As melhores ciclovias para andar de bicicleta no Porto

Conheça os melhores percursos e pistas para andar de bicicleta no Porto, bem como algumas sugestões de segurança.

As melhores ciclovias para andar de bicicleta no Porto
Pedale pela cidade Invicta

Cada vez mais as cidades apostam na promoção e no incentivo à utilização de bicicletas como meio de transporte. Além de ser mais económico, é mais barato do que um automóvel. A utilização deste meio e transporte pode tanto servir fins mais profissionais (deslocação casa-trabalho) como cumprir objetivos de lazer. Conheça as nossas sugestões para andar de bicicleta no Porto.

Os cinco melhores percursos para andar de bicicleta no Porto

bicicleta

Ciclovia de Gondomar

A ciclovia de Gondomar conta com quase três km de caminho e pretende-se que esta extensão seja ainda maior. Como início no Freixo, a ciclovia estende-se até ao núcleo histórico de Gramido, na freguesia de Valbom.

Ao longo do percurso consegue encontrar vários acessos a parques de estacionamento para automóveis e bicicletas, áreas de descanso, equipamentos de apoio e informação, e uma série de mobiliário para desfrutar de algumas pausas.

Se procura pontos de referência para ir observando, não deixe de espreitar o Núcleo Piscatório da Ribeira de Abade, logo no início da ciclovia, que disponibiliza Parque de Merendas, Parque Infantil, Praia e Cais Fluvial. Ao andar de bicicleta no Porto, especificamente na Ciclovia de Gondomar, pode ainda apreciar o Miradouro da Lavandeira e o Jardim das Aromáticas.

Esta Ciclovia tem poucos declives e insere-se num corredor pedonal, sendo a circulação limitada a Bicicletas, skates, trotinetes e patins.

gondomar

Ciclovia Praia de Matosinhos

Com início junto à Escola Secundária João Gonçalves Zarco (antiga Escola Industrial) e terminando na marginal da Praia de Matosinhos – Calçadão, esta ciclovia tem pouco mais de um kilómetro de extensão.

Corredor privilegiado de acesso ao mar e às praias de Matosinhos Sul, a ciclovia da Praia de Matosinhos é um dos excelentes locais onde andar de bicicleta no Porto. A sinalização é abundante e de qualidade e o corredor tem três metros de largura, aumentando a segurança da mesma.

Esta é uma excelente alternativa se procura um trilho para relaxar e aproveitar o ar do mar.

matosinhos

Ciclovia Nó de Lavra

A ciclovia do Nó de Lavra tem início na rotunda com a Rua da Cruz e termina no cruzamento com a Avenida da Praia de Angeiras, junto aos Tanques Romanos para Salga de Peixe.

A sua extensão é de quase um kilómetro e constitui-se por dois segmentos: o Nascente e o Poente. Em termos de pontes de interesse, de referir a praia de Angeiras e os Tanques Romanos para Salga de Peixe.

Nota que esta ciclovia é partilhada com os peões, e é ainda permitida a circulação de patins, skates e trotinetes.

lavra

Ciclovia Foz do Rio Douro

Quem não gosta de um belo passeio pela Foz? Aproveite e faça-o a andar de bicicleta no Porto! Com uma extensão de quase cinco kilómetros, a ciclovia arranca no Parque da Cidade, seguindo sempre paralela à marginal marítima e às Praias até à Foz onde se prolonga até à Foz da Ribeira da Granja e ao Observatório de Aves, no Jardim do Calém.

Os pontos de interesse são mais do que muitos, sendo possível destacar o próprio Parque da Cidade, Castelo do Queijo, Estação de Zoologia Marítima, Praias Homem do Leme e do Molhe de Carreiros, Castelo da Foz, Cantareira, Jardim do Cálem e Observatório de Aves do Rio Douro.

O percurso é relativamente de fazer pois quase não tem declives.

foz

Ciclovia da Afurada – Praia do Marbelo

Um outro local ideal para andar de bicicleta no Porto é a ciclovia da Afurada.Tem quase seis kilómetros de extensão e acompanha a parte final do estuário do Rio Douro até ao Cabedelo, prolongando-se até à Madalena.

Ao percorrer este caminho, vai encontrar excelentes pontos de interesse como a Reserva Ornitológica da Baía de S. Paio, e as Praias de Lavadores, Pedras Amarelas, Estrela do Mar, Salgueiros, Sereia da Costa Verde, Canide Norte, Canide Sul e Marbelo.

A sinalização é de boa qualidade e em quantidade q.b.

afurada

Dicas de segurança para andar de bicicleta no Porto


Se pretende andar de bicicleta no Porto (na verdade em qualquer outro lado), não se esqueça de seguir regras básicas de segurança:

  • Equipamento completo, sempre! Capacete então, indispensável dos indispensáveis;
  • Da mesma forma que gosta que peões e automobilistas cumpram com o código da estrada, faça o mesmo, pela segurança de todos. Não vale passar vermelhos e circular nos passeios;
  • Instale sinais de trânsito na sua bicicleta se a for utilizar várias vezes (sobretudo piscas e matrícula);
  • Circule o mais possível à direita;
  • Aposte na manutenção adequada da sua bicicleta.

Seguro de bicicleta: vale a pena?


Já ouviu falar dos seguros de bicicleta? Se anda a pensar se vale a pena ou não ter um leia tudo o que temos para lhe dizer sobre o assunto. Ainda por cima falamos-lhe dos vários tipos de seguros que tem disponíveis para andar de bicicleta de forma tranquila.

Agora que tudo está assegurado, resta andar de bicicleta no Porto, em segurança.

Veja também: