Publicidade:

As 20 melhores cidades para andar de bicicleta

São as 20 melhores cidades para andar de bicicleta, seja pelas condições e vias para velocípedes ou pela segurança. Descubra a lista.

As 20 melhores cidades para andar de bicicleta
Conheça o top 20 "bicicleteiro"

As escolhas são da famosa publicação internacional Lonely Planet e os critérios para escolher as 20 melhores cidades para andar de bicicleta são 14 no total. Segurança rodoviária, vias exclusivas para velocípedes, cultura do ciclismo e programas de aluguer e partilha de bicicletas são alguns deles… Descubra algumas destas cidades em maior pormenor.

As 20 melhores cidades para andar de bicicleta em segurança

1. Copenhaga, Dinamarca

copenhaga

A capital da Dinamarca assume a liderança no top 20 das melhores cidades para andar de bicicleta muito motivada pelos recentes movimentos “pró bicicletas” a que tem assistido, o que inclui um investimento de mais de 134 milhões de euros em infra-estruturas de bicicletas e instalações nos últimos dez anos, bem como 16 novas pontes para bicicletas e peões. Além disso, as estatísticas mostram que 62% dos cidadãos andam de bicicleta diariamente para trabalhar ou para se deslocarem para a escola na cidade, e apenas 9% recorre ao automóvel.

2. Utrecht, Holanda

ultrecht

Pedalamos agora até à Holanda, precisamente Utrecht, cidade que tem mostrado um grande compromisso com o investimento em urbanismo para as bicicleta nos últimos anos. O plano da cidade inclui a construção de 33 mil pontos de estacionamento para bicicletas na Estação Central, a serem concluídas até 2020 . A cidade possui ainda a mais longa rua para bicicletas do país, com seis quilómetros de extensão, introduziu o conceito de estacionamento pop-up e tem um sistema de deteção de velocidade ligado a quiosques digitais que lêm a velocidade de cada ciclista e os ajuda a acelerar ou diminuir a velocidade.

3. Amesterdão, Holanda

amesterdao

Não há dúvidas de que Amesterdão é das melhores cidades para andar de bicicleta. A cidade tem grandes planos para desenvolvimento de projetos de urbanismo para bicicletas e está interessada em revisitar os projetos de infra-estruturas para ser mais “friendly” deste meio de locomoção.

4. Estrasburgo, França

strasbourg

Enquanto que outros destinos, como Paris, Bordéus ou Nantes ainda estão a em movimento ascendente no progresso rumo às infraestruturas de ciclismo, Estrasburgo provou já ser o ponto de referência para as cidades francesas. Foi o primeiro país a atingir uma participação de 16% da população na adoção de bicicleta e está a planear uma rede “super estradas para bicicletas”, com rotas de três faixas que ligam aos subúrbios e terras vizinhas.

5. Malmö, Suécia

malmo

Em quinto lugar das melhores cidades para andar de bicicleta está Malmö, Suécia. Nos últimos dois anos assistiu-se à abertura da Cykelhuset (Casa da Bicicleta) em Malmö, ao desenvolvimento de um projeto que visa permitir que os moradores vivam sem carros e acomodem bicicletas em todos o edifício e ao estabelecimento de um ferry específico para bicicletas entre Malmö e Copenhaga.

Agora que conhece em mais pormenor os cinco primeiros locais, conheça os restantes do top 20 das melhores cidades para andar de bicicleta:

6. Bordéus, França
7. Antuérpia, Bélgica
8. Ljubljana, Eslovénia
9. Tóquio, Japão
10. Berlim, Alemanha
11. Barcelona, Espanha
12. Viena, Áustria
13. Paris, França
14. Sevilha, Espanha
15. Munique, Alemanha
16. Nantes, França
17. Hamburgo, Berlim
18. Helsínquia, Finlândia
19. Oslo, Noruega
20. Montreal, Quebeque

Veja também: