Material escolar comestível? Sim, existe!

Conheça o material escolar comestível: o que é, utilidade, cuidados a ter e como fazer em casa, para enganar a fome e pregar partidas.

Material escolar comestível? Sim, existe!
Um porta-lápis cheio de sabores deliciosos

Fazer material escolar comestível parece uma ideia algo estranha, mas pode tornar-se algo divertido e útil em determinadas situações. Se tinha ou tem o vício de roer lápis ou tampas de canetas, esta é uma solução bem mais agradável.

O que é, afinal, material escolar comestível?

Como o próprio nome indica, este material escolar comestível imita o não comestível, basta apenas dar largas à criatividade, usar alguns ingredientes e receitas e conseguirá obter deliciosos lápis, borrachas, aparas de lápis, giz, cola, entre outros materiais.

materiais escolares comestíveisBorrachas e giz feitos de marshmallows. Fonte da imagem: PopSugar

Utilidade

Crie com as suas crianças ou jovens materiais escolares comestíveis bem divertidos que podem ser usados como decoração e oferta, por exemplo, em:

  • Festas de início ou final do ano escolar;
  • Festas de aniversário temáticas;
  • Partidas, de carnaval, por exemplo;
  • E ainda para enganar e brincar com familiares e colegas de turma.

Cuidados a ter com o material escolar comestível

Os materiais escolares comestíveis devem ser evitados com crianças muito pequenas para não se correr o risco de, por exemplo, confundirem borrachas ou colas comestíveis com as que não o são.

Deve ainda existir particular cuidado com a proveniência e características dos materiais e ingredientes que são utilizados, como o papel ou plástico que ilustram o invólucro das borrachas ou lápis comestíveis, por poderem contaminar o recheio e serem nocivos para a saúde.

lápis cera

As caixas de lápis de cor ou cera originais devem ser cuidadosamente limpas, eventualmente forradas, antes de serem reutilizadas com os lápis comestíveis, assim como devem ser lavados e esterilizados os tubos de cola plásticos antes de serem usados para inserir a cola comestível.

Se os materiais escolares comestíveis forem utilizados numa festa de final de ano escolar, por exemplo, devem ainda acautelar os ingredientes potencialmente alérgicos para algumas crianças, como os corantes artificiais, frutos secos, entre outros.

Receitas

A vantagem é que, hoje em dia, podem fazer-se muitas receitas com ingredientes saudáveis. Se quiser, por exemplo, utilizar gomas saudáveis e marshmallows para fazer borrachas ou giz comestíveis, pode optar por fazê-los em casa com menos açúcar ou substituindo-o.

Se fizer uma pesquisa na internet por material escolar comestível vai encontrar, essencialmente, vídeos com inúmeros exemplos de material escolar comestível, bem como receitas para elaborar quase tudo: lápis, giz, borrachas, cola, aparas dentro de um afia lápis, réguas, entre outros materiais. Aqui, por exemplo, começa uma sequência de 10 vídeos com ideias e formas de fazer material escolar comestível.

Inspire-se e adapte estas e outras receitas para fazer materiais escolares comestíveis aos ingredientes nacionais ou que consegue arranjar facilmente, como massapão, massas de moldar caseiras, chocolate, pepitas de cores, castanhas da Índia e outros frutos secos, corantes e xaropes naturais, leite condensado, farinha maizena, entre outros.

lápis cera 2Fonte da imagem: Revista Design

Estes lápis de cera comestíveis, por exemplo, são feitos de sementes e frutas desidratadas, processadas e humedecidas com marshmallow derretido até se obter uma consistência densa e moldável.

Ferramentas para inspiração não faltam. Divirta-se a criar e a enganar os amigos e a fome com material escolar comestível.

Veja também: