A melhor receita de frango assado de sempre

Uma receita de frango assado é sempre bem vinda, mas atenção: este é o melhor passo a passo de sempre. Fique atento e tome nota.

A melhor receita de frango assado de sempre
Há 5 truques incríveis para conseguir o assado perfeito

É um dos pratos mais comuns à mesa dos portugueses, mas não o subestime. Quem cozinha sabe bem que há truques incríveis para conseguir o melhor resultado, pois, apesar de simples, este é um petisco que pede muito sabor. Quer descobrir a melhor receita de frango assado? Então, chegou ao sítio certo. Lápis e papel à mão? Tome nota – mas, antes – fique atento às nossas cinco dicas para um resultado perfeito.

5 dicas para o frango assado perfeito


1. Compre um frango de qualidade

Sabemos que a tentação dos preços baixos é grande, mas quando o assunto é comprar carne mais barata, é preciso estar atento a um pormenor: falta-lhes sabor. Sempre que possível, leve para casa um frango da melhor qualidade e vai notar a diferença.

2. Não tenha medo do tempero

Para começar, tempere o frango com sal e pimenta – e sem esquecer a parte traseira, entre as coxas, debaixo das asas, em cima e abaixo das peles e, também, dentro da cavidade. Aposte ainda em especiarias e ervas aromáticas, e verá que fazem maravilhas. No fim, preencha a cavidade com rodelas de limão, cebola e alho esmagado.

3. Nunca asse o frango retirado diretamente do frigorífico

Antes de assar o frango, dê-lhe tempo de descanso. Bastam 30 minutos fora do frigorífico para que a sua carne atinja a temperatura ambiente e, acredite, isso faz toda a diferença. Lembre-se também que não há necessidade de lavar a ave, mas sim de secá-la completamente antes de levá-la ao forno.

4. Dê tempo aos temperos

Pode parecer uma tortura, mas a verdade é que deve esperar algum tempo até que o frango absorva os temperos e sumos. A retirá-lo do forno, deixe-o descansar 15 minutos antes de servir.

5. Use e abuse do Schmaltz

Ficou com dúvidas? É simples: o Schmaltz nada mais é do que a banha do frango. Se comprou um bom frango, vai reparar na gordura que escorre da ave durante o próprio processo de cozimento – e este líquido vale ouro, não duvide. Experimente fazer uma camada de batatas ou legumes por baixo do frango e verá que ficarão com todo o perfume e sabor da carne.


A melhor receita de frango assado

receita de frango assado

Ingredientes

2 frangos de, em média, 1,5 kg
Sal e pimenta moída
1 raminho de tomilho
1 cabeça inteira de alho, cortada ao meio (transversalmente)
1 cebola picada
Rodelas de limão q.b.

Modo de preparação

  1. Para começar, pré-aqueça o forno a 190 graus;
  2. Tempere a ave, generosamente, tal como indicamos nas dicas acima – com pimenta, sal, alho, limão, cebola e tomilho;
  3. De seguida, amarre as pernas da ave e leve a assar por, aproximadamente, 50-60 minutos – ou até ficar dourado;
  4. Não se esqueça de deixar que o frango descanse e sirva com o seu acompanhamento favorito.

Bom apetite!

Veja também: