Publicidade:

Saiba onde está o melhor Carnaval do país

De norte a sul, percorremos Portugal em busca do melhor Carnaval do país. O resultado? 5 excelentes sugestões de tradição, animação e diversão para dias de folia.

Saiba onde está o melhor Carnaval do país
Festeje a data em grande

Adora esta altura do ano e sonha com uma ida ao Rio de Janeiro? A verdade é que nem sempre há disponibilidade financeira e de tempo para o fazer. Então, porque não usufruir do melhor Carnaval do país? Há várias cidades lusas que celebram esta data com muita folia, diversão e animação para todos, miúdos e graúdos!

5 cidades para viver o melhor Carnaval do país

Ovar

Começando mais a Norte de Portugal, encontramos o Carnaval de Ovar, um dos melhores e também um dos mais longos – afinal, as celebrações já começaram a 20 de janeiro e prolongam-se até 13 de fevereiro! Destaque para o famoso e típico ‘Despique’ de fatiotas, na sexta feira, 9 de fevereiro e para os desfiles: no dia 10 à noite é vez de desfilarem as escolas de samba; já domingo dia 11, às 14h30 é altura do ‘Grande Corso Carnavalesco’, que acontece no centro da cidade e é onde toda a gente participa numa grande festa nas ruas, corso este que se repete no dia de Carnaval, 12 de fevereiro, à mesma hora. Neste desfile participam os Carnavais de Alcobaça, Lazarim, Vinhais, Loures, Estarreja, Figueira da Foz, Santa Cruz da Trapa (S. Pedro do Sul), Mira e Ovar. Esta cidade não esquece as crianças, organizando uma série de iniciativas desenhadas especificamente para elas. Programa disponível aqui.

ovar

Figueira da Foz

Outra das cidades que vai sendo emblemática e que procura ser o melhor Carnaval do país é a Figueira da Foz. Especificamente o Carnaval de Buarcos tem conquistado bastante protagonismo. A registar e não perder de vista são essencialmente dois momentos: no dia 9 de fevereiro, às 10h00, a organização do Carnaval infantil, com cariz solidário, onde a criançada sai à rua num animado desfile, com muitas serpentinas e confetis; já o dia 10 de fevereiro, às 22h00, o programa é mais direcionado para os adultos, com o desfile noturno das escolas de samba. De 11 e 13 de fevereiro, haverá vários corsos a percorrer o centro da cidade. Programa disponível aqui.

Torres Vedras

Torres Vedras tem é o Carnaval mais antigo de Portugal, especificamente desde o século XIX! E passadas estas centenas de centenas de anos, continua a afirmar-se como o melhor Carnaval do país. Com Cabeçudos, Matrafonas (homens mascarados de mulheres) e Marias Cachuchas (mulheres mascaradas de homens) aos magotes, esta cidade tem atividades e animações de 9 a 14 de fevereiro. Este ano o tema é em volta dos “Mares e Oceanos”, sem nunca esquecer a vertente sustentável e a preocupação com o ambiente. Destaque para dia 11 de fevereiro, onde a partir das 14h30 decorre o grande Corso Diurno de Carnaval, com desfile de carros alegóricos e de grupos de mascarados, que se repete na terça feira de Carnaval. Programa disponível aqui.

torres vedras

Alcobaça

De 8 a 14 de fevereiro, Alcobaça enche-se de Carnaval! E tem opções para os mais novos e para os mais velhos. “Super Heróis” é o tema escolhido para 2018, onde é lançado o desafio tanto para crianças quanto adultos: dar asas à imaginação! As tardes são o principal momento destes dias, cheios de diversão e cor; mas as noites não são esquecidas e vão ser aquecidas com muita música, DJ’s conceituados, dança e ambiente carnavalesco. Na sexta, dia 9 de fevereiro, os mais pequenos saem à rua logo pela manhã e apresentam as suas próprias fantasias no desfile das escolas. Os desfiles principais acontecem no domingo e de terça-feira de Carnaval. Programa disponível aqui.

Loulé

Se está pela pontinha sul de Portugal e procura o melhor Carnaval do país, va até Loulé. De 11 a 13 de fevereiro, e inspiradas no tema da Web Summit, as celebrações de Loulé acolhem o corso mais antigo de Portugal, sabia? Este ano o tema designa-se “Carnaval Summit de Loulé” e conta com um grande cariz de sátira política, desde a “geringonça” ao Mundial 2018. O desfile acontece nos três dias, sempre às 15h00. Programa disponível aqui.

loule

Para lá do Continente

Numa das ilhas de Portugal, precisamente na Madeira, não vai faltar animação de Carnaval. A decorrer de 7 a 18 de fevereiro, as celebrações arrancam com a “Festa dos Compadres” em Santana. No entanto, os pontos de festa principais são o “Cortejo Alegórico”, no sábado 10 de fevereiro, e o “Cortejo Trapalhão”, o grande desfile de trajes dos participantes, que acontece na terça-feira de Carnaval. Programa disponível aqui.

Procura algo diferente? Aldeias do Xisto!

Se estas 5 sugestões de cidades para passar o melhor Carnaval do país não lhe encheram as medidas, não desanime. E que tal se fosse passar esta data icónica a um local não menos simbólico e mais tranquilo? Em Pampilhosa da Serra, precisamente nas Aldeias de Xisto, o entrudo pode ser festejado aliando as celebrações temáticas a caminhadas na Natureza, ou simplesmente vivenciando as suas tradições centenárias.

Reserve na plataforma Book in Xisto o seu alojamento >>

Veja também: