Qual é o melhor mês para visitar Cuba?

Praias tropicais, cidades recheadas de referências históricas, carros de outros tempos e muita animação. Mas qual será o melhor mês para ir a Cuba?

Qual é o melhor mês para visitar Cuba?
Conheça as vantagens e desvantagens de cada altura do ano

Este é um destino de férias de eleição e a pergunta “qual é o melhor mês para visitar Cuba?” é frequente entre os que querem conhecer esta ilha caribenha. No entanto, este é um país que oferece muito mais do que apenas a sua estonteante beleza tropical.

O povo cubano encanta pela sua alma festiva,  a que não são alheios o ritmo contagiante da salsa e a sedução do rum. Por outro lado, a componente histórico-política de Cuba é igualmente um fator de atração, tornando este destino apetecível durante todo o ano.

Mas é certo que cada mês apresenta os seus atributos, sejam eles a meteorologia, as datas festivas ou os eventos a não perder. De seguida, damos-lhe uma panorâmica de Cuba ao longo do ano, incluindo informações sobre o clima, afluência turística e animação.

Havana, Cuba

Veja qual o período que tem mais a ver consigo e comece a planear – ou reserve já! – a sua viagem à ilha dos melhores charutos do mundo, das grandes frases revolucionárias, dos mojitos e dos automóveis dos anos 50, sem esquecer as fabulosas praias.

Descubra o melhor mês para visitar Cuba

Antes de avançarmos, convém sublinhar que Cuba tem encantos e propostas tentadoras durante todo o ano, sobretudo em Havana, a capital, e na cidade de Santiago.

Cuba

No entanto, como em qualquer outro destino, existem alturas mais propícias a visitas, não só em função das variações climatéricas, mas também de acordo com as manifestações culturais do país e os gostos e interesses de cada visitante.

Para lhe facilitarmos a escolha, apresentamos-lhe os principais pontos fortes e fracos de cada uma das épocas. Depois, é só escolher o período que mais o atrai e sentir a emoção de conhecer Cuba cada vez mais perto.

Época alta [dezembro – março e julho – agosto]


Varadero, Cuba

Clima

Em dezembro e janeiro, a temperatura é agradável e o tempo é seco, no entanto, apesar de soalheiros, estes meses não são os que asseguram o famoso calor tropical: a temperatura pode descer até aos 15ºC ou mais durante a noite. Esta é a altura mais fria, mas menos chuvosa.

Fevereiro e março são os meses perfeitos para quem sonha com fabulosos dias de praia. Recordamos que Cuba tem um clima tropical e a temperatura do ar ronda nesta altura, habitualmente, os 24ºC.

Julho e agosto são meses extremamente quentes – até demais! – e muito dados a tempestades.

Alojamento

Hotel Meliá Habana

Nestes períodos os preços são mais elevados e é obrigatório reservar para garantir alojamento. O pico acontece por volta do Natal e Ano Novo. Os quartos dos hotéis nos destinos mais populares, como Havana Velha e Trinidad, esgotam com meses de antecedência, sobretudo nas semanas mais concorridas, geralmente entre o Natal e o fim de março.

Turistas

Esta é a altura do ano em que se verifica a maior afluência de turistas, uma vez que é a época tradicional das férias da maior parte dos visitantes. Estes não só asseguram o colorido e a animação dos resorts da ilha, como dão uma dinâmica ainda mais intensa a Havana.

Animação 

Música cubana

A época alta e os meses quentes são os mais preenchidos em termos de ofertas culturais, com uma larga oferta de eventos e festivais. Tenha particular atenção a Santiago, em julho, e a Havana, em agosto, meses especialmente animados nestas cidades.

Há, no entanto, eventos de referência nos outros meses, como por exemplo o Festival Internacional de Salsa, em fevereiro, que decorre no Havana’s Metropolitan Park, e a Feira do Livro de Havana, também em fevereiro.

Artesanato cubano

O Ano Novo, que coincide com o aniversário da Revolução, é igualmente comemorado com grande entusiasmo e animação, não faltando iniciativas que levam os cubanos para a rua.

Em dezembro destaca-se o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana, o Festival de Jazz da mesma cidade e, também na capital, a Feira Internacional de Artesanato.

Ainda em dezembro, decorre em Rincón, a Procesión de San Lázaro, que só recomendamos a quem não se impressione com eventos de elevada carga dramática: os peregrinos mais devotos percorrem o caminho até ao santuário de joelhos, chegando à meta em sangue.

Por fim, na véspera de Natal, pode ainda desfrutar de um dos mais animados eventos do calendário cultural cubano: Las Parrandas, em Remédios. Trata-se de uma celebração emocionante e colorida, em que os locais se defrontam em concursos de dança, há fogo de artifício e não faltam carros alegóricos.

Ainda vai a tempo de reservar as suas férias de verão em Cuba. Consulte os programas da TopAtlântico aqui >>

Época média [abril e outubro]


Cuba

Clima

Abril é considerado um dos meses mais agradáveis: sem o asfixiante calor tropical, mas com belos dias cheios de sol, em que o ar se mantém suficientemente fresco. Em outubro, o risco de haver furacões é considerável. No entanto, em ambos os meses é possível fazer uns dias de praia.

Alojamento

Hotel Meliá Marina Varadero

Nesta altura, costumam surgir muitas promoções especiais nos hotéis: uma época a ter em conta por quem pretende gastar o menos possível na sua viagem ou tem para a mesma um orçamento mais limitado.

Por norma, os resorts não se apresentam tão lotados, ainda que se a Páscoa calhar em abril, irá notar-se um acréscimo de movimento – e do valor nas tarifas dos hotéis – durante os dias da quadra pascal.

Turistas

Durante a Páscoa, verifica-se um aumento do número de pessoas que visitam a ilha relativamente aos outros dias deste período. As famílias aproveitam as férias escolares e é também nesta altura que muitos grupos de estudantes, nomeadamente finalistas universitários, aproveitam para fazer a sua viagem de curso.

Animação

animacao cuba

Em abril, decorre o Festival Internacional de Cine Pobre, em Gibara, que é um dos mais importantes eventos ligados ao cinema alternativo em Cuba.

Em novembro, destacamos o Festival de Ballet, um encantador e reputado evento, que decorre a cada dois anos no Grande Teatro de Havana. Curiosidade: com 56 anos de existência, trata-se de um dos mais antigos festivais de Ballet em todo o mundo.

Época Baixa [maio, junho, setembro e novembro]


Dia chuvoso em Cuba

Tempo

Entre junho e novembro, há maior probabilidade de chuvas e tempestades. Estes fenómenos, apesar de intensos, são normalmente curtos e o tempo desanuvia rapidamente.

Maio dá início à estação das chuvas e passa a existir o risco de furacões. Se é bastante sensível a condições meteorológicas mais severas, saiba que agosto, setembro e outubro são meses críticos em Cuba.

Alojamento 

Hotel Barceló Solymar

Nesta altura, alguns resorts limitam a sua oferta ou fecham, pelo que é importante confirmar antes de avançar com a viagem. Também podem surgir promoções e pacotes especiais, uma vez que se trata da época baixa.

Turistas

Pelo exposto acima, esta é altura ideal para desfrutar de momentos de calma e tranquilidade, seja nas zonas de praia ou nas cidades, uma vez que a afluência de visitantes é menor.

Animação 

Em maio decorre o Torneio de Pesca Ernest Hemingway, a mais antiga competição desta modalidade na América Latina.

Também em maio, acontece o CubaDisco, um concurso/ festival de música cubana, que tem lugar todos os anos em Havana e funciona como importante plataforma de lançamento para novos artistas, que terão hipótese de interagir com alguns dos maior nomes deste género musical.

Havana, Cuba

E então, já decidiu quando quer visitar o país de Che Guevara e Fidel Castro? Seja qual for a época em que decida viajar, consulte os programas de férias em Cuba  da TopAtlântico. Ver preços aqui >>

Veja também: