Qual a melhor banda larga móvel?

Qual a melhor banda larga móvel?

Tenha Internet em qualquer lado

Sabe qual é a melhor banda larga móvel? Há várias operadoras em Portugal e várias opções adequadas às suas necessidades.

Fomos tentar descobrir a melhor banda larga móvel disponível em Portugal. Para já, concluímos que ter internet em qualquer lado deveria ser para qualquer um, porém, em algures locais do país, pode ser difícil conseguir rede. Agora, a pergunta que se impõe é uma: qual será a banda larga móvel que vale mesmo a pena ter?

 

O QUE É A BANDA LARGA MÓVEL?

Esta tecnologia, também chamada de Wireless Wide Area Network, permite o acesso à internet de alta velocidade, sem recurso a fios e através de dispositivos portáteis. Com a banda larga móvel pode, em teoria, aceder à internet independentemente do local onde se encontre. Pode estar em casa, na rua, na praia ou na montanha. E o melhor de tudo é que, uma vez que é móvel, pode ter internet mesmo que percorra uma grande distância a partir do sítio onde acedeu pela primeira vez. Podemos mesmo afirmar que é como andar com a internet no bolso.


Segundo a Anacom, a autoridade nacional de comunicações, o númerto de utilizadores de serviços apoiados na banda larga móvel chegou aos 5,2 milhões. Mas como é que há tanta gente a usar a banda larga móvel para aceder à internet? É fácil. Basta dizer-lhe que serviços como Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Skype e muitos outros, necessitam de internet e, consequentemente, de banda larga móvel para funcionar.
 

COMO UTILIZAR?

A forma mais comum e disseminada é o acesso à internet através dos smartphones e dos tablets com um plano de dados. Mas também é possível ter banda larga móvel com uma pen com um cartão SIM para inserir no computador e, assim, ter internet em qualquer lado. Por fim, é também possível ter um router, também com cartão SIM, para que tenha o seu hotspot particular. Hotspot é, de uma forma muito simplista, o nome dado aos locais que possuem Wi-Fi e internet disponível.

 

QUAL É A MELHOR BANDA LARGA MÓVEL?

Em primeiro lugar precisa de ter a noção que o facto de se deslocar de um lado para o outro pode fazer variar (bastante) a velocidade da internet. O facto de não se encontrar num ponto fixo pode fazer com que o acesso seja instável, por isso, quando lhe prometerem altas velocidades, seja em 4G ou 3G, desconfie sempre.

Se já possui algum serviço de comunicações fixas, móveis e de internet como a Meo, a NOS ou a Vodafone, por exemplo, talvez o melhor a fazer seja pesquisar por alguma oferta dentro desses serviços e tentar negociar algum preço que lhe fique mais em conta e que premeie a sua fidelização.

É preciso que esteja ciente que todos os provedores destes serviços garantem cobertura a nível nacional, porém, fique a contar com uma oferta mais do que satisfatória apenas nas zonas de Lisboa e Porto. Fora destas duas zonas, os provedores garantem cobertura em todas as capitais de distrito. Mas nada como, por exemplo, perguntar à sua rede se tem cobertura na zona onde se encontra ou para onde pretende ir.

Mas qual é efetivamente a melhor banda larga móvel? A resposta a esta pergunta não é assim tão linear quanto possa parecer. A verdade é que tudo vai depender:

  • do equipamento que possuir;
  • da mensalidade que conseguir;
  • do uso que pretende dar à internet móvel;
  • dos locais onde se encontra.


Para lhe facilitar a procura do melhor tarifário, consulte a página da Anacom.


O que diz a ANACOM?

De acordo com um estudo relatório do ICP-ANACOM 2014, a ANACOM elegeu a Meo como a melhor internet móvel no mercado. O serviço lidera nos 9 parâmetros analisados em termos de navegação na internet, velocidade média, cobertura (99,6% em zonas urbanas e 86,4% nos eixos rodoviários), acessibilidade, e latência de transmissão de dados. A Meo apresenta, assim, o melhor tempo de resposta, melhor velocidade de download e maior velocidade de upload quando comparada com as restantes operadoras.

 

Visite casas para compra e venda sem ter de sair do sofá!

 
Veja também: