Publicidade:

Qual é o melhor açúcar para fazer os seus doces?

Sim, existem escolhas mais inteligentes do que o açúcar branco. Se ainda não sabe qual é o melhor açúcar para adoçar as receitas, descubra 5 opções aqui.

Qual é o melhor açúcar para fazer os seus doces?
Fique a conhecer os melhores substitutos do açúcar branco

Pequenas substituições podem tornar uma receita hiper calórica numa sugestão mais equilibrada e benéfica para a sua saúde. O nosso foco de hoje é o açúcar e, para isso, pedimos à nossa especialista Inês Gaspar que nos falasse sobre o melhor açúcar para utilizar-mos nas nossas sobremesas.

Se, como nós, não resiste a um bom doce, aprenda como substituir o açúcar branco por uma alternativa mais saudável – e, para facilitar a escolha, selecionamos 5 opções. Eleja qual delas é o melhor açúcar para as suas receitas.

5 excelentes substitutos do açúcar branco, segundo a Drª Inês Gaspar


melhor açúcarFonte: Pixabay/moniqa

1. Mel

Calorias: 314 kcal/100g

Propriedades: vitamina Ce do complexo B (niacina, riboflavina, àcido pantoténico, ácido fólico, B6).  Ferro, magnésio, potássio, cálcio, manganês, selénio.

Benefícios: devido ao baixo impacto na glicémia sanguínea, ao contrário do açúcar branco, permite um maior controlo do apetite. Evita a acumulação de gordura e o aumento do HDL. Tem efeito anti-inflamatório, devido às suas propriedades medicinais nomeadamente graças ao manitol e à lactenina.

2. Tâmaras

Calorias: 282 kcal/100g

Propriedades: fibras, potássio, cobre, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina k e A.

Benefícios: fortalece os ossos devido aos minerais presentes. Previne a anemia, devido ao ferro que apresenta na sua constituição. Melhora a saúde digestiva e reduz a obstipação devido às fibras solúveis e insolúveis que apresenta. Tem efeito anti-inflamatório devido ao magnésio. Reduz a pressão arterial, reduzindo também os níveis de colesterol LDL.

3. Açúcar de coco

Calorias: 386kcla/100g

Propriedades: potássio, magnésio, zinco, ferro, vitamina B1, B2 , B3, B6.

Benefícios: ajuda no controlo de glicemia devido ao baixo valor glicémico e no controlo da saciedade devido ao baixo índice glicémico. Devido à presença de potássio, é bom para a recuperação muscular e crescimento de fibras, ajudando no ganho de massa muscular. Evita a retenção de líquidos, pois a glicose é libertada lentamente, e o potássio promove o controlo da quantidade de água dentro das células. Melhora a saúde do sistema nervoso devido à presença das células do complexo B.

4. Açúcar mascavado

Calorias: 400kcal/100g

Propriedades e benefícios: não é a melhor opção para quem quer emagrecer, pois tem o mesmo valor calórico do açúcar branco. Porém, apresenta algumas propriedades que este não tem, como cálcio, ferro, magnésio, potássio.

5. Stevia

Calorias: 0kcal/100g

Propriedades e benefícios: a stevia é um adoçante natural com baixas calorias que não faz mal à saúde, podendo ser utilizado como substituto do açúcar. Tem como vantagens ajudar a regular o apetite, reduzindo a fome, e ajudar no controlo de problemas como diabetes, hipertensão e obesidade. Isso porque ajuda no metabolismo da gordura, é cardiotónico e hipotensor, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Para além disso, a stevia tem 7 vezes mais poder antioxidante do que o chá verde, contribui para uma melhor digestão e fortalece o sistema imunológico. Apesar das suas características, tal como qualquer planta, necessita de cuidados na sua ingestão.

Mas, então, e a frutose? A frutose, por outro lado, não é o melhor açúcar para a substituição – e a nutricionista explica que “deve, apenas, ser consumida nas frutas ou vegetais, devido à quantidade que se encontra nestes alimentos e o facto de ter outros constituintes, como a fibra”.

A frutose nada mais é do que açúcar  – ou seja, o seu açúcar de mesa – e apenas é benéfica se for consumida in natura, combinada com outras propriedades da fruta. Se tiver de escolher entre a frutose e a sacarose, não escolha nenhuma das opções. Segundo a especialista,  no caso de ser adicionada a outros alimentos, pode ainda levar ao aumento da gordura corporal.

Receitas com “o melhor açúcar”


Bolo de café com stevia

BoloFonte: Pixabay/Flyfishinghut

Ingredientes
200g de iogurte natural
8 c. de sopa de farinha de trigo
3 c. de sopa de chocolate em pó
2 c. de sopa de adoçante stevia
1 c. de chá de fermento químico em pó
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. de chá de sal
1 chávena de café forte
1/2 chávena de manteiga

Modo de Preparação

  1. Unte a forma com manteiga e polvilhe com o chocolate em pó. Reserve.
  2. Peneire para um mesmo recipiente, a farinha, o chocolate, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.
  3. Noutro recipiente, misture o iogurte com o adoçante stevia.
  4. Adicione a manteiga e o café frio e envolva bem.
  5. Junte os ingredientes secos (que foram reservados) e bata por 1 minuto até a massa ficar bem homogénea.
  6. Verta o preparado para a forma e leve ao forno, previamente aquecido a 180º, por 30 minutos.
  7. Deixe arrefecer, para desenformar.

Bolo de coco

BoloFonte: Pixabay/VetoNogueira

Ingredientes
1 1/2 chávena de açúcar de coco
1 1/2 chávena de leite
1 chávena de farinha
1/2 chávena de óleo de coco
1 c. de sopa de fermento em pó
4 ovos
1 pitada de sal
Coco ralado, a gosto

Modo de Preparação

  1. Separe as claras das gemas e bata as claras em castelo. Reserve.
  2. Num recipiente, peneire a farinha e junte-lhe o açúcar de coco e o sal, envolvendo bem.
  3. Adicione as gemas e o óleo de coco e misture até obter um preparado homogéneo.
  4. Acrescente, delicadamente, as claras em castelo e o fermento.
  5. Numa forma untada, verta a massa e polvilhe com o coco ralado, a gosto.
  6. Leve ao forno, previamente aquecido a 180º, por 30 minutos.

Como viu, o melhor açúcar para utilizar nas suas receitas é aquele de origem natural e que não é excessivamente processado. Irá obter o sabor doce que procura e o seu organismo agradecerá, pois não sofrerá com os malefícios que sabemos que o açúcar branco comporta.

Comece já hoje a substituir o açúcar branco das suas sobremesas por qualquer uma destas opções doces e saudáveis que a Drª Inês Gaspar nos deixou.

Veja também: