Sabe qual o melhor hotel em cada distrito? Nós dizemos-lhe

A elevada qualidade da hotelaria portuguesa está presente um pouco por todo o país. Desta vez, fomos à procura do melhor hotel em cada distrito.

Sabe qual o melhor hotel em cada distrito? Nós dizemos-lhe
Sugestões de excelentes hotéis em todo o país

Alojamentos construídos de raiz, palacetes transformados em unidades hoteleiras, mosteiros e conventos rendidos ao turismo: a hotelaria portuguesa é feita de tudo isto e muito mais. E como está de boa saúde e recomenda-se, decidimos elaborar uma lista com o melhor hotel em cada distrito.

Parta connosco numa viagem de norte a sul do país e descubra locais fantásticos, onde a arte de bem-receber é uma constante. A lista foi feita de acordo com a pontuação dada pelos hóspedes nos principais sites de avaliação. São sugestões para passar uns dias tranquilos, gozar umas férias merecidas ou até organizar um evento de trabalho. Tudo, sem sair de Portugal.

Viajar cá dentro: o melhor hotel em cada distrito

Viana do Castelo


Quinta da Bouça d’Arques, Punhe

Hotel Quinta de Bouça de Arques

Situada na freguesia de Vila de Punhe, não muito longe do centro da cidade, a Quinta da Bouça d’Arques é um retiro bucólico, onde passar uns dias é uma experiência que apetece repetir. A casa solarenga conta com mais de 300 anos de história, visível em alguns elementos da decoração.

Como os simpáticos proprietários afirmam, aqui faz-se “terapia de Natureza”. Enquanto lá fora se espraiam os vinhedos e as árvores centenárias, a atmosfera interior é confortável e elegante. O centro de Viana do Castelo está a cerca de 10 minutos de automóvel e as praias também estão próximas. O serviço atencioso tem arrecadado os melhores elogios dos hóspedes.

Braga


Pousada Mosteiro de Guimarães, Guimarães

Pousada de Guimarães

No distrito de Braga não faltam propostas hoteleiras de qualidade. No entanto, foi em Guimarães que encontramos o alojamento melhor pontuado pelos hóspedes: a Pousada Mosteiro de Guimarães, antigamente conhecida por Pousada de Santa Marinha. A sua localização altaneira, sobre a cidade, é privilegiada.

O edifício histórico onde está instalado este Small Luxury Hotel reforça o seu caráter único: trata-se de um mosteiro Agostiniano do século XII, com divisões belíssimas. A sala onde são servidas as refeições é uma delas. Se não se contentar com as vistas, desça à cidade de Guimarães, a 2 km de distância, cujo centro histórico é Património da Humanidade.

Vila Real


Casa do Visconde de Chanceleiros, Pinhão

Hotel Visconde de Chanceleiros

A Casa do Visconde de Chanceleiros, datada do século XVIII, está rodeada de natureza e excelentes vistas para as vinhas do Douro. Um cenário perfeito para dias sem relógio, onde a boa comida e os bons vinhos irão fazer-lhe companhia.

Aqui, os quartos são amplos e confortáveis e há uma série de atividades à sua espera: piscina, sala de jogos, court de ténis, bicicletas, mesa de bilhar e provas de vinho, entre outras. “Maravilhoso”, “Oásis no Douro” e “Fantástico”, são algumas das expressões usadas pelos hóspedes para descrever este Turismo de Habitação.

Bragança


Pousada de S. Bartolomeu, Bragança

Pousada de Bragança

Numa escapadinha a Trás-os-Montes, equacione ficar na Pousada de Bragança, instalada num edifício dos anos 50, integrado de forma harmoniosa numa colina da Serra da Nogueira, com vistas para o castelo e para a cidade.

Trata-se de uma das unidades hoteleiras de referência da região e quem por lá passou não poupa nos elogios. Os quartos espaçosos, o serviço atencioso e as diversas comodidades à disposição são alguns dos atributos deste hotel, a cinco minutos a pé do centro histórico da cidade.

Porto


Hotel Intercontinental Palácio das Cardosas, Porto

Hotel Intercontinental Palácio das Cardosas

Nesta listagem do melhor hotel em cada distrito, nem sempre o luxo ou o centro da cidade principal fazem parte dos critérios. Mas no caso do Porto, a unidade hoteleira mais bem classificada pelos hóspedes nas plataformas consultadas cumpre aqueles dois requisitos.

A localização do Intercontinental Palácio das Cardosas não podia ser mais emblemática: no topo sul da Avenida dos Aliados, bem na Baixa da cidade. Um hotel de cinco estrelas que faz jus à sua categoria: serviço impecável, decoração charmosa e uma cozinha de qualidade, tanto nos pequenos-almoços como no restaurante.

Aveiro


Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, Ílhavo

Hotel Montebelo Vista Alegre

Integrado no espaço fabril da prestigiada marca portuguesa de porcelanas, este hotel de 5 estrelas oferece-lhe uma estadia repleta de história, elegância e conforto. No complexo há vários pontos de visita obrigatória, desde logo o Museu e a Capela. E no próprio hotel não faltam espaços convidativos, como a piscina interior e o spa.

Lá fora, a vista sobre a ria de Aveiro oferece momentos inspiradores, sendo que a praia está apenas a 3 km de distância e o centro de Aveiro a 8. Pode ainda explorar a zona da Costa Nova, com as suas típicas casas às riscas e provar a famosa “tripa”.

Viseu


Six Senses Douro Valley, Lamego

Hotel Six Senses Douro Valley

Arriscamo-nos a dizer que este não só é o melhor hotel do distrito, como é um dos melhores hotéis do país. O Six Senses Douro Valley é um autêntico paraíso, dentro do paraíso que é a região do Douro. As piscinas exteriores fundem-se com a paisagem e são um dos seus cartões de visita, mas lá dentro há todo um mundo a descobrir.

Uma experiência sensorial única espera-o nesta unidade hoteleira de luxo, onde todos os detalhes contam. O spa é maravilhoso, assim como os pequenos-almoços. Não é à toa que os hóspedes classificam este alojamento, situado perto de Lamego, como “soberbo”.

Guarda


Casas das Penhas Douradas, Serra da Estrela

Casas das Penhas Douradas Design Hotel

Continuando nesta missão de encontrar o melhor hotel em cada distrito, fazemos uma pausa na Guarda, mais concretamente num dos melhores hotéis na Serra da Estrela. É aqui, onde se pode respirar o ar mais puro de todo o Portugal, que ficam as Casas das Penhas Douradas Hotel Design.

Um alojamento incrível, onde tanto apetece ficar no interior, a usufruir do spa ou apenas do conforto e do bom gosto da decoração, como dá vontade de explorar a natureza que o rodeia. Mas há mais: aproveite para visitar a Burel Factory, onde se produz o tradicional tecido de lã, para provar os melhores vinhos do Dão e para se deliciar com a gastronomia local.

Coimbra


Eurostars Oasis Plaza Hotel, Figueira da Foz

Hotel Eurostars Oasis Plaza

E chegámos ao centro de Portugal. Aqui, no distrito de Coimbra, o hotel mais elogiado é o Eurostars Oasis Plaza Hotel, situado na Figueira da Foz. E se pensa que este é apenas um ótimo destino no verão, desengane-se: o spa e a piscina interior, rodeada de painéis envidraçados com vista para o mar, fazem deste um hotel tentador em qualquer altura do ano.

A arquitetura é contemporânea, inspirada no imaginário náutico. O edifício apresenta uma forma elítica, de frente para a praia, como se fosse um navio. Dispõe de restaurante e de várias salas para eventos. Um quatro estrelas de luxo junto ao Atlântico, que vale a pena conhecer.

Leiria


Hotel Casa do Outeiro, Batalha

Hotel Casa do Outeiro

Não é a primeira vez que falamos aqui deste hotel familiar, com um serviço incrível. Situado junto ao Mosteiro da Batalha – e com vistas privilegiadas para este monumento – a Casa do Outeiro Arts & Crafts Hotel deixa excelentes memórias em todos os que aí ficam alojados.

É gerido por uma família muito simpática, que tudo faz para que os hóspedes se sintam em casa. A decoração é simples e luminosa e os pequenos-almoços apresentam-se fartos e deliciosos, com muitos produtos caseiros, como os bolos e as compotas.

Castelo Branco


Convento da Sertã Hotel, Sertã

Hotel Convento da Sertã

Mais um convento convertido em hotel de charme. De facto, em Castelo Branco, o alojamento que mais se destaca, de acordo com os sites de avaliação de hotéis consultados, é o Convento da Sertã Hotel.

Tranquilidade, natureza em redor, conforto e simpatia: quatro dos ingredientes que fazem de umas férias aqui uma receita de sucesso. O caráter histórico do edifício do século XVII enriquece ainda mais a estadia neste hotel de quatro estrelas.

Santarém


Luz Houses, Fátima

Luz Houses, Fátima

Na zona norte deste distrito, no concelho de Fátima, fica o seu hotel mais acarinhado pelos hóspedes: a Luz Houses. Trata-se de uma unidade hoteleira premiada e referenciada já em diversos sites e revistas nacionais e internacionais de prestígio. Está inserido numa aldeia, num ambiente rural que convida à conexão com a natureza.

A decoração dos espaços e dos quartos segue a tendência do rústico e do natural para oferecer uma atmosfera descontraída, mas plena de conforto, onde não falta ar condicionado, wi-fi e várias amenities. Lá fora, há um jardim que lhe reserva uma surpresa: uma gruta natural transformada em spa. À noite, no inverno, não deixe passar bons momentos junto à lareira exterior.

Lisboa


Martinhal Lisbon Chiado Family Suites, Lisboa

Hotel Martinhal Family Suites Chiado

A designação com que se apresenta é pomposa: “The world’s first city-centre elegant family hotel”, mas de acordo com a opinião dos hóspedes não é uma falsa promessa. A elegância está lá, bem como as comodidades a pensar em estadias perfeitas para toda a família.

Há espaços fantásticos a pensar nas crianças e nas suas brincadeiras, os apartamentos são espaçosos e decorados com gosto e peças de design e o restaurante lounge está numa sala histórica decorada com sentido de humor. A cereja no topo do bolo? A localização, em pleno Chiado.

Setúbal


Blue & Green Tróia Design Hotel, Tróia

Tróia Design Hotel

O hotel do distrito de Setúbal com melhor classificação atribuída pelos hóspedes fica na bonita e inspiradora península de Tróia. Trata-se de um edifício moderno, que se apresenta como “resort contemporâneo de 5 estrelas”. As vistas são de luxo: mar, rio, praia e Serra da Arrábida.

Lá dentro, não falta sofisticação, conforto e comodidades. E há serviços para todos os gostos e necessidades, incluindo restaurante, piscina interior aquecida, casino, centro de espetáculos, centro de conferências e Kid’s Club.

Portalegre


Torre de Palma Wine Hotel, Monforte

Torre de Palma Wine Hotel

Continuando a percorrer Portugal, chegámos agora ao distrito de Portalegre. Aqui, é o Torre de Palma Wine Hotel que se destaca. Membro do círculo de Design Hotels, oferece uma experiência singular no coração do Alentejo histórico e vinhateiro, dispondo de spa, restaurante, adega e centro equestre.

A arquitetura e a decoração são de autor, com base num legado que remonta ao século XIV, conferindo ao local uma atmosfera original e acolhedora. Os quartos estão completamente equipados e não faltam detalhes de bom gosto e qualidade, como se pode ver pelos produtos que irá encontrar na casa de banho, da marca Castelbel.

Évora


Albergaria do Calvário, Évora

Albergaria do Calvário, Évora

ADC Hotel ou Albergaria do Calvário: os nomes por que é conhecida a unidade hoteleira de referência deste distrito alentejano. Fica no interior muralhado da capital do distrito e apesar da proximidade ao centro da Évora, apresenta-se como um oásis de tranquilidade.

Apesar de haver hotéis no distrito com mais estrelas, os hóspedes não se acanham ao elogiar este 4 estrelas. “Excecional” é a classificação atribuída. Os motivos? O facto de estar instalado num antigo lagar de azeite, a simpatia dos funcionários, o conforto dos quartos, o pequeno-almoço buffet, a facilidade de estacionamento, o jardim… e claro a localização.

Beja


Casa do Adro, Vila Nova de Milfontes

Casa do Adro, Vila Nova de Fontes

A praia de Milfontes dispensa apresentações, mas estamos certos de que a localização privilegiada é uma das razões para a Casa do Adro figurar nesta lista. Em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um excelente porto de abrigo para explorar a região.

O ambiente é familiar e descontraído, mas cuidado, para que se sinta mimado. O bem-receber praticado neste turismo de habitação não passou despercebido aos jornalistas do The Times, que o elegeram como um dos trinta melhores lugares em Portugal para passar férias.

Faro


Four Seasons Country Club, Almancil

Four Seasons, Quinta do Lago

E eis que somos chegados à região de Portugal com mais hotéis e mais hotéis de luxo por metro quadrado: o Algarve. No meio de tanta oferta de qualidade, pode ser difícil eleger um hotel que se destaque, mas nos sites que consultamos o lugar cimeiro do ranking estava ocupado pelo Four Seasons Country Club, integrado na Quinta do Lago.

É um cinco estrelas rodeado de verde, a poucos minutos da praia, do campo de golfe e de todas as comodidades que o exclusivo aldeamento da Quinta do Lago coloca ao dispor dos seus hóspedes. Descontração, descanso e mordomias, das gastronómicas às terapêuticas: aqui, desde que tenha um bom poder de compra, não lhe faltará nada.

Açores


Terra Nostra Garden Hotel, São Miguel

Terranostra Garden Hotel

Os Açores a Madeira não estão organizados por distritos, no entanto, quisemos incluir os arquipélagos nesta lista. Nos Açores, o destaque vai para o Terra Nostra Garden Hotel, situado nas Furnas, na Ilha de São Miguel.

Vencedor de diversos prémios e distinções, mesmo fora de portas, funciona como uma extensão da singularidade e da beleza das paisagens açorianas. Está instalado no Parque Terra Nostra, esse jardim luxuriante criado no século XVIII e oferece diversos serviços que irão marcar a sua estadia, como por exemplo o tanque termal exterior.

Madeira


Quinta Jardins do Lago, Funchal

Quinta Jardins do Lago, Madeira

Um hotel botânico de luxo. Se soaria bem fosse onde fosse, na Madeira este conceito hoteleiro faz ainda mais sentido. Edificada no século XVIII numa colina da ilha, bem próximo do centro do Funchal, esta quinta está rodeada de viçosos e exuberantes jardins.

Os quartos oferecem-lhe muito conforto e vistas para o Atlântico, e o staff está sempre a postos para lhe proporcionar uma excelente estadia na ilha, numa atmosfera clássica mas descontraída.

Veja também: