Meias de compressão para correr: os melhores modelos

Para os praticantes de corrida são fundamentais para prevenir lesões musculares. Conheça aqui as meias de compressão.

Meias de compressão para correr: os melhores modelos
O que são, para que servem, modelos e preços

Meias de compressão na corrida são peças de vestuário fundamentais para os praticantes regulares desta modalidade desportiva. São várias as suas funções, mas a principal é a prevenção de lesões musculares nas pernas – que durante a corrida estão sujeitas a um grande esforço físico.

Com certeza que já reparou nas meias até aos joelhos que os adeptos da corrida usam. São muito semelhantes às dos jogadores de futebol, mas a sua função é muito distinta.

Meias de compressão: o que são?

Tal como o nome indica, fazem compressão nas pernas de forma muito específica – as fibras elásticas estão dispostas longitudinal e transversalmente e fazem contenção, evitando que o músculo oscile demasiado, prevenindo, inclusivamente, as dores musculares. No fundo, são um mecanismo de suporte dos músculos.

Durante a corrida os músculos das pernas estão sujeitos a grandes vibrações e exigem grande esforço físico – razão pela qual ficamos com as pernas muito cansadas quando corremos ou com os músculos muito doridos. Quanto mais irregular for o piso onde corre, mais cansadas ficam as pernas (basta imaginar quando corre na areia).

Meias de compressão: para que servem?

As meias de compressão têm, então, como objetivo, potenciar a força e a resistência muscular das pernas, reduzindo o risco de lesões e melhorando a performance durante o treino.

É certo que têm algumas desvantagens, nomeadamente o facto de aquecerem muito os músculos das pernas ou mesmo o preço pelo qual são vendidas no mercado. Por estas razões, os praticantes de corrida não as usam regularmente, sobretudo nos dias mais quentes.

Há, inclusivamente, especialistas que alertam para o facto das meias de compressão criarem dependência. Apesar de esta não ser uma questão consensual, acreditam que os músculos têm tendência a habituar-se rapidamente ao uso das meias, perdendo a capacidade de se adaptar às vibrações, oscilações, mudanças de terreno – tornando-se, por isso, mais suscetível às lesões quando for correr ou realizar qualquer outra atividade física sem elas.

Meias de compressão: modelos e preços

Além das meias – que envolvem pé e perna até ao joelho, há atualmente no mercado um tipo de meia, do género de uma manga, que envolve apenas a perna.

Apresentamos, de seguida, alguns modelos existentes no mercado.

Berg compression socks

1-meias-de-compressao

Estão com desconto de 20%. Comprar >>

CEP compression socks

2-meias-de-compressao

São das melhores do mercado. Comprar >>

Outpace compression socks

3-meias de compressao

Estas meias da outpace custam aproximadamente 15€Comprar >>

Compressport PRS Trail

4-meias-de-compressao

Originais, têm uma excelente relação qualidade/preço. Comprar >>

Nike Elite Run Hyp Compression

10-meias-de-compressao

Estas meias da Nike custam aproximadamente 25€Comprar >>

CEP compression socks sleave

6-meias-de-compressao

Originais, têm uma excelente relação qualidade/preço. Comprar >>

Compressport Calf R2 socks sleave

8-meias-de-compressao

Estas meias da CEP são novidade no mercado! Comprar >>

Veja também: