Qual é o melhor mês para visitar Cuba?

Praias tropicais, cidades a rebentar de referências históricas, carros clássicos e muita animação. Descubra já o melhor mês para visitar a inesquecível Cuba. 

Qual é o melhor mês para visitar Cuba?
De acordo com o que valoriza, identifique a altura ideal para si.

Os melhores hotéis em Havana a preços imbatíveisQuando se pensa no melhor mês para visitar Cuba imagina-se de imediato uma altura em que o calor esteja ao rubro, as cidades a explodirem de cor e animação, e as praias absolutamente irresistíveis. No entanto, este país é muito mais do que apenas a sua estonteante beleza tropical, um povo que encanta pela sua alma festiva, a animada batida de salsa e a descontraída sedução do rum.

Nesta ilha verdadeiramente fascinante, impõem-se ainda os marcos de uma inescapável retórica revolucionária, os carros clássicos a deslizarem entre decrépitas mansões coloniais e fabulosos exemplos de arquitetura Art Deco, excitantes galerias de arte, incomparáveis restaurantes e festivais culturais que rivalizam com muitos dos organizados nas ditas grandes metrópoles. Importa, pois, saber qual o melhor mês para visitar Cuba, tendo bem presentes os seus gostos e preferências.
 

Qual é o melhor época do ano para visitar Cuba?

Antes de mais, convém dizer que a bela Cuba, além de um agradável clima subtropical, tem encantos e ofertas permanentes, oferecendo boas razões para que qualquer viajante deseje visitá-la ao longo de todo o ano (sobretudo as cidades de Havana e Santiago). No entanto, e como em qualquer outro destino mundial, existem alturas mais propícias a visitas, não só em função das variações climatéricas, mas sobretudo se tivermos presentes os principais interesses e gostos pessoais de cada um. 

Assim, para lhe facilitarmos a escolha, vamos salientar os principais pontos fortes e fracos de cada uma das épocas, organizando-os pelos seguintes temas: Tempo, Alojamento, Turistas e Animação. Bastará identificar a sua prioridade, consultá-los e descobrir qual é, para si, o melhor mês para visitar Cuba. Siga-nos, então:

 

Estação Alta (novembro – março & julho – agosto) 


Tempo
  • Entre novembro e janeiro, a temperatura é bastante agradável: quente e tropical, mas também fresca e seca; no entanto, apesar de solarengos, estes meses não são propriamente os indicados para grandes mergulhos, uma vez que não asseguram o famoso calor tropical - a temperatura pode descer até aos 15ºC ou até mais, durante a noite (é a altura mais fria);
  • Fevereiro e março são os meses perfeitos para quem sonha com fabulosos dias de praia - recordamos que, por norma, Cuba tem um clima tropical que, habitualmente, ronda os 24ºC;
  • Julho e agosto são extremamente quentes - até demais! - e muito dados a tempestades.


Alojamento
  • Nesta altura, os preços aumentam em quase 30% e os resorts exigem pré-reserva - os valores atingem o seu máximo por volta do Natal e Ano Novo.
  • O alojamento nos destinos mais populares, como Havana Velha e Trinidad, esgotam com meses de antecedência, sobretudo nas épocas de pico - geralmente, entre o Natal e o fim de março.


Turistas
  • Esta é a altura do ano em que se verifica a maior enchente de turistas, que acabam por ser quem assegura grande parte do colorido e animação aos resorts da ilha.


Animação 
  • Os meses quentes são os melhores, uma vez que estão recheados de festivais e muitas festas – tenha particular atenção a Santiago, em julho, e a Havana, em agosto (este é o mês destes eventos, por excelência); 
  • O Ano Novo, que corresponde com o aniversário da Revolução também é comemorado com grande entrega e animação; 
  • Em dezembro destaca-se o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana e o Festival de Jazz da mesma cidade;
  • Ainda em dezembro, decorre, em Rincón, a Processión de San Lázaro, que só recomendamos a quem aprecie peregrinações algo sangrentas - os verdadeiros crentes percorrem o caminho até ao santuário de joelhos, com os inevitáveis efeitos à saúde dos mesmos...
  • Por fim, na véspera de Natal, pode ainda desfrutar de um dos mais animados eventos do calendário cultural cubano: Las Parrandas, em Remédios – trata-se de uma celebração muito excitante e colorida, em que os locais se defrontam em concursos de dança, fogo de artífício e carros alegóricos.
 
 

Estação Média (abril e outubro)

Tempo
  • Abril é considerado um dos meses mais agradáveis: sem o asfixiante calor tropical, mas com belos dias cheios de sol, em que o ar se mantém bem refrescante;
  • Abril e outubro também são meses agradáveis para fazer uns dias de praia;
  • Recordamos que em outubro, existe risco de furacões.


Alojamento
  • Nesta altura existem muitas promoções especiais a ter em conta por quem pretende poupar algum dinheiro;
  • Existe maior disponibilidade de espaços do que durante a época alta, mas deve ter particular atenção se decidir viajar na altura da Páscoa, que é bastante mais animada.


Turistas
  • Durante a Páscoa, verifica-se um enorme acréscimo do número de pessoas que visitam a ilha.


Animação 
  • Em abril, decorre o Festival Internacional de Cine Pobre, em Gibara, que é um dos mais importantes eventos ligados ao cinema alternativo;
  • Em novembro, destacamos o Festival de Ballet, um encantador e reputado festival que decorre a cada dois anos no Grande Teatro de Havana – curiosidade: com 56 anos de existência, trata-se de um dos mais antigos em todo o mundo.


 

Estação Baixa (maio, junho e setembro)


Tempo
  • Entre junho e novembro, há maior probabilidade de chuvas e tempestades - tais fenómenos, apesar de intensos, são relativamente rápidos; 
  • Maio dá início à estação das chuvas e passa a existir risco de furacões - meses a ter em atenção por quem quer evitar ser apanhado: agosto, setembro e outubro.


Alojamento 
  • Nesta altura, muitos resorts limitam a sua oferta ou fecham, pelo que é importante confirmar antes de avançar com a viagem;
  • Nestes meses importa também estar particularmente atento a promoções e negócios especiais.


Turistas
  • Pelas razões óbvias, nesta altura vai poder desfrutar de momentos de extrema calma e tranquilidade, no que toca a turistas.


Animação 
  • Em maio decorre o Torneio de Pesca Ernest Hemingway, a mais antiga competição desta modalidade na América Latina;
  • Também em maio, o nosso destaque vai para o evento CubaDisco, um concurso/festival de música cubana que tem lugar todos os anos e funciona como importante plataforma de lançamento para novos artistas, que terão hipótese de interagir com alguns dos maior nomes deste género musical.



Sabemos que não é fácil, dado a quantidade e qualidade da oferta desta fabulosa ilha tropical ao longo de todo o ano, mas esperamos tê-lo ajudado a identificar qual é, para si, o melhor mês para visitar Cuba.Qualquer que acabe por ser a sua decisão, deixamos-lhe os nosso votos de boa viagem e divirta-se muito!

Promoções e Dicas de Viagem com a nossa Newsletter


Veja também: