Os 10 melhores destinos de férias no Brasil

É um país famoso pelas praias, pelo Carnaval, pelo futebol, mas há muitos outros encantos. Saiba quais são os 10 melhores destinos de férias no Brasil.

Os 10 melhores destinos de férias no Brasil
País de calor, sol e muitos encantos

Sendo o maior país da América do Sul, o Brasil cobre a maior parte da região nordeste do continente e faz fronteira com todos os seus países, exceto com o Chile e Equador. Está cheio de encantos naturais e de lugares bonitos que deve conhecer. Descubra, então, os melhores destinos de férias no Brasil.

Das praias tropicais ao longo do Atlântico às vibrantes metrópoles do sudeste, há muitos lugares interessantes para visitar no Brasil. Encontrará cidades coloniais que irão fazê-lo sentir-se como se tivesse recuado no tempo ou visitasse outra realidade muito diferente daquela a que está habituado.

Melhores destinos de férias no Brasil: 10 locais para descobrir


Pergunte a si mesmo o que deseja nas próximas férias e é certo que o Brasil vai oferecer programas muito atrativos que vão de encontro aos seus sonhos: diversos ecossistemas, com espécies raras e selvagens de plantas e animais únicos, passeios a cavalo, observação de baleias, snorkel em recifes costeiros, samba, festa com DJ’s durante toda a noite, praias de areia branca, história, cultura e cidades grandes.

Confira os melhores destinos de férias no Brasil e escolha o seu preferido para a próxima viagem.

1. Rio de Janeiro

rio de janeiro

Não há nenhum destino na Terra mais animado e excitante que o Rio de Janeiro, cujas festividades de Carnaval invadem os ecrãs de todo o mundo e nos remetem para uma celebração sem igual, com desfiles vibrantes, fantasias, danças, música, fogos de artifício e festas de rua.

Localizado no sudeste do Brasil, o Rio de Janeiro é a cidade mais visitada da América do Sul devido às suas famosas montanhas, como o Corcovado, marcos históricos e praias, como Copacabana e Ipanema.

2. Manaus

manaus

A capital do estado do Amazonas, no noroeste do Brasil, Manaus, é um destino turístico importante que serve como uma porta de entrada para a floresta amazónica.

Como resultado da indústria de borracha florescente da região no início do século XX, Manaus é uma das maiores cidades do Brasil, com pontos de referência como o Amazonas Opera e o Palácio do Rio Negro.

3. Cataratas do Iguaçu

cataratas de iguacu

Uma das maravilhas naturais mais impressionantes do mundo localiza-se no Brasil e são as Cataratas do Iguaçu, uma série de magníficas quedas de água no rio Iguaçu, que atravessam a fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Entre as 270 espetaculares quedas de água deste parque natural, destaca-se a “Garganta do Diabo”, que combina 14 cascatas, assegurando um “arco-íris perpétuo” durante o bom tempo.

As quedas são um espetáculo de tirar o fôlego, mas sua beleza é ainda mais reforçada pela floresta circundante repleta de vida selvagem exótica.

4. Salvador da Baía

salvador

Uma das cidades mais antigas da América, Salvador foi a primeira sede da administração portuguesa no Brasil, mantendo parte desta aura colonial, nomeadamente no centro histórico, reconhecido como Património Mundial da UNESCO. A famosa “Capital da Alegria” assegura ainda fortes influências africanas, a nível da culinária, cultura e música.

Salvador é, assim, uma cidade histórica antiga, com belas praias, uma cultura animada e onde o Carnaval também é alvo de inveja festiva. É a terceira maior cidade do Brasil e a capital do estado da Bahia e oferece praias fantásticas que são ideais para banhos de sol, natação e surf.

5. Recife

recife

Apelidado de “Veneza do Brasil” pelas numerosas vias navegáveis e pontes, Recife é a capital do estado de Pernambuco e uma das maiores e mais importantes cidades da costa nordeste do Brasil.

Recife é um popular destino turístico devido à cidade histórica, cultura vibrante e praias consideradas de topo, com as areias brancas e cristalinas e água limpa e transparente cheia de corais coloridos.

Esta cidade foi uma colónia holandesa durante o século XVII e nenhum lugar é mais evidente do que o distrito histórico, onde muitos edifícios coloniais ainda permanecem.

6. São Paulo

são paulo

São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo em termos populacionais. Localizado no sudeste do Brasil, São Paulo é conhecida pelos diversos edifícios arranha-céus, gastronomia e cena cultural robusta.

É o lar de muitos grupos étnicos de todo o mundo, incluindo a maior comunidade japonesa fora do Japão. Embora São Paulo seja conhecida por ser uma selva de cimento, a cidade também oferece uma grande quantidade de parques públicos e até porções da floresta atlântica.

7. Fortaleza

fortaleza

Praias agradáveis, lojas dinâmicas e cultura animada fazem de Fortaleza um dos melhores destinos de férias no Brasil. Capital do estado do Ceará, na costa nordeste do país, Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil e tem praias incríveis como Praia do Futuro, Iracema, Mucuripe e Meireles.

Não só as praias são excelentes para nadar, apanhar banhos de sol e praticar surf, mas também são de elevada qualidade os hotéis e os restaurantes.

Se preferir outro tipo de atrações, pode sempre deliciar-se com apetitosas compras artesanais no Mercado Central ou na Feirinha Beira Mar, satisfazendo a sua sede de cultura com uma visita à fortaleza holandesa de Nossa Senhora da Assunção, que foi construída em 1649 e marca o ponto de origem da cidade, no centro da mesma.

8. Parati

parati

Um paraíso de florestas tropicais, cachoeiras, mar esmeralda e montanhas costeiras, Parati é uma atração turística popular localizada ao longo da Costa Verde do Brasil, no estado do Rio de Janeiro.

Paraty é uma antiga colónia portuguesa estabelecida nas margens da Baía da Ilha Grande e ainda se vêm vestígios da presença portuguesa, como as ruas com paralelepípedos e casas coloniais multicoloridas, muitas das quais agora foram transformadas em pensões, residenciais e pequenos hotéis.

9. Brasília

brasilia

Construído na década de 1960, Brasília é uma cidade completamente planeada e intrincada, para servir o propósito de ser constituída como a capital do país.

A infra-estrutura histórica de Brasília é apresentada sob a forma de um avião e encontra-se dividida por secções distritais: residencial, governo, finanças, cultura e comércio. A arquitetura desta cidade atrai turistas e arquitetos profissionais.

10. Bonito

bonito

Bonito é uma cidade pequena, mas cheia de carisma. Funciona como um modelo de ecoturismo para o Brasil e como um centro para as áreas circundantes, perfeita para os adeptos de desporto ao ar livre e entusiastas de desportos aquáticos.

De destacar Abismo Anhumas, uma gigantesca caverna coberta de estalactita onde pode mergulhar e nadar num lago subterrâneo; ou fazer snorkel no cristalino Rio da Prata; ou ainda deslumbrar-se com as araras que aninham profundamente no Buraco das Araras.

Se decidiu viajar para o país do samba, esperamos que a nossa lista dos melhores destinos de férias no Brasil o ajude a definir exatamente o que pretende visitar e qual a cidade que mais tem a ver consigo. De uma coisa estamos certos: entre o sol, a praia, o samba, a cultura e tantas outras atrações, a diversão está mais do que assegurada.

Veja também: