PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Mau hálito: saiba como eliminar

Durante o dia ou depois das refeiços costuma ficar com mau hálito? É muito desagradável mas temos 10 truques para se livrar desse mau estar. 

Mau hálito: saiba como eliminar
Saiba como afastar esta visita indesejada

Haverá pior cenário do que estar num convívio com amigos e depois da refeição ficar com aquele desconforto por causa do mau hálito? E se o jantar for romântico a situação fica ainda pior. O desagradável que sai da boca pode ter inúmeras causas, entre elas ser uma consequência dos alimentos ingeridos durante ou antes da refeição em questão. Se assim for, a halitose pode ter um remédio simples.

Os dez truques que listamos de seguida podem atenuar ou eliminar este mau odor. No entanto, quando se trata de mau hálito são muitos os pontos a analisar, já que este pode estar relacionado com algo que comeu como com cáries, higiene deficiente, amigdalite, rinossinusite entre muitas outras causas.
 

10 dicas para eliminar o mau hálito após as refeições

 

  • Evite ficar mais de 3 horas sem comer: muito tempo sem comer resulta em mau hálito com certeza. Ingira com frequência alimentos de fácil digestão como: legumes cozidos, carnes magras, saladas cruas, frutas e iogurtes.
  • Soluções de casa para a mala: leve consigo folhinhas de hortelã para mascar, cravo-da-índia ou pedacinhos de gengibre. Por serem alimentos aromáticos, ajudam a manter o hálito puro. Além disso, possuem propriedades antissépticas que combatem os micro-organismos indesejados. 
  • Termine a sua refeição com salsa: quando mastigada ainda crua, a salsa ajuda a branquear os dentes e também previne o mau odor bucal, proporcionando uma melhor digestão.
  • Limpe a língua sem desculpas: se puder escovar os dentes após a refeição, mantenha o foco na língua, já que é aí que reside a maior parte as bactérias que provocam a halitose. E não esqueça de passar o fio dental!
  • Frutas ou legumes crocantes: quando não existe a possibilidade de lavar os dentes após a refeição, finalize com uma cenoura, uma maçã ou um talo de aipo. Por serem crocantes, estes alimentos ajudam na limpeza da boca.
  • Beba muita água: beba água antes, durante e após a refeição. O consumo constante de água previne o crescimento bacteriano e ajuda a limpar os dentes.
  • Sementes de funcho: as sementes de funcho são um santo remédio uma vez que retardam a formação de bactérias na boca, por isso, adicione-as ao seu prato de eleição. 
  • Fuja de uma alhada: o alho ele é o clássico dos clássicos no que diz respeito ao mau hálito, por isso é um alimento a evitar. Assim como a cebola. 
  • Abuse da pastilha elástica após a refeição: desde que sem açúcar e não por um longo período de tempo, a pastilha elástica ajuda a limpar os dentes e a produzir um hálito refrescante. 
  • Aposte nos probióticos: porque são ricos em micro-organismos, ajudam na digestão e promovem um hálito mais fresco. Inclua nas suas refeições: iogurte, leite fermentado, chucrute, alguns queijos, molho de soja ou sopa miso.

Veja também: