AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Guia sobre a Medicina do Trabalho

Pistas sobre a área da medicina que estuda a optimização das condições laborais: Medicina do Trabalho.

Guia sobre a Medicina do Trabalho
O que se entende por Medicina do Trabalho?

A Medicina do Trabalho zela pelo bem estar dos trabalhadores, ao mesmo tempo que garante que estes se mantêm produtivos na empresa. Os médicos do trabalho articulam-se com outros profissionais para acionar mecanismos de proteção contra as doenças ocupacionais. Saiba tudo sobre esta área da Medicina!


O que se entende por Medicina do Trabalho?

Medicina do trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.



Quais os objetivos da Medicina do Trablho?

Esta especialidade tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.



Como se processa?

O médico do trabalho efetua uma avaliação inicial da capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas da sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.
A ação do médico do trabalho centra-se, portanto, na prevenção e assistência ao trabalhador vítima de acidente, doença ou incapacidade decorrente do trabalho e, também, na promoção da saúde, do bem estar e da produtividade dos trabalhadores, das suas famílias e da comunidade.



Como saber qual a legislação aplicável à minha situação de trabalho?

Encontrará aqui legislação aplicável a diferentes situações profissionais que podem estar a colocar em risco a saúde dos trabalhadores da sua empresa.



Como aceder à profissão de Médico do Trabalho?

Existem programas de estudos pós-graduados para Médicos que pretendam seguir este ramo de intervenção nas principais universidades e faculdades de Medicina. Os profissionais deste ramo podem trabalhar em organismos públicos, mas muitas vezes estabelecem-se por conta própria em empresas que prestam serviços de medicina do trabalho a outras organizações.
Existem ainda programas de mestrado em saúde ocupacional que também habilitam os médicos a exercer a sua atividade na área da Medicina do Trabalho.

Outros profissionais que podem trabalhar em articulação com o médico do trabalho são os engenheiros que cuidam das condições de segurança dos espaços de trabalho. Os profisisonais da Gestão de Recursos Humanos e da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho também são elos fundamentais para a criação de um ambiente profissional saudável e promotor da produtividade.

Veja também: