AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

11 maus hábitos no trabalho que deve eliminar já!

Pode melhorar a impressão que causa! Evite estes maus hábitos no trabalho e conseguirá ter uma melhor reputação no contexto profissional.

11 maus hábitos no trabalho que deve eliminar já!
Podem arruinar a evolução da sua carreira!

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisNo que toca à competência profissional, não basta ter: também é preciso parecer que tem. Os maus hábitos no trabalho podem arruinar a evolução da sua carreira, pelo que deve eliminá-los da sua rotina de trabalho.


11 maus hábitos no trabalho que deve eliminar!


1. Chegar atrasado às reuniões de equipa

Todos já passámos por isso: reuniões de equipa que podiam ser substituídas por uma troca de emails. No entanto, se estas reuniões forem agendadas, faça delas uma prioridade.
  • Não se atrase
  • Veja antecipadamente a ordem de trabalhos
  • Leve o material necessário para a reunião
  • Valorize o contributo dos seus colegas
  • Não esteja sempre a olhar para o relógio
  • Registe as informações importantes
  • Tenha atenção aos prazos de conclusão das tarefas individuais e de grupo



2. Dar demasiada atenção ao telemóvel

Os seus colegas e superiores podem ficar desconcentrados se estiverem constantemente a ouvir o toque do seu telemóvel. Um dos maus hábitos no trabalho é precisamente interromper as suas tarefas – e as dos outros – para atender o telemóvel. Baixe o volume do som e peça aos seus amigos, familiares e conhecidos para lhe telefonarem na hora do almoço ou depois do expediente.



3. Má apresentação

A impressão que formam de nós no contexto profissional é altamente influenciada por aspectos não-verbais: tom de voz e entoação, contacto visual, e apresentação pessoal. Está provado que o conteúdo verbal do discurso tem muito menos peso na passagem da mensagem! Por isso, se não tem boa apresentação, saiba que este é um dos maus hábitos no trabalho a eliminar.
  • Cuide da sua aparência:
  • Vestuário adequado às situações
  • Cabelo e mãos cuidados
  • Sapatos em bom estado
  • Acessórios e material de escrita preservados



4. Comer ou beber no local de trabalho

Ainda que trabalhe em backoffice, deve ter atenção ao que come e bebe no seu local de trabalho. Comer provoca ruídos que podem ser incomodativos para as pessoas que partilham o espaço consigo. Faça os seus snacks na cozinha ou copa da empresa, e, se esta não dispuser deste tipo de instalações, faça uma pausa de 5 minutos para ir até ao café.



5. Postura desadequada

O mesmo se aplica à sua postura corporal: se estiver em backoffice pode estar mais relaxado, pois não irá contactar com clientes. Mas saiba desde já que uma má postura é um dos maus hábitos no trabalho que mais prejudicam a sua produtividade. Por isso, esteja relaxado, mas sentado de forma profissional.



6. (Des)atenção ao cliente

Foi até à recepção por acaso e deparou-se com um cliente ou fornecedor? Ao telefone ou presencialmente, a cortesia é fundamental para causar uma boa impressão. Mesmo que o atendimento ao público não esteja nas suas funções, apresente-se, sorria, tome nota do recado e passe-o à pessoa competente.



7. Antipatia para com os colegas

Este é um dos maus hábitos no trabalho que mais prejudica a sua evolução profissional. Como diz o ditado, se quiser ir depressa, vá sozinho; se quiser ir longe, vá acompanhado. Portanto, se pretende obter bons resultados, promova boas relações interpessoais!



8. Doenças – fora!

Ninguém quer ser contaminado com a sua gripe. Fale com o seu superior sobre a possibilidade de tirar um dia por doença, ou, se tal não for possível ou conveniente, sobre a possibilidade de trabalhar a partir de casa.



9. Não ter presentes os compromissos assumidos para a semana ou o mês

As agendas em papel podem estar a cair em desuso, mas confie em nós: elas ajudam a manter os seus compromissos debaixo de olho! A primeira coisa a fazer na sua semana de trabalho deve ser abrir a agenda e ver tudo o que terá para fazer nos 5 dias seguintes. A última coisa deve ser, claro está, registar tudo o que irá fazer na semana seguinte. Prometemos que terá um fim de semana mais descansado, com a sensação de que nada vai falhar!



10. Partilha excessiva de acontecimentos da sua vida pessoal

Maus hábitos no trabalho estão muitas vezes relacionados com a interferência da nossa vida pessoal nas relações profissionais. Por muito simpático que seja o seu superior, não caia na tentação de lhe contar todos os seus problemas.



11. Desarrumação

Terminamos com o básico: tenha um espaço de trabalho arrumado. Não acumule material de escritório; não empilhe papéis de forma desorganizada; não entupa o ambiente de trabalho do seu computador de ficheiros. Faça hoje mesmo uma limpeza do seu local de trabalho e verá que os outros o verão como uma pessoa organizada!
 

Conselhos sobre como subir na carreira, com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: