Medicamentos para a gripe: os mais eficazes

Neste momento, existem muitos medicamentos disponíveis para tratar a gripe. Pode tomar algo para aliviar os sintomas da gripe.

Medicamentos para a gripe: os mais eficazes
Conheça os medicamentos que deve ter em casa para acabar com a gripe

Quando estamos com gripe, geralmente o médico indica a toma de vários medicamentos em simultâneo, como um antipirético e um expetorante. Normalmente a toma destes fármacos é feita durante pelo menos 5 dias, altura em que os sintomas diminuem.

Além da toma dos medicamentos para a gripe, é importante repousar, evitando locais frios, com fumo ou com diferenças de temperatura. Deve beber 2 litros de água e limpar o nariz com soro fisiológico ou água do mar. 


Medicamentos para a gripe

Para o alívio dos sintomas, principalmente durante os primeiros dias, poderá tomar antipiréticos e analgésicos com a finalidade de ajudar a baixar a febre e aliviar as dores de corpo e cabeça. E também pode tomar anti-inflamatórios não esteroides (como por exemplo o ibuprofeno, que também tem poder analgésico e antipirético) para diminuir a inflamação. 



Medicamentos comuns durante a gripe

  • Anti-inflamatórios: têm como função diminuir a inflamação local como, por exemplo, o ibuprofeno;
  • Analgésicos: para diminuir a dor de garganta ou ouvidos, como ibuprofeno;
  • Antipiréticos: para tratar a febre, como o paracetamol;
  • Antihistamínicos: para diminuir os sintomas de alergia como a cetirizina;
  • Antitússicos: para tratar a tosse seca como o Bisoltussim®;
  • Expetorantes: para ajudar a libertar as secreções como o Bissolvon®;
  • Descongestionantes para o nariz: utilizados diretamente no nariz para diminuir a sensação de nariz entupido, como o sulfato de pseudoefedrina.


Combinações de medicamentos

Os medicamentos para a gripe (orais) como Antigripine®, Cêgripe® e Sinutab®, são combinações de várias substâncias ativas com ação analgésica, antipirética, descongestionante nasal, anti-histamínica e antitússica, que aliviam temporariamente os sintomas das constipações e gripes, enquanto o organismo combate a infeção.



Medicamentos antivíricos 

Dentro dos medicamentos para a gripe temos também os antivíricos. Estes podem ser utilizados para tratamento e também em algumas situações, para a prevenção da gripe. Quando tomados antes da infeção, ou até aproximadamente dois dias após o início dos sintomas, os antivirais podem ajudar a evitar a infeção. Se a infeção já estiver estabelecida, um tratamento antiviral efetuado cedo no percurso da doença pode mesmo assim reduzir a duração dos sintomas em 1 ou 2 dias.

Os antivíricos, medicamentos para a gripe, autorizados em Portugal, contêm como substâncias ativas o zanamivir (Relenza®), o oseltamivir® e a amantina (Parkadina®). A amantina é eficaz contra o vírus da gripe A. No entanto, o seu uso tem sido desaconselhado, quer pelos efeitos indesejáveis a nível do sistema nervoso central, quer sobretudo porque em certos estudos se tem encontrado vírus resistentes a este fármaco.

Se existirem dúvidas quanto à gravidade dos sintomas, e à necessidade de recorrer a um serviço de saúde, poderá contactar o serviço Saúde 24 – tel. 808242424 e obter aconselhamento e encaminhamento de acordo com a situação.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.