9 truques para ultrapassar o medo de falar em público

Detesta fazer apresentações para grupos? Saiba que o medo de falar em público afeta um elevado número de pessoas. Descubra como ultrapassá-lo.

9 truques para ultrapassar o medo de falar em público
Técnicas para contornar o medo

O medo de falar em público é também conhecido como glossofobia. Muitas pessoas experimentam ansiedade antes de falar em público, mas a maioria acaba por conseguir superar a ansiedade. Vejamos algumas técnicas para ultrapassar o medo de falar em público.

Como contornar o medo de falar em público

Existem dois tipos de pessoas: aquelas que gostam de falar em público e aqueles que morrem de medo só de pensar na ideia. Se se insere na segunda categoria, este artigo é para si.

Sintomas de glossofobia

As pessoas que sofrem de medo de falar em público, normalmente, congelam antes de se apresentarem em público. Os sintomas físicos mais comuns nestas situações são:

  • Ataques de pânico;
  • Boca seca;
  • Náuseas e vómitos;
  • Rigidez nos músculos do pescoço e nas costas;
  • Voz tensa, fraca ou trémula;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Aumento da frequência cardíaca.

falar em publico

1. A preparação é a chave do sucesso

Nada será mais indicado para eliminar o medo de falar em público do que estar realmente bem preparado. Conheça o conteúdo da sua apresentação, o seu discurso e, mais importante, o seu público. Se sabe do que está a falar é meio caminho andado para não ficar demasiado nervoso.

Compreender bem o tópico em análise irá permitir que fale mais naturalmente e, logo, com mais confiança. Além disso, se acontecer algum imprevisto, a sua auto confiança fará com que o consiga ultrapassar em vez de ficar bloqueado.

2. Já o incentivámos a praticar?

Estar por dentro do assunto ajuda, mas não erradica necessariamente o problema do medo de falar em público. Deverá praticar o máximo que puder antes do dia da apresentação pública. Conheça realmente de fio a pavio todo o conteúdo da sua palestra e pratique (de preferência em frente a pessoas) o máximo possível para construir a base da sua confiança.

3. Converse consigo próprio

Deverá perceber que, embora o medo do palco seja psicológico, manifesta-se de forma física. Elimine os pensamentos negativos, como “e se eu me esquecer de tudo a meio?”. Transforme as suas preocupações em pensamentos positivos como “O que é que acontece se eu for realmente bom a fazer isto?”. Pode parecer simplista ou demasiado fácil, mas uma afirmação positiva ajudará a reduzir o medo do palco ao falar em público.

4. Mergulhe no pior cenário possível

Se não consegue acalmar-se com pensamentos positivos, então talvez esteja na hora de pensar sobre o pior que lhe pode acontecer. Depois de fazer isso, irá perceber que o pior cenário não é assim tão mau. Isso pode ajudar a acalmar os nervos.

5. Visualize-se a fazer uma apresentação perfeita

Quanto mais se imaginar a ser bem sucedido na sua apresentação, maior a probabilidade de o conseguir.

6. Tudo o que precisa é de 5 minutos

Concentre-se em sair-se bem nos primeiros 5 minutos. Se ao fim desse tempo estiver a sair-se bem, os nervos já deverão ter desaparecido.

7. Não pedir desculpa

Nunca peça desculpa por estar nervoso. O que acontece muito frequentemente é as pessoas nem darem conta de que estamos nervosos, por isso, não seja o primeiro a evidenciá-lo.

8. Chegue cedo ao local da apresentação

Quanto mais cedo chegar ao local mais tempo terá para se ambientar e sentir-se mais confortável.

9. E se nada disto resultar?

Existem muitos cursos e formações para aprender a falar em público dedicados a ajudar as pessoas a aliviar essa fobia tão comum. Coaching de voz, terapia da fala, terapia cognitivo-comportamental e aconselhamento psicológico também podem ajudar.

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