Melhor conta ordenado – Como escolher?

Aprenda como escolher a melhor conta ordenado. Saiba analisar as vantagens e os perigos associados à conta ordenado.

Melhor conta ordenado – Como escolher?
Cuidados a ter.

Atualmente a maioria dos portugueses recebe a sua remuneração mensal através do banco, podendo a mesma ser transferida para uma conta normal ou para uma conta ordenado. Esta última pressupõe a domiciliação da remuneração do cliente, em troca o banco disponibiliza para esta conta uma linha de crédito, com o valor baseado no vencimento do cliente. Aquilo a que vulgarmente se denomina, dois ordenados de uma só vez. No entanto, apesar desta vantagem, associada a outras como a isenção das despesas de manutenção da conta, existem perigos associados que deve ter em consideração para escolher a melhor conta ordenado.
 
Conheça algumas dicas de como escolher a melhor conta ordenado.
 

5 Aspetos a considerar ao escolher uma conta ordenado

1. Atenção às notas pequenas. São as comummente denominadas “letras pequenas” que surgem muitas vezes em rodapé, sejam da Ficha de Informação Normalizada (FIN) ou das cláusulas do contrato. Analise muito bem essas notas para não ser surpreendido com custos associados a uma conta ordenado, por exemplo, inerentes aos benefícios – brindes e ofertas – que lhe prometem.
 
2. Para escolher a melhor conta ordenado a sua opção não se pode basear unicamente, nem preferencialmente, nos brindes e ofertas que lhe prometem. Deve pesar os brindes apenas quando compensa. Por exemplo, quando tiver duas propostas de conta ordenado iguais (benefícios e taxas), de dois bancos diferentes, aí os brindes e ofertas devem pesar na escolha.
 
3. As suas principais preocupações na escolha de uma conta ordenado são as taxas de juro cobradas e os benefícios e isenções (por exemplo, da comissão de manutenção de conta) que cada banco tem para oferecer aos seus clientes.
 
4. Analise o mercado para escolher a melhor conta ordenado. A internet permite-lhe perceber quem pratica a melhor taxa de juro (mais reduzida), se a prioridade for o crédito, ou quem oferece as melhores vantagens, se está mais interessado nos benefícios.
 
5. Se está a pensar comprar casa, saiba que uma conta ordenado pode ajudá-lo a obter um melhor spread no crédito à habitação, ou seja, mais reduzido. Considerar este aspeto pode ser uma boa forma de escolher a melhor conta ordenado para si. Analise que bancos lhe oferecem esta vantagem.
 
Veja também: