As 9 melhores barragens de Portugal

São as 9 melhores barragens de Portugal - umas apenas para admirar, outras permitem bons banhos e até a prática de desportos aquáticos. Conheça-as.

As 9 melhores barragens de Portugal
Um roteiro de norte a sul do país

Portugal é riquíssimo em património natural e construído. No caso das barragens, os dois mundos unem-se e dão origem a paisagens de cortar a respiração e cenários dignos de uma cena de filme ou de um postal. Numa pesquisa de norte a sul, selecionámos as 9 melhores barragens a não perder.

As melhores barragens de Portugal: 9 sugestões

Norte


Barragem do Alto Lindoso

Situada no rio Lima, especificamente entre as freguesias do Lindoso e do Soajo, dentro do Parque Nacional Peneda Gerês, está a barragem do Alto Lindoso. Construída sobretudo para produzir energia elétrica, esta barragem oferece vistas maravilhosas do rio e da zona do Gerês. Lembra-se de um concerto protagonizado por Paulo Gonzo dentro de uma barragem? Sim, foi na barragem do Alto Lindoso.

alto lindosoFonte: A Terceira Dimensão

Barragem de Picote

Ergue-se no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança. Uma dica: se gosta do rio Douro tem mesmo de visitar esta barragem e o belíssimo vale que lhe faz companhia.

Barragem de Vilarinho das Furnas

Também na zona norte do país está outra das barragens de destaque. A funcionar no rio Homem, em Terras de Bouro, como se encontra ao seu lado a serra, as vistas são deslumbrantes. Além disso, e caso não saiba, existe uma certa mística na barragem de Vilarinho das Furnas: há uma antiga aldeia submersa pela barragem, sendo que só quando vaza é possível ver as ruínas.

barragem de Vilarinho das FurnasFonte: terrasbouro.blogspot.pt

Barragem de Caniçada

Certamente já foi ao Gerês, especificamente à zona da Caniçada, andar de canoa, gaivota ou outro qualquer equipamento para desporto aquático, pois então saiba que passou “por baixo” da barragem da Caniçada. Perfeitamente enquadrada no cenário, o rio Cávado fica ainda mais belo com uma das melhores barragens do país.

Centro


Barragem de Santa Luzia

Estamos na Pampilhosa da Serra e deparamo-nos com um verdadeiro “monstro”: 76 metros de altura e 115 de comprimento, para sermos mais precisos. A Barragem de Santa Luzia situa-se junto a um miradouro de onde se pode observar a imponente construção e no rio onde está situada, o rio Unhais, existe até uma zona para banhos.

santa luzia

Barragem de Aguieira

Aguieira ou Foz do Dão – assim é conhecida outra das barragens de destaque de Portugal. É a sua albufeira que transporta a água fornecida à cidade de Coimbra. Além disso, da barragem consegue ver paisagens lindas do rio Mondego, com as florestas nas suas margens.

Sul


Barragem de Castelo de Bode

Chegados ao sul do país encontramos a barragem de Castelo de Bode, precisamente em Santarém. É uma das barragens mais altas de Portugal e fica fornece água à cidade de Lisboa. Não poucas vezes é possível ver praticantes de desportos náuticos como o windsurf, vela, remo ou jet ski no rio Zêzere, junto à barragem.

castelo de bode

Barragem do Alqueva

Não podíamos deixar de incluir nesta seleção das melhores barragens de Portugal a do Alqueva. É a maior barragem da Europa Ocidental e o maior reservatório de água de Portugal. Se passar por esta zona, perca uns bons minutos a apreciar a paisagem em seu redor: verdejante e convidativo a passeios e piqueniques!

Barragem de Montargil

A barragem de Montargil é, sem dúvida, uma das barragens mais bonitas de Portugal. Situada perto de Portalegre, além de estar rodeada de lindas paisagens, tem o extra de estar num local onde o clima é quase sempre favorável. Também aqui poderá experimentar motas de água, jet ski ou barcos rápidos.

montargil

Veja também: