Publicidade:

Aprenda a fazer massa folhada caseira

Não há nada como uma boa massa folhada caseira - textura mais fofa, sabor mais autêntico e pratos mais saborosos! Quer aprender a fazê-la? Tome nota.

Aprenda a fazer massa folhada caseira
Vamos pôr as mãos na massa?

As utilizações da massa folhada caseira são mais do que muitas; se quando pensa neste ingrediente pensa imediatamente em doces, está enganado, pois ela é bem mais versátil do que isso! Aprenda a fazer uma massa irresistível e tire algumas dicas de utilização da mesma.

Como fazer uma excelente massa folhada caseira


Passo a passo da massa folhada caseirafazer massa caseira

Ingredientes
250g de manteiga sem sal refrigerada
225g de farinha de trigo
120g de água gelada
1 pitada de sal
Açúcar em pó q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por colocar numa tigela a manteiga, bem fria e cortada as cubos, a farinha e uma pitada de sal. Esmague o preparado com os dedos até formar pequenas bolinhas do tamanho de uma ervilha.
  2. Vá adicionando a água gelada e misture simultaneamente. A água deve incorporar a massa sem que os cubos de manteiga fiquem desfeitos!
  3. Seguidamente, amasse com as mãos o preparado até formar um bloco sólido. Enrole em película aderente e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 20 minutos.
  4. Após retirar a massa do frio, coloque a massa numa superfície enfarinhada e vá abrindo a massa com um rolo – nota muito importante: os movimentos devem ser sempre numa única direção! Quando dobrar o comprimento, dobre as bordas da massa sobre o seu centro dela.
  5. Repita várias vezes o processo (pelo menos três) e coloque a massa num saco plástico para ir novamente ao frigorífico durante mais 20 minutos.
  6. A partir daqui, a massa folhada caseira está pronta a utilizar!

Utilizações da massa folhada

massa folhada caseiraFonte: Kadino

Se há alimento com utilizações diversificadas é a massa folhada caseira. Do lado dos doces, pode sempre fazer deliciosas tartes, a famosas natas, mil folhas, bolos folhados com creme e frutas ou ainda rolinhos de massa folhada e canela.

Basicamente, o processo é sempre o mesmo: tratar do recheio à parte, colocar a massa a pré cozer (picando-a com um garfo antes de ir ao forno), juntar o recheio à massa e voltar a colocar no forno.

Já no âmbito das iguarias doces, a lista é também muito extensa: pode optar por fazer com a massa folhada caseira uns folhados de salsicha, umas trouxinhas de alheira e maçã, inúmeras tartes salgadas ou até um empadão improvisado com massa folhada em vez do puré de batata.


Como conservar a massa folhada

Se colocar a massa folhada caseira no congelador, ela vai durar uns bons meses; se optar por colocá-la no frigorífico, o ideal é que a utilize no espaço de uma semana, aproximadamente.

Veja também: