AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

7 dicas para melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho

Saber como melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho é uma grande vantagem para qualquer profissional.

7 dicas para melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho
Ponha em prática as nossas dicas!

Preparado para uma nova aventura profissional?Um bom ambiente de trabalho é sinónimo de maior produtividade e melhor performance. Seja quando se é novo ou da casa, estagiário ou sénior, a prioridade é sempre a mesma. Integrar a equipa com facilidade e dar-se bem com toda a gente no escritório.

O caricato é que, muitas vezes, esta é a parte mais complicada do processo. Afinal, as pessoas não são todas iguais. Ter algumas dicas para melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho pode dar jeito.

Se na vida pessoal os relacionamentos não seguem uma regra fixa, na vida profissional também não. No mesmo espaço físico concentram-se diferentes personalidades, feitios, métodos de trabalho, ambições e até egos. Conciliar tudo pode ser uma missão difícil, mas não é impossível. A verdade é que o primeiro passo tem de ser dado por si. Não se isole e faça a sua parte.
 

Com pequenas mudanças de atitude e novos comportamentos, vai ver que será fácil. Uma mente ‘aberta’, boa disposição e simpatia são o ponto de partida para uma postura cordial da sua parte que, de certeza, encontrará o feedback desejado. Conte com a nossa ajuda.


7 dicas para melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho


1. Seja você mesmo

Um cliché mas a mais pura das verdades. Não se engane a si nem aos outros, criando e passando uma imagem sua que não corresponde à realidade. Assuma os seus hobbies e gostos pessoais, defenda as suas opiniões. Não minta para agradar aos seus colegas. Se quer fazer verdadeiros amigos no escritório, é crucial que se deixe conhecer.



2. Siga as regras da boa educação

Não se esqueça que se for cordial com os outros, estes também serão consigo. Cumprimente toda a gente, deseje um bom fim-de-semana à sexta-feira, pergunte pelo familiar doente, deseje as melhoras. Mas tenha cuidado para não exagerar. Mantenha em mente que está no seu local de trabalho e as relações são antes de mais profissionais e não pessoais.



3. Destaque os pontos em comum

melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho_interior1

Óptima forma de ‘fazer conversa’. Além do óbvio, trabalhar no mesmo sítio e o trânsito do trajecto diário, há muito mais em comum entre si e os seus colegas. Aproveite a pausa da manhã ou do almoço para conversar sobre a próxima viagem ou os planos para as férias, pedir informações sobre um restaurante para jantar em família ou um explicador para os filhos. Dê o primeiro passo.



4. Esteja disponível

Se verificar que um colega está com dificuldades na realização de uma tarefa, ofereça a sua ajuda. Se fosse ao contrário, também iria querer que alguém se ‘chegasse à frente’, certo? Um clima de entreajuda e confiança entre colegas de trabalho é fundamental para um bom ambiente no escritório. Além disso, reforça a união e coesão da equipa.



5. Respeite as diferenças

Provavelmente a dica mais complicada de pôr em prática. Aceite as diferenças e não julgue os seus colegas. Lembre-se que todos temos uma história de vida única que influencia a forma de estar e de ver a vida, pessoal e profissional. Faça um esforço por compreender as diferentes perspectivas que o rodeiam. Não tem de concordar com todas, mas tem de as respeitar.



6. Evite as ‘cusquices’

melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho

Não caia na tentação de fazer comentários maliciosos sobre colegas ou superiores, de dar seguimento a ‘fofocas’ ou falar da vida pessoal de alguém. Não gostaria que falassem de si nas suas costas, por isso não dê azo a esse tipo de comportamento desadequado. Os conflitos no local de trabalho surgem, muitas vezes, destas situações.



7. Saiba criticar e ser criticado

Os elogios são sempre bem vindos mas as críticas nem sempre. Melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho passa por saber dar e receber feedback. É importante assumir os nossos erros e reconhecer que precisamos de melhorar. Da mesmo forma que é fundamental, saber chamar a atenção dos colegas, promovendo o seu crescimento e sem afectar a sua auto-confiança.
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: