PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Como medir os diabetes de forma mais eficaz

Um doente diabético poderá ter que medir os seus diabetes (nível de glicemia) várias vezes ao dia. Esta medição deve seguir alguns parâmetros e cuidados.

Como medir os diabetes de forma mais eficaz
Conheça os cuidados a ter na medição da glicemia

É importante medir os diabetes para saber como está a reagir à medicação que está a fazer e até para saber a quantidade exata de insulina a aplicar, se for o caso. Ao manter o nível de glicose no sangue dentro do intervalo desejado, está a prevenir ou a retardar o aparecimento de complicações da diabetes.


Tipos de medições do nível de glicose no sangue

Existem 2 maneiras de medir a glicose.



Teste a HbA1c

É feito através de uma amostra de sangue retirada de uma veia do braço. Os valores obtidos como resultado mostram o controlo geral dos níveis de glicose ao longo dos últimos 2-3 meses. Este teste de sangue mede a quantidade de glicose que aderiu a uma parte dos glóbulos vermelhos e está a ser transportada pelo organismo. Normalmente tem que ser feito duas vezes por ano



Teste à glicose atual

Através de um medidor de glicemia e tiras de teste de glicose no sangue. Se faz o autocontrolo com um medidor, é importante conhecer quais são os seus intervalos-alvo de glicose no sangue e o que os seus resultados querem dizer. 

Existem muitas opiniões divergentes sobre o intervalo ideal para os níveis de glicose, uma vez que cada indivíduo é uma pessoa com necessidades diferentes. Os valores seguintes servem apenas de guia:
  • 60-100 mg/dl antes das refeições
  • Menos de 140 mg/dl, duas horas após as refeições.

Considera-se: 
  • Hipoglicemia se os níveis de açúcar no sangue forem baixos, ou seja, valores de glicemia inferiores a 70mg/d. 
  • Hiperglicemia se os níveis de açúcar no sangue forem altos, ou seja, valores de glicemia superiores a 200 mg/dl.



Cuidados a ter durante a realização de um teste de glicose em casa

  • Lave bem as mãos com água morna e seque-as bem antes de realizar o teste. Desta forma está a chamar sangue às pontas dos seus dedos;
  • Coloque os braços para baixo para que com a ajuda da gravidade o sangue chegue a toda mão;
  • Principalmente no tempo frio, antes de fazer a picada, deve massajar a mão e o dedo na direção do local da punção, oara que assim o sangue chegue com facilidade aos dedos.
  • Escolha o local de punção adequado, encoste firmemente o dispositivo de punção sobre a parte lateral das pontas dos dedos, uma vez que nesta zona poderá ser mais confortável.



Para evitar más medições tenha em atenção se: 

  • Ao desinfetar o dedo onde vai fazer a punção o álcool evaporou por completo;
  • As tiras estão à temperatura ambiente;
  • As tiras estão dentro da validade;
  • O medidor ainda for de calibração veja se está bem calibrado;
  • O tamanho da gota de sangue é suficiente.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.