As 5 melhores cidades para visitar em Espanha

A escolha não foi fácil, mas conseguimos: história, arte, cultura e muito salero na nossa seleção das 5 melhores cidades para visitar em Espanha.

As 5 melhores cidades para visitar em Espanha
De entre a vasta oferta, selecionámos aquelas que não pode mesmo perder.

Sendo este país um dos expoentes turísticos mundiais por excelência, o processo de seleção das melhores cidades para visitar em Espanha foi bastante animado! Esperamos que siga as 5 sugestões e se divirta tanto como nós no país de nuestros hermanos.
 

5 cidades imperdíveis em Espanha

 

Barcelona

visitar barcelona

Que nos perdoe a capital, mas este é o destino nº1 para quem quer visitar as melhores cidades em Espanha: com uma personalidade eclética e ambiente eletrizante, Barcelona conseguiu evoluir da sua posição de importante destino europeu para metrópole de relevo mundial.

Esta cidade é de tal forma intensa e envolvente que nos sentimos num sonho algo surreal – o que não deixa de ser apropriado, dado que muito do seu apelo se deve ao mestre do modernismo catalão, o arquiteto Antonio Gaudí. Desafiamo-lo a visitar o Parque Güell ou a Sagrada Familia e não se sentir transposto para uma realidade paralela, um fantástico País das Maravilhas onde nada é o que parece ser.

Mas não só de arquitetura histórica vive Barcelona. O que cativa verdadeiramente nesta cidade, a segunda maior do país, é a energia e criatividade presentes em todas as ofertas que disponibiliza: uma experiência cultural intensa e vibrante, uma fervilhante vida noturna, uma agitada zona comercial e até uma alternativa balnear francamente animada.

Antes de partir, tenha em atenção que Barcelona é para conhecer com tempo: passeie pelo Barrio Gótico, comprando alguns recuerdos, beba um copo de sangria nas Ramblas, enquanto disfruta de um extravagante espetáculo de rua, e não se esqueça de subir a Montjuïc, para usufruir de uma fantástica vista da cidade.

Veja também: o que fazer e o que visitar em Barcelona

 

Madrid

visitar madrid

A maior cidade e capital do país, Madrid era inevitável na lista das melhores cidades a visitar em Espanha. Caracterizada por uma forte diversidade étnica, resultante em grande parte do número de universidades que alberga, esta constitui uma das mais coloridas cidades cosmopolitas europeias.

Esta metrópole mundialmente famosa impõe-se, em primeiro lugar, pela riqueza arquitetónica: são tantos os edifícios semelhantes a castelos que pensará ter entrado num conto de fadas; entre as várias construções históricas, imperdível é mesmo uma visita ao Palácio Real e à Puerta del Sol, com a famosa estátua do Urso Madronho, símbolo da cidade.

Os inúmeros museus de Madrid são também determinantes para o seu apelo incondicional – aqui destacamos o chamado “Triângulo de Ouro da Arte”: Museu do Prado, Museu Rainha Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza.
Uma vez na cidade, deixe-se ainda seduzir pelas movimentadas praças, com a Praça Cibeles à cabeça, pelos fantásticos parques, dos quais sugerimos o Parque do Retiro, pela forte oferta comercial e, claro está, pela imbatível vida noturna!

Uma última chamada de atenção para a oferta gastronómica, que é fora de série. Para um toque pitoresco, inclua nos seus planos uma visita ao Botín, o restaurante mais antigo do mundo - fundado em 1725, está situado na Plaza Mayor.

 

Sevilha

visitar sevilha

Com o seu flamenco, touradas e impressionante arquitetura moura, Sevilha é a cidade que melhor espelha a imagem turística de Espanha. Entre fiesta e castanholas, convidámo-lo a conhecer um pouco melhor esta cidade quente e acolhedora.

A cidade caracteriza-se pelo seu intenso charme ancestral, sendo lar de inúmeros marcos históricos, entre os quais 3 espaços considerados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade:
  • a Catedral de Sevilha, considerada a maior catedral gótica do mundo e, supostamente, o lugar onde está enterrado Cristovão Colombo;
  • o Real Alcazar, um complexo palaciano que congrega uma impressionante variedade de estilos arquitetónicos;
  • o Arquivo das Índias, cujo impressionante espólio inclui o Tratado de Tordesilhas.

Além dessas visitas obrigatórias, indicamos ainda o Metropol Parasol, um edifício cuja estética moderna e arrojada se destaca nesta cidade histórica. A nossa sugestão? Vá ao pôr do sol e disfrute da vista divinal.

Por fim, não se esqueça que Sevilha é sobretudo uma cidade de alegria e cor, vibrante e intensa! Aproveite tudo o que tem para lhe oferecer: animados festivais, interessantes museus e exposições, uma movimentada vida noturna, etc.

 

Valência

visitar valência

A terceira maior metrópole e uma das mais importantes do país, Valência tem lugar reservado na lista de cidades que deve visitar em Espanha. Além disso, esta é a cidade perfeita para conhecer ao longo de todo o ano, graças ao seu clima invejável: 300 dias de sol e uma temperatura média de 19º.  Siga-nos, então:
  • Valência é reconhecida pela sua excitante vida exterior, seja durante o dia ou pela noite fora - ajuda o facto de os locais de interesse turístico estarem relativamente próximos entre si.

  • Para os amantes da história, é imprescindível uma visita à Catedral, que se gaba de albergar o Santo Graal, e às antigas portas da cidade, que datam do séc. XIV.

  • Apesar dos seus inúmeros monumentos, a joia da coroa em Valência é mesmo a Cidade das Artes e Ciências, um complexo futurista de museus, cinemas, teatros, etc., que inclui o maior aquário da Europa.

  • Nesta cidade pode ainda usufruir de belas e extensas praias, para todos os gostos: urbanas, isoladas, naturistas, etc.

  • Por fim, sabe onde foi inventada a paella? Adivinhou: em Valência! Assim, insistimos que não saia da cidade sem saborear este prato de culto da gastronomia espanhola.
 
 

Salamanca

visitar salamanca

Se houvesse uma única palavra para definir Salamanca seria “Apaixonante”, porque quem lá vai jamais a esquece! Assim, a grande cidade universitária do país nunca poderia deixar de fazer parte das cidades a visitar em Espanha.
Esta velha cidade é rica em edifícios medievais construídos numa pedra dourada, o que faz com que pareça sempre emanar um brilho quente e sedutor - à noite, o efeito das luzes estrategicamente colocadas é verdadeiramente mágico.

Salamanca é também senhora de alguns dos melhores exemplos arquitetónicos do país. O que visitar?  Sugerimos uma paragem obrigatória na Universidade, uma visita às 2 fabulosas catedrais e, de seguida, dedique-se a disfrutar da Plaza Mayor, uma das mais grandiosas da Europa.

Apesar de estar inserida num cenário histórico de beleza incomparável e ser o lar de uma das mais antigas universidades do mundo, Salamanca é uma cidade jovem e vibrante. A confirmá-lo está o racio do nº de bares e discotecas por pessoa, o mais elevado do país. Recordando apenas que um sábado normal em Salamanca mais parece um Reveillon, incitamos a que aproveite os preços acessíveis e embarque na la movida da cidade. É uma experiência inesquecível!


Se ficou animado e já está a fazer as malas para visitar estas fantásticas cidades, ¡enhorabuena! Não se vai arrepender.


Veja também: