Publicidade:

Este é o melhor país para ir de férias

O Fórum Económico Mundial classificou os melhores países para o turismo e revelou qual é o melhor país para ir de férias. E é bem perto de Portugal.

Este é o melhor país para ir de férias
Está mesmo aqui ao lado

A cada dois anos, o Fórum Económico Mundial divulga um relatório sobre os destinos mais amigáveis para o mundo, revelando qual é o melhor país para ir de férias.

O relatório mais recente, denominado “O Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo 2017: preparando o caminho para um futuro mais sustentável e inclusivo”, analisa as qualidades que tornam o destino turístico excelente, incluindo saúde e higiene, segurança, infraestruturas e recursos naturais.

madridPlaza Mayor, em Madrid

O foco do relatório é o Índice de Competitividade de Turismo e Turismo (TTCI), que avalia 136 países com base nessas qualidades e que mede “o conjunto de fatores e políticas que permitem o desenvolvimento sustentável do setor de viagens e turismo, o que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento e competitividade de um país”.

Pela segunda vez, Espanha está em destaque, sendo, atualmente, o melhor país para ir de férias. Portugal ficou em 14º lugar.

Espanha: um país cheio de encantos


barcelonaA colorida e artística cidade de Barcelona

Então, o que torna Espanha um local tão especial, de modo a ser classificada como o melhor país para ir de férias? Se se lembra imediatamente da arquitetura de Gaudí em Barcelona, do mítico e marcante Caminho de Santiago e as “siestas” antes das sangrias e tapas, então está muito perto da resposta correta.

camino de santiagoO caminho de Santiago atrai milhares de visitantes todos os anos

MaiorcaMaiorca: um dos destinos preferidos de praia na Europa

“Nuestros hermanos” ganharam merecidamente o título de melhor país para ir de férias, precisamente pela elevada combinação de qualidades culturais e naturais, além da acessibilidade por via aérea – de e para diversas partes do mundo -, aliada a fortes infraestruturas turísticas.

AlmeriaAlmeria representa bem as vilas medievais espanholas

O relatório do Fórum Económico Mundial realça a diminuição do turismo em destinos do Oriente Médio ou certas partes da Europa Ocidental, por receio de questões de segurança.

Conselhos para o setor do turismo


Apesar da conclusão simpática de qual é o melhor país para ir de férias, esse não é o único propósito do relatório. A indústria do turismo e viagens está a crescer, e muito: de acordo com o relatório, 10% dos empregos mundiais estão na indústria do turismo e as viagens também representam 10% do PIB mundial.

À luz da importância das viagens na economia de hoje, o Fórum Económico Mundial está focado em ajudar a manter a indústria próspera, de forma sustentável para o meio ambiente, solidária e inclusiva para com as comunidades locais.

Tendo isso em mente, o relatório faz sugestões para determinadas regiões como, por exemplo, “a América do Norte deve aumentar a competitividade de preços, sustentabilidade ambiental e infraestruturas”, e na região da Ásia-Pacífico “as políticas regionais de vistos podem aumentar ainda mais as viagens e o turismo”.

França, Alemanha, o Japão e o Reino Unido completam o top 5 de um índice em que se destaca ainda o México pela existência e cuidado para com os recursos naturais, e a Índia, pela variedade de recursos culturais.

Veja também: