Publicidade:

Os 10 melhores concelhos para viver em Portugal

Fique a saber se vive num dos 10 concelhos eleitos como melhores para se viver neste ranking nacional, realizado pela Bloom Consulting.

Os 10 melhores concelhos para viver em Portugal
Será que houve alterações em relação ao ano passado?

Esta é a quinta edição do “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking”, um estudo anual da consultora homónima que procura averiguar quais os melhores locais em três grandes categorias: viver, negócios e turismo.

Depois de passar todos os concelhos e municípios de Portugal a pente fino, de norte a sul, a consultora apresentou os seus resultados. Claro está que a categoria que recebe maior atenção é precisamente aquela que define os melhores concelhos para viver.

Feitas as contas, a consultora define também um ranking geral, com 25 concorrentes, cujo resultado nem sempre é exatamente igual àquele verificado nas categorias por si só.

Descubra os 10 melhores concelhos para viver


Após a análise de 308 municípios, como seria de esperar, este top é dominado por aqueles que apresentam maior volume populacional. Porém, verificam-se algumas alterações em relação aos resultados do ano de 2017.

Apesar do evidente sucesso de outras cidades, é a capital que ocupa o 1º lugar neste ranking. Tal como em 2017, Lisboa continua a assumir-se como protagonista e uma das cidades europeias de eleição a todos os níveis.

melhores concelhos para viverFonte: Unsplash/Samuel Zeller

O 2º lugar vai para o norte, com o Porto, outro grande município, a ocupar a posição a seguir a Lisboa. O pódio dos melhores concelhos para viver fica completo com Cascais, que surge em terceiro lugar. No que se refere a esta posição, não houve qualquer alteração relativamente ao ano passado.

É a partir do 4º lugar que começam a ser visíveis algumas subidas e descidas no top. A seguir a Cascais surgem Braga e Sintra, que trocaram entre si, seguidas de Coimbra. Já na 7ª posição surge Almada, na Margem Sul do Tejo, que conseguiu subir uma posição em relação à 4ª edição do “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking”.

O top 10 fica fechado com Viseu, Oeiras e Leiria, por esta ordem. As duas primeiras cidades alcançaram uma subida de dois lugares, ao passo que Leiria sofreu uma queda de três posições.

Top 10 dos melhores concelhos para viver em Portugal

  1. Lisboa
  2. Porto
  3. Cascais
  4. Braga
  5. Sintra
  6. Coimbra
  7. Almada
  8. Viseu
  9. Oeirias
  10. Leiria

O ranking geral

O top nacional é criado a partir dos dados estatísticos e digitais que dão origem aos resultados das categorias avaliadas – turismo, negócios e viver.

Uma vez que resulta da análise destas variáveis, o produto final apresenta variações em relação às categorias individuais. De facto, verifica-se que as cidades que ocupam os 10 primeiros lugares não correspondem exatamente às escolhidas para o ranking dos melhores concelhos para viver:

  1. Lisboa
  2. Porto
  3. Cascais
  4. Braga
  5. Coimbra
  6. Sintra
  7. Funchal
  8. Faro
  9. Vila Nova de Gaia
  10. Setúbal

Sem grandes surpresas, Lisboa e Porto consolidam o seu protagonismo, mantendo-se nos lugares cimeiros. Importa, porém, destacar Vila Nova de Gaia, que tem vindo a subir de posição desde a 1ª edição do estudo. Em 2014, a cidade não constava sequer no top 25 e encontra-se agora nos primeiros 10 lugares.

Já Faro e Funchal mantêm os bons resultados alcançados anteriormente nas três dimensões, sendo que a primeira conseguiu subir uma posição. As duas cidades permanecem, assim, no top 10 da 5ª edição do estudo da Bloom Consulting.

No que se refere aos restantes lugares, não se verificam alterações em relação ao ano de 2017.

Veja também: