4 dicas para melhorar a performance do carro

A potência é muito importante, mas há outros fatores que influenciam a performance do carro. Saiba o que fazer quando quiser dar uma nova vida ao seu carro.

4 dicas para melhorar a performance do carro
Saiba o que deve fazer para dar um novo ânimo ao seu automóvel

Quando falamos da performance do carro há uma frase que nos assalta logo o pensamento: More Power!!!, celebrizada pelo antigo apresentador do Top Gear - Inglaterra - Jeremy Clarckson. Para este guru do mundo automóvel tudo se resume à potência, mas a performance envolve muito mais que isso.
Mas vamos por partes e comecemos pelo mais excitante:

1. Potência

Ir mais rápido, cada vez mais rápido é o objetivo, mas lembre-se: sem exceder os limites de velocidade. Para tal opte por visitar uma pista fechada para o efeito.
Há alguns truques para aumentar a potência, de forma a reduzir o tempo dos 0-100 km/h e a aumentar a velocidade máxima:
  • mudar o filtro de ar por um desportivo ou até optar por um kit de admissão direta;
  • substituir o sistema de escape por um desportivo, quando o quiser fazer lembre-se da Akrapovic, que dificilmente se arrependerá, já a sua carteira não dirá o mesmo;
  • reprogramar a centralina pode ser também uma opção e não se esqueça do chip de potência;
  • ao reprogramar a centralina pode também mudar o turbo do carro, aproveitando o momento. Utilizando um turbo mais eficaz a potência tende a aumentar.
 
Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.

2. Travões

Depois de aumentar a potência ao seu automóvel é necessário ter umas boas pinças que o permitam fazer as curvas em segurança e evitar atropelar pessoas.
Para aumentar a performace do carro é importante poder travar o mais tarde possível com eficácia. Logo, melhores travões permitem-lhe andar mais rápido numa pista, pois vai gastar menos tempo e distancia nas travagens. Neste caso quanto melhores forem os travões mais rápido vai poder circular. Intrigante, não?
 

3. Aerodinâmica

Algumas alterações à aerodinâmica do seu automóvel melhoram a performance, se duvida, repare no trabalho de carroçaria que os carros de Rali têm, bem como os de Fórmula1 e Turismo. 
Um spoiler adequado ao modelo do seu carro e saias laterais, dão uma aparência mais desportiva e trazem também vantagens quando é necessário viajar a velocidades mais altas já que nesses casos o ar torna-se mais denso. Ainda se lembra dos "Ailerons Matias"?
 

4. Combustível

O combustível que, até agora, era disponibilizado nas gasolineiras era aditivado, contudo, com os combutíveis simples, ou low-cost faltam-lhe estes componentes que podem fazer a diferença, quer no rendimento, quer na conservação do motor.
Ao utilizar um combustível com mais octanas, como o caso da gasolina 98, vai conseguir aumentar a performance do carro. 
Há também aditivos para o combustível que pode comprar em grandes superfícies comerciais. O principal objetivo destes aditivos é melhorar a combustão.

Se quiser melhorar a performance do carro lembre-se que há várias coisas a fazer e que o percurso não vai ser curto nem económico, mas no final é difícil não gostar do trabalho realizado.


Veja também: