5 dicas para melhorar a ligação wi-fi de casa

Por vezes a rede wi-fi em casa não funciona como desejado. Veja aqui como melhorar a ligação wi-fi rápida e eficazmente, sem gastar dinheiro.

5 dicas para melhorar a ligação wi-fi de casa
Aprenda a melhorar a ligação wi-fi com pequenos truques

É raro encontrar uma casa, hoje em dia, que não tenha uma ligação wi-fi. No entanto, por vezes a ligação fica fraca: os vídeos que está a ver online deixam de carregar, o browser demora mais a abrir as páginas, o sinal da ligação fica mais fraco, etc. Mas, felizmente, existem formas simples de melhorar a ligação wi-fi.

Existem muitas razões pelas quais a ligação pode ficar mais fraca: distância em relação ao router (talvez o problema mais comum e fácil de identificar), interferência de outras ligações, etc.

Veja aqui 5 dicas úteis (simples e gratuitas) para melhorar a ligação wi-fi, tornando esta mais capaz, com uma performance mais sólida e segura.

5 formas simples e rápidas para melhorar a ligação wi-fi

1. Centralizar e levantar o router

A posição do router faz toda a diferença na qualidade da ligação wi-fi. Idealmente, o router deve estar numa posição central e não num dos cantos da casa. Quantas mais obstruções existirem próximas do dispositivo (paredes, portas, etc.), pior será a ligação. É por esta razão que o router também deve estar num ponto mais alto, até porque a maioria destes dispositivos espalha o sinal de baixo para cima. Manter o router longe de eletrodomésticos também é aconselhável, para evitar interferências.

2. Encontrar o canal wi-fi certo

Caso tenha vizinhos e/ou viva perto de espaços públicos e comerciais, tem maiores probabilidades de ter interferência por parte destes outros routers, o que piora a qualidade da ligação. Estes dispositivos operam em diferentes canais, o que se pretende é estar num canal que tenha menos interferências.

Usando ferramentas como Network Analyzer Lite ou WiFi Analyzer identifica-se o canal perfeito para a sua casa. Se for utilizador de Mac, esta funcionalidade já vem embutida no sistema operativo do seu computador. Basta clicar no ícone da ligação wi-fi e, depois, escolher a opção “Open Wireless Diagnostics”, e escolher um canal com menos interferências.

wi fi

3. Reiniciar o router

É uma solução simples, mas eficaz. Muitos problemas tecnológicos podem ser corrigidos fácil e rapidamente apenas ao reiniciar o dispositivo em questão. É aconselhável reiniciar o router regularmente, de preferência a uma altura do dia em que não esteja a ser muito utilizado.

4. Atualizar o firmware do router

Os routers wireless têm uma componente de lógica programável embutida chamada firmware. Tal como o software, o firmware pode ser atualizado e melhorado.

O produtor do dispositivo instalou uma versão do firmware e esta depois pode ser atualizada pelo utilizador, através do site do produtor. Atualizar o firmware possibilita melhorias de performance e segurança. Contudo, os routers devem ser trocados a cada seis ou sete anos.

5. Ajustar a posição das antenas do router

Os routers wireless têm dois tipos de antenas: internas e externas. Se o seu router tiver duas antenas externas, é recomendável que as reposicione de forma a ficarem perpendiculares entre si: uma na vertical e outra na horizontal. Esta posição das antenas ajuda a melhorar a ligação wi-fi, fazendo com que a ligação aos portáteis e smartphones seja mais sólida.

Se o router tiver apenas uma antena, ou se forem internas, é uma questão de tentativa e erro. Adicionar uma antena exterior extra pode ser uma boa ideia, porque o sinal vai ser melhorado.

Veja também:

Continuar a Ler
Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.