Os 5 melhores destinos de inverno na Europa

Aproveite as descidas de temperatura e rume a um dos 5 melhores destinos de Inverno na para umas férias na neve.

Os 5 melhores destinos de inverno na Europa
Da Suécia à Islândia, conheça os destinos ideais para dias bem fresquinhos

Quando pensamos nos melhores destinos de Inverno na Europa, pensamos imediatamente em frio, neve e quanto mais natalício melhor. Ora, por esta Europa fora há muitas cidades capazes de satisfazer estes desejos.

Os 5 melhores destinos de Inverno na Europa que lhe vamos sugerir localizam-se na zona Norte do continente e destinam-se aos verdadeiros amantes do tempo frio e paisagens geladas. 
 

5 imperdíveis destinos de inverno na Europa 


ROVANIEMI, FINLÂNDIA

Rovaniemi, Finlândia

Verdadeira apoteose de clichés natalícios, Rovaniemi, capital da Lapónia, não é senão a residência “oficial” do Pai Natal no Círculo Polar Ártico. Envolva-se nos imensos mantos de neve, aproveite a presença das típicas renas, entre no espírito natalício e não deixe de visitar a Aldeia e o Parque do Pai Natal.

Outras atrações históricas e culturais incluem a Ponte Jätkänkynttilä e o Museu Arktikum, que revela um pouco do que é a vida nestas latitudes. Para os mais curiosos: Rovaniemi é, geograficamente falando, a maior cidade da Europa, abrangendo 8.017km2, entre terra e água.

Dormir em Rovaniemi >>
 


ABISKO, SUÉCIA

Abisko, Suécia

Num dos pontos mais a Norte da Europa, na Lapónia, esta pequena localidade é exclusiva para os verdadeiros amantes do inverno e do tempo gelado. Famosa sobretudo pela beleza natural e vida selvagem do Parque Nacional com o mesmo nome, Abisko destina-se a quem aprecia atividades como o ski ou gosta de praticar pesca no gelo, deslocando-se até ao local num trenó puxado por cães.

Para uma experiência genuína, sugerimos que tente acampar com o povo indígena, os Sami, comendo veado e bebendo café à volta da fogueira. Para os mais curiosos: Durante várias semanas, nos meses de dezembro e janeiro, Abisko não assiste a um único nascer do sol... Sim, é noite 24 sobre 24 horas!

Dormir em Abisko >>

 

COPENHAGA, DINAMARCA

Copenhaga, Dinamarca

Se o que pretende no seu destino de Inverno na Europa é um conto de fadas, então dificilmente encontrará melhor do que o país de Hans Christian Andersen. No centro da cidade, o parque de diversões Tivoli Gardens, que remonta ao séc. XIX e é o segundo mais antigo do mundo, proporciona um adorável ambiente romântico, com inesquecíveis decorações natalícias.

No entanto, a nossa recomendação é que evite os pontos mais turísticos e se dirija a um dos muitos cafezinhos e bares, onde pode beber um chá ou chocolate quente enquanto observa os flocos de neve a cair na rua. Para os mais curiosos: Copenhaga foi considerada a cidade mais feliz do mundo num relatório desenvolvido pela Universidade da Columbia, em 2013. Também ocupa frequentemente o lugar cimeiro nos tops dos melhores locais para viver.

Dormir em Copenhaga >>

 

PENÍNSULA SNÆFELLSNES, ISLÂNDIA

Snafellsjokull, Islândia

Esta península, também conhecida como “Pequena Islândia”, é exatamente uma concentração das mais espantosas e marcantes paisagens do país: campos de lava, fiordes icónicos, penhascos íngremes e, claro um fabuloso vulcão que remonta à Idade do gelo: o impronunciável Snæfellsjökull.

Se a isso juntarmos amistosas cidades, portos em aldeias piscatórias, vales, inúmeras cascatas e rios carregados de salmão, fica a perceber-se que a nossa recomendação passe por um passeio de carro – mas sempre com cuidado, já que a neve vai acompanhá-lo todo o tempo. Para os mais curiosos: O topo do Snæfellsjökull foi imortalizado na obra “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne – era precisamente o ponto de entrada para a mítica aventura.

Dormir em Snæfellsjökull >>
 


BERGEN, NORUEGA

Bergen, Noruega

Numa pitoresca paisagem recheada de fiordes e montanhas, a antiga capital da Noruega, Bergen, é frequentemente considerada uma das mais belas cidades da Europa. De entre as atrações da cidade recomendamos uma inevitável visita a Bryggen, um distrito à beira-mar nomeado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A sua principal imagem de marca é uma rede de coloridos edifícios de madeira que albergam boutiques e restaurantes tradicionais.

Para os mais curiosos: Na Europa, poucos doces são mais natalícios e invernais do que um pão ou bolacha de especiarias. Em Bergen este gosto assumiu proporções verdadeiramente épicas, que trouxeram fama à cidade. Desde o final de novembro até ao Ano Novo, está em exposição no centro da Bergen uma enorme escultura da cidade toda feita em... bolacha e pão de especiarias! A gigantesca obra-de-arte (gastronómica?) detém o record de maior escultura de cidade em comida do mundo há 20 anos.

Dica extra: Aproveite que está na zona do Círculo Polar Ártico e não perca a oportunidade de assistir a um dos espetáculos naturais mais fascinantes do mundo: a aurora boreal. Ocorre nas noites de inverno, entre outubro e março, e consiste numa espécie de dança de cores e luzes de diferentes intensidades, que se movimentam e assumem formas completamente aleatórias.

Se já se rendeu ou está disposto a render-se ao tempo frio e à estética gelada da estação, esperamos que as nossas sugestões para os melhores destinos de inverno na Europa tenham ido ao encontro daquilo que pretendia. Faça as malas e descubra já porquê que não há inverno como o europeu. Boa viagem!

Dormir em Bergen >>

Veja também: