5 ingredientes para fazer máscaras faciais

Há tantas máscaras faciais à venda que nem sabe como escolher a melhor, certo? Temos uma solução prática e barata. Saiba mais aqui.

5 ingredientes para fazer máscaras faciais
Ingredientes que tem à sua disposição em casa

Gosta de fazer máscaras faciais, mas quando vai às compras a oferta é tanta que nem sabe para onde se virar? E se lhe disséssemos que pode cuidar da pele do seu rosto com máscara faciais feitas por si com ingredientes que tem em casa? Perfeito!

Na verdade, mesmo sem saber, na sua cozinha tem alguns dos ingredientes de beleza mais poderosos da natureza que vão deixar a sua pele radiante. Espreite tudo abaixo.

Máscaras faciais: 5 ingredientes caseiros

1. Mel


O mel tem propriedades antibacterianas, calmantes e tem uma grande quantidade de vitaminas e minerais anti-idade. É também perfeito para purificar e hidratar a pele, ajudando-a a manter sua própria humidade.

mascaras faciais mel

Como aplicar? Aplique uma fina camada no rosto e deixe-a repousar durante cinco minutos e, de seguida, enxugue o rosto.

2. Spirulina


A spirulina é uma alga azul esverdeada rica em vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes, protegendo as células de danos, sendo um bom tratamento anti-envelhecimento. Para além disso, a spirulina também protege a sua pele dos efeito dos poluentes que andam no ar.

mascaras faciais spirulina

Como aplicar? Pode usar a spirulina numa máscara, dica da famosa maquilhadora Wendy Rowe. Misture os seguintes ingredientes, fazendo uma pasta:

  • 1 a 2 colheres de chá de spirulina em pó;
  • 1 colher de chá de óleo de coco cru;
  • 1 a 2 colheres de chá de água mineral;

Aplique a pasta no rosto e deixe-a atuar entre 5 a 10 minutos. Retire com uma esponja húmida.

3. Iogurte


O iogurte tem propriedades hidratantes, esfoliantes, para além de clarear e suavizar a pele áspera e seca. Devido ao zinco, é também um excelente agente antibacteriano, pelo que se o usar como máscara, vai ajudar a suavizar as imperfeições e reduzir as impurezas da pele. É também ótimo para as queimaduras solares.

Se a sua pele estiver seca, pode juntar uma colher de chá de mel ao iogurte. Se tiver a pele oleosa, acrescente algumas gotas de sumo de limão.

mascaras faciais iogurte

Como aplicar? Use algumas colheres de sopa de iogurte grego completo, sem sabor e sem açúcar. O iogurte grego está cheio de bactérias vivas, proteínas e aminoácidos, sendo muito benéfico para a pele. Aplique diretamente no rosto e deixe atuar entre 10 a 15 minutos antes de retirar com água.

4. Chá verde


A eficácia do chá verde é já bem conhecida, quando ingerido. Mas sabia que também o pode aplicar na pele? É um dos ingredientes que pode utilizar em máscaras faciais caseiras.

O chá verde é ótimo para cuidados anti-envelhecimento e para reparar os danos causados pelo sol, mas é também utilizado para acalmar a pele em casos de psoríase e de rosácea. É perfeito para usar quando tem os olhos inchados e cansados.

mascaras faciais cha verde

Como aplicar? Faça uma chávena de chá verde bem forte, deixe arrefecer e coloque numa bandeja de gelo, de forma a ter sempre chá verde congelado à mão. Quando precisar, envolva um cubo de gelo num pano suave e massage suavemente, fazendo um pouco de pressão por baixo dos olhos e à sua volta.

5. Abacate


Muito rico em ácidos gordos omega, antioxidantes e vitaminas C, E e K, o abacate é muito benéfico para o corpo quando consumido, mas também pode aplicar na pele e cabelo, beneficiando das suas propriedades que amaciam, nutrem, reparam e protegem a pele.

mascaras faciais abacate

Como aplicar? Faça uma pasta com abacate e aplique na pele como uma máscara hidratante. Deixe atuar entre 10 a 15 minutos e retire com água. Se quiser, pode também colocar umas fatias finas de abacate na parte de baixo dos olhos e relaxe assim por cerca de 15 minutos.

Agora que já conhece 5 ingredientes super poderosos para a sua pele, prepare as suas máscaras faciais em casa e beneficie de tudo o que a natureza tem para lhe dar.

Veja também: