Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

6 tipos de medicina alternativa e os seus benefícios

A medicina alternativa é muitas vezes utilizada quando a medicina tradicional não consegue dar resposta ou em complementaridade com a mesma.

6 tipos de medicina alternativa e os seus benefícios
Algumas das técnicas são utilizadas há séculos!

Desde a existência humana que, de uma maneira ou de outra, se luta pela sobrevivência e pelo aumento da esperança de vida. É algo inato, o desejo de sobrevivência e de boa saúde.

Durante séculos foram utilizados diferentes métodos em diferentes partes do mundo, todos rumo ao mesmo fim: curar os problemas de saúde das pessoas. Com a evolução dos tempos surge a medicina do ocidente, a dita medicina “tradicional”.

No entanto, hoje em dia existem mais de cem tipos diferentes de ciências médicas! Os métodos "não convencionais" são designados de medicina alternativa. Muitas vezes ela até é usada em complementaridade com a medicina tradicional!

A maior parte dos tipos de medicina alternativa surgiram ainda antes da medicina convencional. Muito típicos da cultura oriental, apontamos os seus principais tipos.


6 tipos de medicina alternativa


Medicina Tradicional Chinesa

Surgiu na China e inclui tratamentos como a acupuntura, fitoterapia e a terapia dietética. A medicina tradicional chinesa baseia-se no equilíbrio do corpo entre forças opostas - o ying e o yang, essenciais para a energia vital.

Tendo este conceito em mente, acredita-se que qualquer doença é sempre reflexo de um desiquilíbrio do organismo, sendo necessário repor os seus níveis regulados.


Acupuntura

Este será o sistema mais popular entre as diversas terapias da medicina tradicional chinesa e baseia-se na estimulação de pontos específicos do corpo com diferentes técnicas através da inserção de agulhas. A acupuntura pode ser uma alternativa de tratamento para dores de cabeça, cólicas menstruais, dor nas costas, entre outras.


Ayurveda

Mais do que um tratamento, trata-se de um estilo de vida e é utilizada para a prevenção de doenças. Ioga, dieta e fitoterapia são alguns dos exemplos da ayurveda que promete tratar pessoas com problemas digestivos, stress e distúrbios de fadiga e articulações.


Naturopatia

Este tipo de medicina tradicional baseia-se, tal como indica o nome, em formas naturais para a cura de problemas de saúde. Hidroterapia e tratamentos à base de água é uma das formas de abordagem da naturopatia, que acredita nos elementos naturais para o tratamento de problemas.


Homeopatia

A Homeopatia baseia-se no poder de cura do próprio corpo, ou seja, procura a “auto-cura” do organismo. Todos os medicamentos ingeridos são à base de ingredientes naturais e o bem estar psicológico é um elemento muito importante a ter em conta.


Hipnoterapia

A hipnoterapia é um tipo de medicina alternativa que consiste em colocar o paciente num estado de relaxamento profundo que chega a alterar a consciência. Enquanto se encontra neste estado, a hipnoterapeuta vai induzindo imagens ao paciente. A hipnoterapia é muito utilizada para tratar problemas de ansiedade, paralisia, dor nas articulações, vícios, entre outros.

Veja também: