal, pimenta e meia lima
 
Preparação
Misture a maionese com o iogurte e tempere com sal, pimenta, caril e duas colheres de chá de sumo de lima.
Num recipiente misture as duas alfaces cortadas e junte a manga e a papaia cortadas em cubos. Coloque as delícias de lagosta cortadas em fatias por cima e guarde no frigorífico. Na hora de servir junte o molho.
 


Salada de feijão-verde com frango


salada feijão verde

Ingredientes
150 gramas de peito de frango
75 gramas de fiambre de frango
200 gramas de feijão verde
1 cenoura
2 ovos cozidos
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
3 colheres de sopa de vinagre
Sal e pimenta
 
Preparação
Coza o feijão-verde com água e sal durante 20 minutos. Noutra panela coza o frango, também com sal, durante uns 15 minutos. Retire e deixe os dois ingredientes a arrefecer.
Depois junte o azeite com a mostarda e acrescente o vinagre. Tempere com sal e pimenta moída e mexa.
Coloque o feijão-verde num recipiente, juntamente com a cenoura ralada, o frango cortado em cubos e o fiambre cortado às tiras. Regue tudo com o molho e acrescente os ovos cozidos, cortados em rodelas ou quartos.
 

Receba o seu E-Book de receitas Bimby – Gratuito e Imediato


Veja também: