Publicidade:

Vodafone, Nos ou Meo: qual a melhor banda larga móvel em Portugal?

O número de utilizadores de internet móvel não pára de aumentar. Se também não dispensa este serviço, descubra qual a melhor banda larga móvel em Portugal.

Vodafone, Nos ou Meo: qual a melhor banda larga móvel em Portugal?
Tenha Internet em qualquer lado

De modo a facilitar a escolha de um tarifário, fomos descobrir qual é a melhor banda larga móvel disponível em Portugal. Ter internet em qualquer lugar, a qualquer hora deveria ser uma realidade, porém, em alguns locais do país, pode ser difícil conseguir rede.

A pergunta que se impõe é, então, qual a banda larga móvel que vale mesmo a pena? Um relatório da OpenSignal revela que a Vodafone é a operadora nacional com a melhor banda larga móvel (e mais rápida): 33.8 Mbps. Nem a Meo, nem a Nos ultrapassam os 15 Mpbs.

A melhor banda larga móvel: tudo o que precisa de saber


O que é a banda larga móvel?

Esta tecnologia, também chamada Wireless Wide Area Network, permite o acesso à internet de alta velocidade, sem recurso a fios e através de dispositivos portáteis, como smartphones. Com a banda larga móvel pode, em teoria, aceder à internet independentemente do local onde se encontre. Pode estar em casa, na rua, na praia ou na montanha.

O melhor de tudo é que, uma vez que é móvel, pode ter internet mesmo que percorra uma grande distância a partir do sítio onde acedeu pela primeira vez. Podemos mesmo afirmar que é como andar com a internet no bolso.

Segundo a Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, o número de utilizadores de serviços apoiados na banda larga móvel chegou, em meados de 2017, aos 6,8 milhões.

Mas como é que há tanta gente a usar a banda larga móvel para aceder à internet? É fácil. Basta dizer-lhe que serviços como Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Skype e muitos outros necessitam de internet e, consequentemente, de banda larga móvel para funcionar.

Como utilizar?

A forma mais comum e disseminada é o acesso à internet através dos smartphones e dos tablets com um plano de dados. Mas também é possível ter banda larga móvel com uma pen ou com um cartão SIM para inserir no computador e, assim, ter internet em qualquer lado.

Por fim, é também possível ter um router, também com cartão SIM, para que tenha o seu hotspot particular. Hotspot é, de uma forma muito simplista, o nome dado aos locais que possuem Wi-Fi e internet disponível.

melhor banda larga movel

Qual é a melhor banda larga móvel em Portugal?

A Vodafone é a operadora que atinge maior velocidade no que toca à banda larga móvel. Segundo um relatório elaborado pela OpenSignal, entidade que mede a performance da banda larga em vários países, a Vodafone venceu os prémios de velocidade 4G e latência, tendo havido um empate desta empresa com a Nos na categoria de disponibilidade de net móvel.

O relatório envolve medições feitas tendo em conta as três operadoras nacionais (Vodafone, Nos e Meo), em cerca de 178 milhões de locais e em mais de 18 mil dispositivos. Os testes foram realizados entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2017.

Como a Vodafone dispara à frente na banda larga móvel

Há um grande contraste entre a Vodafone e os seus concorrentes no que toca à velocidade da banda larga móvel (4G) em Portugal. A velocidade de download da banda larga móvel da Vodafone é, em média, 33.8 Mbps, enquanto que nem a Meo nem a Nos superam os 15 Mbps (velocidades de 14.3 Mbps e 13.1 Mpbs, respetivamente).

O contraste é ainda maior quando se faz uma comparação com as velocidades médias globais. A velocidade da Vodafone é 17 Mbps superior à velocidade média da banda larga móvel de todo o mundo, enquanto a net móvel da Nos e da Meo está 2 Mbps abaixo da mesma média global.

Isto é resultado de um investimento que a Vodafone fez nos seus sistemas 4G. No que diz respeito à velocidade 3G, a marca inglesa também ocupa o lugar cimeiro, mas com uma distância mais reduzida em relação à concorrência. A velocidade média de 3G da Vodafone é de 6.8 Mpbs, enquanto a Meo ficou em segundo lugar, com 5.3 Mbps.

A disponibilidade da banda larga móvel já foi um desafio maior para a Vodafone. Esta variável mede a proporção de tempo durante o qual os utilizadores se conseguem ligar a um sinal 4G. No caso da Vodafone e da Nos, os utilizadores que efetuaram os testes conseguiram estar ligados 80% do tempo, o que resulta num empate estatístico para as duas operadoras. Aqui a Meo revelou ainda ter por onde evoluir, com um resultado de 63.5%.

Outra métrica analisada pela OpenSignal é a latência, que mede capacidade de resposta de uma ligação. Ligações com baixa latência traduzem-se em internet menos fluída, o que se reflete bastante em chamadas de vídeo, por exemplo. A Vodafone ganhou o prémio de latência com uma resposta de 32.6 milissegundos em 4G e 65.1 milissegundos em 3G.

De acordo com a OpenSignal, as operadoras portuguesas têm feito um bom trabalho no que diz respeito ao acesso à internet de banda larga móvel, mas ainda há espaço para progresso no que toca à velocidade. Isto porque uma típica ligação 4G em Portugal tem uma velocidade superior em relação à média mundial, mas inferior a nível europeu.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.