As melhores companhias aéreas do mundo

Desde segurança máxima sem ocorrência de fatalidades a companhias aéreas classificadas com valores máximos nas auditorias, veja quais as melhores companhias aéreas do mundo.

As melhores companhias aéreas do mundo
As companhias asiáticas dominam o top

Sabe quais são as melhores companhias aéreas do mundo? O site AirlineRatings, especializado na segurança aérea, fez uma análise onde revela quais as melhores e as piores companhias aéreas do mundo.

Para a realização desta classificação das melhores e piores companhias aéreas do mundo, o site AirlineRatings recorreu ao uso de dados de várias fontes internacionais de aviação e governamentais.

Foram atribuídas notas de 1 a 7, sendo 1 a nota mínima e 7 a nota máxima.

Os critérios que serviram de base para esta análise foram: o número de fatalidades ocorridas, o cumprimento ou não das normas de segurança impostas pela Organização de Aviação Civil Internacional, o rigor das inspeções, se foram ou não auditados pela IOSA (Auditoria de Segurança Operacional da IATA) e com quantos valores passaram na auditoria.

As classificações das auditorias são entre 0 a 8 valores, sendo que apenas passam na auditoria as companhias que tenham notas entre 5 a 8.

Foram ainda considerados outros fatores, sendo eles: a companhia pertence à Administração Federal de Aviação (AFA)? A companhia tem permissão para voar no espaço aéreo da União Europeia? De que país são os aviões que operam?

Embora algumas boas companhias tenham ficado com nota 6, abaixo iremos apenas discriminar as melhores companhias aéreas classificadas com nota máxima, 7 de 7. Importa referir que a TAP obteve nota 6 e passou na Auditoria de Segurança Operacional da IATA com 7 valores do total de 8.

A Air France é outro exemplo de uma boa companhia aérea que não consta da lista seguinte, apenas por ter tido nota 6. Ela cumpriu com todos os requisitos, apenas teve o infortúnio de ter tido uma fatalidade em 2009, o que a impediu de conquistar lugar na lista dos melhores dos melhores, com nota máxima.

Top 5 das melhores companhias aéreas do mundo

1. Emirates

A Emirates Airlines, mais conhecida como Emirates, subiu quatro posição face a 2015. A empresa tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos e assume-se, agora, como a principal companhia dos Emirados Árabes Unidos.

2. Qatar Airways 

Para além da segunda posição neste ranking, a Qatar Airways recebeu outros prémios, nomeadamente os de melhor classe executiva, melhor lounge executivo e melhor tripulação no Médio Oriente.

3. Singapore Airlines 

A companhia asiática subiu 3 lugares no top das melhores companhias aéreas do mundo em relação a 2015.

4. Cathay Pacific

Era terceira em 2015. A limpeza das cabines e corredores são duas das razões que os passageiros mais elogiam nesta companhia.

5. ANAs (All Nippon Airways)

Esta companhia aérea é a maior companhia do Japão a operar em voos domésticos e surge em nono lugar como uma das maiores companhias aéreas do mundo. Opera desde 1952 e além do quinto lugar neste ranking geral ainda recebeu os prémios de melhores serviços no aeroporto e melhor tripulação na Ásia.

 


Em 2015 foi este o top 10 das melhores companhias aéreas

1. Air New Zealand

Segundo este ranking, a melhor companhia do mundo para 2015 foi a Air New Zealand.

2. Etihad Airway

Esta é a companhia oficial dos Emirados Árabes Unidos e surge neste ranking como a segunda melhor companhia aérea do mundo em 2015.

3. Cathay Pacific Airway

A operar em mais de 90 destinos em todo o mundo, esta companhia tem sede em Hong Kong. Em 2014 havia ficado em primeiro lugar.

4. Qantas

De origem australiana, a Qantas é a terceira companhia aérea mais antiga do mundo. A qualidade do serviço e a segurança sempre foram fatores distintivos nesta companhia.

5. Emirates

Na principal companhia dos Emirados Árabes Unidos, mais de 700 voos partem todas as semanas do Dubai para todo o mundo.

6. Singapore Airlines

A Singapore Airlines já foi eleita várias vezes como a companhia que presta o melhor serviço aos seus passageiros. Opera desde 1972.

7. EVA Air

Considerada a sétima melhor companhia aérea em 2015, a Eva Air é uma companhia de Taiwan que pertence a uma das maiores companhias de transporte marítimo com navios porta-contentores mundiais.

8. Lufthansa

Em oitavo lugar surge a primeira companhia aérea europeia no top 10 deste ranking em 2015. Na avaliação da empresa alemã, destaque principalmente para os níveis de segurança da companhia, reconhecidos em todo o mundo.

9. All Nippon Airways (ANA)

A maior companhia do Japão a operar em voos domésticos e surgiu em nono lugar como uma das melhores companhias aéreas do mundo em 2015.

10. British Airways

No último lugar do ranking das melhores companhias aéreas em 2015, surge mais uma companhia europeia, a British Airways. Com sede no Reino Unido, é considerada a segunda maior companhia da Europa, sendo o seu ponte forte o número de voos que mantém entre a Ásia e a Europa.

Além das melhores companhias aéreas, fique a conhecer as piores companhias aéreas do mundoas cabines mais luxuosas e ainda quais as melhores companhias aéreas com o melhor serviço de apoio ao cliente.

Veja também: