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4 dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença. Saiba como pode melhorar o seu ambiente de trabalho.

4 dicas para melhorar o ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho pode afetar tanto positiva como negativamente a produtividade de desempenho dos profissionais.

Quer saber qual é o segredo para uma empresa de sucesso em constante crescimento? Profissionais satisfeitos e produtivos. Até aqui nada de novo, certo? Mas então o qual é a chave para manter bons níveis de satisfação e produtividade? Simples: um bom ambiente de trabalho

A verdade é que não há como negar que a qualidade do ambiente de trabalho é um dos aspetos mais importantes para o sucesso de empresas e profissionais. E tudo pode influenciar este ambiente, desde as mudanças físicas (como a organização do espaço à iluminação) à cultura da empresa ou a questões de gestão, por exemplo.
 

As atitudes que contam

Não há dúvidas que qualquer profissional prefere (e gosta) de trabalhar num ambiente de trabalho agradável. Não só ajuda a manter a motivação em alta, como faz com que o trabalho flua naturalmente e garante que os profissionais mantêm um bom relacionamento entre si, gerando uma maior produtividade e melhores desempenhos. E muitas das vezes bastam “pequenas” mudanças para criar um bom ambiente de trabalho e, portanto, pode começar por aí. Ora veja. 

 

1. Respeito mútuo

Respeito é bonito e todos gostam. É uma das regras básicas de convivência e uma das mais importantes (e eficazes) para criar um bom ambiente entre colegas. Todas as pessoas gostam de ser tratadas com respeito e de ver as suas opiniões e trabalho respeitados. Se existir respeito no seu local de trabalho (seja entre colegas ou chefias) tem tudo para que as coisas funcionem bem. Ao respeitar será bem visto pelos que o rodeiam e, consequentemente, será respeitado por eles. 

 

2. Seja amigável

Não, não estamos a dizer que tem que se tornar o melhor amigo e confidente dos seus colegas de trabalho, mas é bom mostrar que está lá para o ajudar caso seja necessário. 

 

3. Mantenha uma atitude positiva

Não há nada pior do que ter que lidar com colegas difíceis e/ou conflituosos que criam um ambiente negativo no local de trabalho (embora exista sempre algum em todos os locais de trabalho). E, portanto, trate de se destacar pela sua positividade e otimismo. Uma boa dose de positivismo pode fazer toda a diferença no ambiente de trabalho. Não só influencia (de forma positiva) a imagem que os seus colegas, chefias ou clientes vão ter de si enquanto profissional, mas também a forma como trabalham consigo. E certamente vão gostar mais de o fazer se tiver uma boa atitude.

 

4. Prime pela ética

Se há algo que torna qualquer local de trabalho tóxico é a falta de ética. Não só gera mau ambiente, como compromete a imagem daqueles que enveredam por esse caminho. Por isso, o melhor mesmo é primar pela sua ética. Vai ver que só sai a ganhar. Isto sem falar que mantém a consciência tranquila e fica longe de problemas.

 

Fatores de sucesso

Criar um bom ambiente de trabalho é possível através de vários passos. Pode mudar-se a disposição do espaço, criarem-se espaços de convívio para os funcionários, tornar os ambientes mais confortáveis, etc. Enfim, há várias coisas que se podem fazer. Mas na verdade tudo se resume às atitudes das pessoas. Essas sim, são verdadeiramente decisivas para criar um bom ambiente de trabalho. 

Lembre-se: atitudes geram atitudes e se num mesmo espaço de trabalho todos os profissionais tiverem boas atitudes, o ambiente de trabalho tem tudo para ser impecável.


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