Os 8 melhores destinos de férias na Europa

Juntámos os 8 melhores destinos de férias da Europa numa única lista. Das cidades mais clássicas às mais intensas, aqui encontrará a sua escolha de eleição.

Os 8 melhores destinos de férias na Europa
As cidades na Europa que não pode deixar de visitar

A Europa é um dos continentes mais queridos e visitados pelos turistas a nível mundial, pelo que é sempre complicado escolher os seus melhores destinos de férias. Com uma enorme variedade de países, cada um com a sua própria história e cultura riquíssimas, além de insuperáveis condições e características naturais, não foi fácil levar a cabo uma seleção pertinente e imparcial.

Assim, tendo consciência que deixamos de fora cidades (e até países) absolutamente incontornáveis, limitámos a nossa lista a apenas 8 dos destinos que têm vindo a ser mais votados e desejados pelos viajantes. Das cidades clássicas às mais intensas, esperamos que concorde com a nossa lista dos melhores destinos de férias na Europa.
 

OS 8 MELHORES DESTINOS DE FÉRIAS NA EUROPA - CIDADES CLÁSSICAS E INEVITÁVEIS

 

1. LONDRES (REINO UNIDO)

Londres

Permanentemente no topo de todas as listas de preferências turísticas, a capital do Reino Unido é das cidades mais cosmopolitas, modernas e influentes do mundo. Ponto de referência mundial incontornável, seja a nível de história, seja a nível cultural ou artístico, esta é a cidade que todos querem visitar, onde todos querem trabalhar e na qual todos querem residir.

Aqui encontra um pouco de tudo, para todos os gostos: se é amante de história e cultura, não deixe de visitar o British Museum ou o Tate Modern; se prefere fazer umas compras e imbuir-se do ambiente da cidade, então o seu destino é Oxford Street ou Covent Garden; se a sua perdição é a música ou a cultura pop, então dirija-se a Abbey Road ou ao Madame Tussauds; agora, se anda mesmo a ansiar pelo regresso da monarquia, lá estão também o Palácio de Buckingham e a Tower Bridge, com as famosas Joias da Coroa!

 

2. PARIS (FRANÇA)

Paris

Frequentemente considerada a mais romântica e uma das mais belas capitais europeias, não é de estranhar que esta seja também uma das cidades mais visitadas do mundo. Apesar deste seu cariz assumidamente turístico, Paris exala uma vida e um ambiente vibrantes e intensos: fica a sensação de que seria fantástico não apenas visitar, mas viver nesta cidade, assumir cada recanto como nosso!

Aqui, a sugestão é mesmo que combine as visitas aos mais impressionantes e grandiosos monumentos com as pequenas delícias da vida parisiense. Assim, se foi ver a Torre Eiffel, pare para comer um croissant de chocolate numa das afamadas pastelarias; se foi passear junto ao Arco do Triunfo, sente-se na esplanada de um qualquer cafezinho de esquina; se foi deslumbrar-se com Notre Dame, procure umas pechinchas no  Marché aux Puces de Montreuil; e, acima de tudo, tire uma noite para apreciar um dos inesquecíveis shows do Moulin Rouge

 

CIDADES JOVENS E MODERNAS NA EUROPA

 

3. AMESTERDÃO (HOLANDA)

Amesterdão

Capital da Holanda, cidade das tulipas e dos belos canais, Amesterdão tinha de fazer parte dos melhores destinos de férias da Europa. Esta metrópole, apesar de intensa e cheia de vida, consegue assegurar uma atmosfera de cidade pequena:  talvez seja a colorida e pitoresca arquitetura, as delicadas pontes que atravessam os canais ou, até mesmo, o facto de a bicicleta ser um dos mais populares meios de transporte. No entanto, este ambiente convive com uma cultura e consciência modernas, arrojadas e até um pouco rebeldes. 

Depois de um inevitável passeio pelas labirínticas ruas da cidade, prepare-se para encontrar em Amesterdão vários museus de topo, de entre os quais destacamos o Rijksmuseum, e uma das melhores orquestras do mundo. Quanto a experiências  inesquecíveis, recomendamos uma visita à Casa de Anne Frank, uma paragem num dos muitos cafés mais liberais e um saltinho ao inevitável Red Light District

 

4. BERLIM (ALEMANHA)

Cidade intensa e progressiva, desde a queda do muro, Berlim tem vindo a assumir o impressionante papel de um dos mais criativos e estimulantes centros culturais da Europa. Talvez devido precisamente a este interessante caráter, a cidade tem atualmente uma personalidade eclética e multifacetada, que a colocam no topo das preferências dos mais variados tipos de turistas.

Assim, se colocar Berlim na lista de um dos seus melhores destinos de férias europeus, vai ter acesso a: impressionantes monumentos e edifícios históricos, como a East Side Gallery ou a Porta de Brandemburgo; relaxantes espaços verdes, como o Tiergarten e o Volkspark Friedrichshain; impressionantes testemunhos de modernidade, como o Reichstag; e, claro, os inúmeros espaços e clubes noturnos que tanto contribuem para a alma moderna e arrojada da cidade.
   

CIDADES MAJESTOSAS E SURPREENDENTES

 

5. S. PETERSBURGO (RÚSSIA)

São Petersburgo

No que se refere à herança cultural da Rússia, esta cidade é a sua alma e coração. Localizada nas margens do Rio Neva e dona de uma beleza impressionante, S. Petersburgo proporciona aos seu visitantes uma extensa oferta de cultura, arte, arquitetura, vida noturna e gastronomia. Talvez por isso a cidade, a segunda maior do país, tenha sido apontada como um dos destinos preferidos em 2015. 

No que nos diz respeito, não podemos deixar de sugerir que visite o centro histórico de S. Petersburgo, considerado como Património Mundial pela UNESCO, recomendando em especial deslocações ao Palácio de Inverno, à Catedral Kazan e, inevitavelmente, ao State Hermitage, um dos maiores e melhores museus do mundo.

 

6. DUBROVNIK (CROÁCIA)

Esta cidade, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e frequentemente descrita como “A pérola do Adriático”, tem vindo a aumentar exponencialmente o seu potencial turístico. Atualmente é, sem dúvida, a cidade mais bem cotada do seu país.

Sendo encarada como uma das mais espetaculares cidades muralhadas do mundo, Dubrovnik tem muito para oferecer aos visitantes. No interior das suas magníficas e sólidas fortificações medievais, vai poder descobrir uma encantadora cidade histórica, reservada aos peões e recheada de igrejas barrocas e elegantes palácios aristocráticos. Se preferir um ambiente mais descontraído, informal e balnear, também o encontra nas pitorescas praias da cidade, banhadas pelo cristalino Mar Adriático.

 

CIDADES ENÉRGICAS E DESCONTRAÍDAS NA EUROPA

 

7. PRAGA (REPÚBLICA CHECA)

Praga

Mais uma das preferidas pelos viajantes em 2015, Praga é a cidade perfeita para quem deseja umas inesquecíveis férias culturais. Com a sua aparência de conto de fadas, a chamada “Cidade das cem cúpulas” apresenta um dos mais belos, antigos e inesquecíveis centros históricos do Velho Continente. Mas Praga é muito mais do que um impressionante património arquitetónico: a cidade encarna um intenso ambiente boémio e cultural que conquista todos os que a visitam.

A nossa sugestão é que passeie pela praça central, visitando a antiga Câmara Municipal e o famoso Relógio Astronómico, um dos mais antigos e elaborados do mundo; não deixe também de conhecer o Castelo de Praga, protetor da cidade desde o séc. IX, o cemitério do Bairro Judeu e algumas das sinagogas. Por fim, termine o dia numa das sedutoras ofertas noturnas da cidade, escolhendo entre sofisticados clubes vinícolas, agitados clubes da moda ou tradicionais adegas.

 

8. REYKJAVIK (ISLÂNDIA)

Bem vindo à capital mais a norte do mundo! Reikjavic está integrada na nossa lista dos melhores destinos de férias na Europa sobretudo devido às suas impressionantes maravilhas naturais: fiordes, icebergs, géiseres... parece que a natureza em estado puro mora aqui. Além disso, o facto de estar situada a alguma distância do continente assegura que esta cidade seja pouco visitada por turistas.

Assim, o que lhe sugerimos? Que desfrute da entusiástica vida noturna, animada por escolhas musicais e culturais internacionalmente aclamadas; que se delicie com uma gastronomia fantástica; e, sobretudo, que relaxe numa das muitas piscinas geotérmicas ou luxuosos SPAs da cidade.



Já sabemos que Portugal, Espanha e Itália ficaram de fora desta lista como os melhores destinos de férias da Europa... Não se preocupe: estamos a preparar para breve uma nova lista, com um toque mais latino! Entretanto, esperamos que tenha gostado desta nossa primeira seleção. Boas férias!

Veja também: