Os 4 melhores carros desportivos dos anos 80

É difícil escolher os melhores carros desportivos dos anos 80 devido ao grande valor de alguns modelos da década. Aqui ficam alguns exemplos

Os 4 melhores carros desportivos dos anos 80
Modelos que não podem ser esquecidos.

Os anos 80 foram uma excelente década para grandes carros, e neste artigo vamos falar de alguns modelos que ganharam milhares de fãs graças ao seu estilo e à sua potência – os melhores carros desportivos dos anos 80. Como sempre as escolhas são subjetivas, mas escolhemos apenas modelos bastante especiais:
 

4 desportivos de alta qualidade dos anos 80

 

1. Ferrari F40

Ferrari F40

A Ferrari decidiu criar o F40 para comemorar o seu 40.º aniversário, e foi feito de modo a que ficasse para a história. Este foi o último modelo da marca a ser aprovado por Enzo Ferrari, feito com todo o conhecimento disponível para que este fosse o mais potente da marca na altura. Cumpriram o seu objetivo, mas tornou-se também no mais caro.

O carro teve tanto sucesso que o seu preço de origem, em pouco tempo, chegou até a quadruplicar. Agora já vale muito mais, e recentemente, uma destas feras foi vendida num leilão por cerca de €1.12 milhões.

 

2. Audi Quattro

Audi Quattro

O Audi Quattro foi o primeiro dos melhores carros desportivos dos anos 80 a vir cá para fora, e trouxe consigo avanços no mundo automóvel. Foi o primeiro carro a ter um sistema de tração integral que não fazia com que o carro tivesse de estar sempre a ir à oficina. Se juntarmos isto ao seu sucesso em rallys, podemos ver que o carro tem um valor único, mesmo não sendo o mais potente desta lista.

 

3. Porsche 959

Porsche 959

O enorme sucesso do Ferrari F40 torna-o um dos melhores carros desportivos dos anos 80, mas o Porsche 959 não fica atrás. Quando veio cá para fora em 1986, o carro era o mais rápido que se podia conduzir na estrada, com uma velocidade máxima de 317 km/h – foi mais tarde batido pelo F40, que passava os 320.

O motor de 2,85L e 6 cilindros capaz de debitar 444 CV separou o carro de grande parte da competição, mas o que o tornou único foi a tamanha potência que tinha, com tração integral.

 

4. Lamborghini Countach 5000QV

Lamborghini Countach 5000QV

O Lamborghini Countach existe diste desde os anos 70, mas foi em 1985 que se tornou num dos melhores supercarros que já vimos. Também conhecido como o Countach 5000QV, este tinha um motor V12 de 5,2 litros capaz de debitar 455 CV, o que fez deste um dos mais poderosos carros da altura.

Se juntarmos à sua potência o seu design estonteante, temos então um dos melhores carros desportivos dos anos 80, que ainda hoje prende muitos olhares.


Veja também: