4 máscaras naturais anti-rugas que tem de fazer e experimentar

Com estas máscaras naturais anti-rugas já pode eliminar e atenuar os sinais do tempo da sua pele, conquistando uma aparência mais jovem e saudável.

4 máscaras naturais anti-rugas que tem de fazer e experimentar
Como fazer máscaras caseiras para retardar o envelhecimento da pele

As expressões faciais e as rugas são sinais de envelhecimento que podem causar algum incómodo estético. Podem surgir de forma mais ou menos acelerada, a partir dos 25 anos de idade, conforme o tipo de pele, os hábitos de vida e os cuidados estéticos diários.

O envelhecimento da pele deve-se à diminuição gradual na produção de colagénio e elastina no organismo. Estas substancias são responsáveis pela hidratação, regeneração beleza e firmeza da pele.

Com o passar dos anos, o organismo vai sintetizando menos quantidade, ocorrendo uma diminuição consequente da capacidade de elasticidade da pele e regeneração.

Fatores que aceleram o envelhecimento da pele


a) Exposição ao sol: os raios solares destroem as fibras de colagénio num processo que se chama elastose solar. A pele fica bronzeada, mais fina e desidratada e as rugas aprofundam-se.

b) Tabagismo: responsável pelo envelhecimento precoce da pele.

c) Alimentação: o excesso de açúcar e gorduras diminuem a saúde da pele, diminuindo o pH, e impedem que as proteínas exerçam a sua função de regenerar e manter a sua elasticidade. Frutas, legumes e vegetais são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres.

Os sinais da idade começam a aparecer nas zonas mais expostas e visíveis como o rosto, pescoço e mãos, dando uma aparência desgastada e cansada.

Neste sentido, é necessário devolver à pele alguns cuidados para mantê-la nutrida e jovem. A procura de tratamentos estéticos complexos é cada vez mais maior e os gastos para suportá-los também.

Saiba que, em casa, é possível fazer autênticos milagres na saúde da pele com recursos a ingredientes super acessíveis e extremamente saudáveis.

Siga as nossas instruções e atreva-se a oferecer à sua pele cuidados regeneradores de baixo custo com resultados surpreendentes.

4 máscaras naturais anti-rugas


Antes da aplicação da máscara facial, deve sempre remover a maquilhagem com um desmaquilhante próprio para o efeito e lavar o rosto com gel ou sabonete de rosto.

Máscara de abacate

mascara abacate

O abacate é rico em óleo insaponificado, cuja ação é de proteção e regeneração da pele pela estimulação da produção de colagénio.

Ingredientes:

Preparação:

  1. Retire a polpa do fruto para uma taça;
  2. Triture bem com ajuda de um garfo até obter um creme pastoso;
  3. Adicione o óleo de amêndoas doces, caso a sua pele seja seca.

Aplicação:

  1. Com ajuda de um pincel ou com os dedos, espalhe a máscara numa fina camada no rosto, pescoço e mãos;
  2. Deixe atuar durante 20 ou 30 minutos;
  3. Retire com água fria ou morna corrente.

 

Máscara de clara de ovo

mascara ovo

Muito simples, esta dica atual já vem do tempo das nossas avós. Regula a oleosidade da pele e tem um efeito lifting natural, pela sua ação tensora e esticando a pele superficialmente.

A clara de ovo é rica em albumina, sais minerais como o zinco e o selénio, ativando a cicatrização e eliminação de manchas, bem como vitaminas com ação antioxidante, combatendo o envelhecimento pela eliminação dos radicais livres.

Ingredientes:

  • Clara de ovo;

Preparação:

  1. Separe a clara da gema para um recipiente;
  2. Bata até obter uma solução espumosa e branca.

Aplicação:

  1. Aplique no rosto, pescoço e mãos com aguda de um pincel;
  2. Aguarde cerca de 20 ou 30 minutos;
  3. Retire a máscara com água fria ou morna corrente.

 

Máscara de iogurte, mel e pepino

mascara pepino

O pepino, rico em vitamina C, Vitamina B5 e minerais, ajuda tem um efeito desintoxicante, diminui o inchaço e dá firmeza à pele.

O ácido láctico do iogurte é um excelente aliado na regulação do Ph da pele, prevenindo e melhorando o aspetos das rugas.

O mel é um dos alimentos mais ricos em vitaminas e enzimas, com profunda ação em limpar as toxinas, hidratação e nutrição da pele.

Ingredientes:

  • 3 fatias de pepino;
  • Meio iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel.

Preparação:

  1. Retire a casca ao pepino e bata no liquidificador;
  2. Adicione o iogurte e o mel;
  3. Misture bem até obter um creme homogéneo.

Aplicação:

  1. Aplique no rosto, pescoço e mãos com aguda de um pincel;
  2. Aguarde cerca de 20 ou 30 minutos;
  3. Retire a máscara com água fria ou morna corrente.

 

Máscara de aloé vera e mel

mascara aloe vera

O parênquima ou gel viscoso da parte interior das folhas do aloé vera tem um espetacular efeito regenerador e antienvelhecimento. Um grande poder antioxidante e imunoestimulante, é dos ingredientes mais usados em medicina e cosmética naturais.

O mel, como referido anteriormente, atrasa os efeitos do envelhecimento, eliminando rugas prematuras, mantendo a pele mais firme e lisa por mais tempo.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de gel de aloé vera;
  • 1 colher de sopa de mel.

Preparação:

  1. Misture muito bem o gel de aloé vera e o mel até obter uma mistura cremosa.

Aplicação:

  1. Aplique no rosto, pescoço e mãos com aguda de um pincel;
  2. Aguarde cerca de 20 ou 30 minutos;
  3. Retire a máscara com água fria ou morna corrente.

 

Veja também:

Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.