Os 3 melhores clássicos desportivos de sempre

Conheça alguns dos melhores clássicos desportivos que alguma vez foram feitos. Desde o de maior valor ao mais bonito, apresentamos-lhe carros lendários.

Os 3 melhores clássicos desportivos de sempre
São para quem pode, não para quem quer

Já várias marcas tentaram a sua sorte no que toca a carros desportivos, mas apenas alguns modelos se destacaram ao ponto de se terem tornados lendas no mundo automóvel. De facto, alguns dos melhores clássicos desportivos nesta lista ainda hoje são produzidos, tal é o sucesso que tiveram. Estes modelos não só adquiriram milhares de fãs, como também marcaram o mundo automóvel.

Está claro que eleger os melhores clássicos desportivos é sempre subjetivo. Outros grandes modelos, como o Chevrolet Corvette, o Shelby Cobra, ou o Lamborghini Countach poderiam vir a ser considerados os melhores.
 

3 desportivos que ficaram para a história

 

1. Porsche 911

Porsche 911

O Porsche 911 é o carro que vem à cabeça de muitos quando se fala em clássicos desportivos. É produzido já desde 1963 e desde então satisfaz as necessidades de quem quer estar ao volante de um autêntico campeão. Não só já ganhou as 24h de Le Mans, como já obteve vários outros prémios, e chegou até a ficar em 5ª lugar para ser coroado o carro do século XX.

Por inicialmente ser luxuoso, relativamente acessível, de excelente qualidade, e rápido (algumas versões chegavam aos 240 km/h) o 911 teve bastante sucesso, e ainda hoje é produzido. 
 

2. Jaguar E-Type

Jaguar E-Type

Este mítico carro de corridas britânico, o Jaguar E-Type, é muitas vezes visto como o carro mais bonito de sempre, e não se limita a ter uma beleza incrível de linhas puras, tem também um desempenho incrível, e uma reputação inigualável. 

Quando foi lançado em 1961, o E-Type conseguia chegar aos 100 km/h em menos de 7 segundos, tendo sido construído com base no D-Type, um campeão nas 24h de Le Mans. O E-Type ajudou a fazer com que os desportivos se tornassem mais apetecíveis, graças à sua beleza e potência. 
 

3. Ferrari 250 GTO

Ferrari 250 GTO

O Ferrari 250 GTO está no topo da lista dos melhores desportivos de sempre, elegido pela revista Sports Car International. Como se isso não chegasse, um dos seus modelos é o clássico mais caro de sempre, tendo sido vendido por $52 milhões. Com um currículo destes, não podia ficar de fora de uma lista dos melhores clássicos desportivos.

Quando este menino foi lançado, quem o comprava tinha de ser aprovado por Enzo Ferrari. Foram apenas produzidos 36 exemplares desta grande máquina, que contava com um chassis mais desenvolvido, um motor V12, e um aspeto estonteante, feito por quem queria bater o Jaguar E-Type.


Veja também: