As 5 melhores companhias aéreas do mundo em 2016

O melhor serviço a bordo ou a melhor classe executiva foram alguns dos critérios que permitiram elaborar este ranking das melhores companhias aéreas do mundo em 2016. 

As 5 melhores companhias aéreas do mundo em 2016
As companhias asiáticas dominam o top 5

Onde estão as melhores companhias aéreas do mundo? As viagens fazem parte da vida ou dos planos de muitas pessoas. Todos os anos milhões de pessoas apanham um avião para partir rumo a uma nova aventura, à descoberta de novos países e culturas, em busca de novas e melhores condições de vida ou ainda regressam de destinos longínquos para rever e matar saudades de familiares e amigos.

Para estes, os aviões são meios de transporte comuns e na hora de escolher a companhia com quem vão viajar são vários os critérios tidos em conta. Foi isso mesmo que analisou a consultora Skytrax, que todos os anos, desde 1999, elege a nata da nata na aviação. 



Tap no top 100 das melhores companhias aéreas do mundo

O ranking distingue as 100 melhores companhias a nível mundial, com base na realização de inquéritos. Este ano, a pesquisa contou com a participação de 19,2 milhões de passageiros de cerca de 280 empresas de aviação.

Em causa está a qualidade dos serviços de cada companhia, que são avaliados com base em 73 categorias diferentes, que vão desde o serviço de bordo, à avaliação da classe executiva, à comida ou até os assentos. A TAP, companhia aérea nacional, liderada liderada por Fernando Pinto, também consta deste ranking das melhores companhias aéreas, na posição 64. A empresa já era uma das listadas em 2015, mas em 2016 conseguiu subir seis posições no ranking. 



Top 5 das melhores companhias aéreas do mundo em 2016


1. Emirates

A Emirates Airlines, mais conhecida como Emirates, subiu quatro posição face a 2015. A empresa tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos e assume-se, agora, como a principal companhia dos Emirados Árabes Unidos. 


2. Qatar Airways 

Para além da segunda posição neste ranking, a Qatar Airways recebeu outros prémios, nomeadamente os de melhor classe executiva, melhor lounge executivo e melhor tripulação no Médio Oriente.


3. Singapore Airlines 

A companhia asiática subiu 3 lugares no top das melhores companhias aéreas do mundo em relação a 2015.


4. Cathay Pacific

Era terceira em 2015. A limpeza das cabines e corredores são duas das razões que os passageiros mais elogiam nesta companhia. 


5. ANAs (All Nippon Airways)

Esta companhia aérea é a maior companhia do Japão a operar em voos domésticos e surge em nono lugar como uma das maiores companhias aéreas do mundo. Opera desde 1952 e além do quinto lugar neste ranking geral ainda recebeu os prémios de melhores serviços no aeroporto e melhor tripulação na Ásia.
 

Em 2015 foi este o top 10 das melhores companhias aéreas


1. Air New Zealand

Segundo este ranking, a melhor companhia do mundo para 2015 foi a Air New Zealand. 
 

2. Etihad Airway

Esta é a companhia oficial dos Emirados Árabes Unidos e surge neste ranking como a segunda melhor companhia aérea do mundo em 2015.
 

3. Cathay Pacific Airway

A operar em mais de 90 destinos em todo o mundo, esta companhia tem sede em Hong Kong. Em 2014 havia ficado em primeiro lugar.
 

4. Qantas

De origem australiana, a Qantas é a terceira companhia aérea mais antiga do mundo. A qualidade do serviço e a segurança sempre foram fatores distintivos nesta companhia. 
 

5. Emirates

Na principal companhia dos Emirados Árabes Unidos, mais de 700 voos partem todas as semanas do Dubai para todo o mundo.
 

6. Singapore Airlines

A Singapore Airlines já foi eleita várias vezes como a companhia que presta o melhor serviço aos seus passageiros. Opera desde 1972.
 

7. EVA Air

Considerada a sétima melhor companhia aérea em 2015, a Eva Air é uma companhia de Taiwan que pertence a uma das maiores companhias de transporte marítimo com navios porta-contentores mundiais.
 

8. Lufthansa

Em oitavo lugar surge a primeira companhia aérea europeia no top 10 deste ranking em 2015. Na avaliação da empresa alemã, destaque principalmente para os níveis de segurança da companhia, reconhecidos em todo o mundo.
 

9. All Nippon Airways (ANA)

A maior companhia do Japão a operar em voos domésticos e surgiu em nono lugar como uma das melhores companhias aéreas do mundo em 2015.
 

10. British Airways

No último lugar do ranking das melhores companhias aéreas em 2015, surge mais uma companhia europeia, a British Airways. Com sede no Reino Unido, é considerada a segunda maior companhia da Europa, sendo o seu ponte forte o número de voos que mantém entre a Ásia e a Europa.
 
Veja também: