Os 6 melhores beijos retratados pela arte

Com objetivos contestatários, românticos ou simplesmente arte pela arte, estes são os melhores beijos retratados em fotografia ou pintura.

Os 6 melhores beijos retratados pela arte
Uma arte apaixonada

Alguns são clássicos, outros mais extravagantes, outros até mesmo provocadores. Mas todos têm um elemento em comum: simbolizam os melhores beijos retratados por diferentes artistas de todo o mundo.

Os melhores beijos retratados pela arte

The Kissing Sailor – Alfred Eisenstaedt

Este é, sem dúvida, um dos melhores beijos retratados de toda a história; afinal de contas, simboliza o fim da II Guerra Mundial e da rendição do Japão. A imagem foi capturada pelo fotógrafo da revista LIFE, Alfred Eisenstaedt, e consiste num marinheiro americano a beijar uma enfermeira, no dia 14 de agosto de 1945, no coração de Nova Iorque.

É curioso saber que a identidade do casal só ficou conhecida décadas depois e que George Mendonsa e Greta Zimmer Friedman não se conheciam no momento do beijo.

sailor

The Kiss – Lichtenstein

É um dos melhores beijos retratados pela arte e também um dos ícones da pop art. Da autoria de Roy Lichtenstein, esta obra deixa, no entanto, algumas questões no ar: como a mulher está verter lágrimas, fica a dúvida se a imagem quer transmitir a reunião de dois apaixonados ou, por outro lado, se significa o romper de uma relação.

kiss roy

The Lovers – Magritte

Magritte criou um dos melhores beijos, mas também o mais intrigante da história da arte. Dois amantes dão um beijo – aparentemente tudo normal, com o pormenor que ambos estão cobertos por uma espécie de lençol, o que os impede de tocarem na pele um do outro. Uma obra típica de Magritte, bela e absurda ao mesmo tempo.

lovers

Kissing Coppers – Banksy

Ninguém fica indiferente à obra de Banksy que retrata dois polícias a beijarem-se. Inicialmente pintado numa parede de um pub em Brighton, o retrato de um dos mlehores beijos foi vendido em leilão por quase 570 mil euros!

coppers

The Kiss – Edvard Munch

Com o objetivo de representar a união entre um homem e uma mulher, surge um dos melhores beijos representados por Munch. Se olhar com atenção percebe que os rostos de ambos ficam fundidos num só, o que não é aleatório: este facto representa a cumplicidade necessária entre o casal.

munch

O Beijo Fraterno – Dmitri Vrubel

A lista dos melhores beijos retratados pela arte não estaria completa sem a pintura de Dmitri Vrubel, que representou um beijo entre o líder soviético Brejnev e o homólogo oriental Honecker. Patente na East Side Gallery, esta é a obra que se tornou um símbolo da queda da cortina de ferro.

beijo

Veja também: