Os melhores destinos para viajar em dezembro

Época de Natal e de grande euforia, mas viajar em dezembro também pode ser a oportunidade de novas descobertas. Confira os melhores destinos!

Os melhores destinos para viajar em dezembro
Em dezembro nem tudo gira à volta do Natal

Antes de pensar em viajar em dezembro, época de compras de fim de ano, é preciso fazer uma check list de tudo o que precisa, pois alguns locais mais longínquos que seguem na nossa lista de sugestões requerem: uma boa mochila de viagem, necessidade de fazer um roteiro bem planeado, ter passaporte, documentos, visto e até vacinas. 

O fim de ano é sempre uma verdadeira euforia. Não só pela época natalícia que se aproxima a passos largos, mas também pela passagem de ano – essa oportunidade de um novo recomeço, de querer estar num lugar diferente para celebrar a chegada do um novo ano. Em dezembro, parece que a vontade de viajar aumenta!

E destinos não faltam! Na Europa, as festas de Natal evocam as famílias para as pistas de esqui ou para as ruas para os parques dedicados ao Natal. E quanto mais longe da Europa, maior é a oportunidade de um destino com sol e valor, mesmo no último mês do ano. Confira a lista dos melhores destinos para viajar em dezembro.


Melhores destinos para viajar em dezembro


1. Caracas, Venezuela

caracas

A capital da Venezuela, Caracas tem quase cinco milhões de habitantes e um clima que em dezembro pode chegar aos 25 graus. Na cidade, sugerimos uma viagem de teleférico até Avila Mountain a 2.600 metros de altitude, onde pode desfrutar de uma vista incomparável.

No entanto Caracas é também um importante centro cultural e recomendamos: o Museu de Arte Contemporânea, a Praça Bolívar, a Catedral com suas pinturas de Rubens e Murillo, e o local de nascimento de Simón Bolívar. Para relaxar, aproveite o Jardim Botânico e do Parque Los Caobos. À noite deixe-se perder por um dos muitos bares típicos onde pode aproveitar umas “cañas”. 

Dormir em Caracas >>



2. Hanoi, Vietname

A capital do Vietname é construída sobre o delta do rio Vermelho e tem mais de três milhões e meio de habitantes. É impressionante pelo seu tamanho, mas igualmente pela quantidade e variedade de locais interessantes: o Templo da Literatura, o Museu de História, a Ópera, a Catedral de Saint Joseph, as moradias coloniais ao longo da estrada Phan Dinh Phung, o Museu de Ho Chi Minh e o mausoléu do Presidente Ho Chi Minh.

Para apreciar plenamente Hanoi, recomendamos que faça alguns percursos a pé, bicicleta ou com os populares “rickshaws”. Prepare ainda o paladar para as comidas exóticas que esperam por si. 

Dormidas em Hanoi >>



3. Luang Prabang, Laos

laos

Ao amanhecer, monges em túnicas alaranjadas fazem fila pela neblina para receber os ofertórios. Ao anoitecer, o ar transporta os cantos solenes que emanam dos templos brilhantes. Desde a generosidade calma dos habitantes desta cidade multicultural aos pescadores que atiram as suas redes ao rio e os lavradores que trabalham em silêncio nos campos, uma sensação de paz e contemplação nesta capital histórica que parece ter parado no tempo.

Admire a herança indochinesa, passeie pelo mercado nocturno e prove os sabores da requintada cozinha do Sudeste Asiático. 

Dormidas em Luang Prabang >>



4. Recife, Brasil

A capital do estado de Pernambuco no Brasil tem um clima equatorial, quente e húmido, o que a torna num destino turístico popular. Rapidamente perceberá a arquitetura influenciada pelos portugueses e holandeses e descobrirá inúmeros locais para se deixar levar.

Descubra o museu Pernambuco, as igrejas de San Pedro e San Antonio, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Teatro Santa Isabel, o mercado San Jose, o centro de Olinda, um local histórico Património Mundial da UNESCO, o Palácio dos Governadores, e relaxe nos jardins botânicos.

Dormidas em Recife >>



5. Andorra-a-Velha, Andorra

andorra

Andorra é um principado entre a Espanha e a França, com 76 mil habitantes, no meio dos Pirinéus. É o maior dos pequenos Estados europeus, com 468 km2, mas um importante destino turístico. Entre novembro e abril é a temporada ideal para a prática de esqui. Os dias são curtos e as temperaturas baixas, especialmente durante a noite.

As montanhas cobrem-se de neve revelando uma paisagem verdadeiramente natalícia. A cidade destaca-se pela sua importante vertente comercial e pela sua grande diversidade gastronómica, capaz de satisfazer a procura mais exigente e seletiva. Os amantes da natureza podem desfrutar de uma caminhada urbana no Rec del Solà ou o Rec del Obac ou serem seduzidos pela notável fauna e flora do Vale de Enclar.

Dormidas em Andorra >>



6. Las Palmas, Espanha

Situada nas ilhas Canárias, Las Palmas de Gran Canaria é conhecida hoje principalmente pela grande festa de Carnaval, mas mesmo assim faz parte da lista dos melhores destinos para viajar em dezembro. Possui um excelente clima, com muitas horas de sol e baixa precipitação.

Recomendamos que visite a catedral Ilhas Canárias, o Colon Casa, que é um palácio transformado num museu dedicado a expedições comerciais para o Novo Mundo e o Museu de Arte Moderna de Fort Castillo de la Luz. Depois, dê um passeio ao longo do Paseo de las Canteras e faça algumas compras na Calle Mayor de Triana. 

Dormir em Las Palmas >>



7. Londres, Reino Unido

londres

Londres é quase um ponto de paragem obrigatório para viajar em dezembro, principalmente se a euforia do Natal tomou conta de si. Nesta época, a cidade fica toda decorada e as principais ruas de comércio ganham encantos mágicos! Festivais de inverno acontecem em diferentes áreas, com comidas típicas, patinagem no gelo, mercados de Natal, concertos e exposições.

Mas não pode mesmo perder o Southbank Centre Christmas Market, uma feira de Natal que decorre nas margens do rio Tâmisa entre a London Eye e o Southbank Centre, e a Winter Wonderland, a terra mágica que espera por si em Hyde Park e onde pode patinar naquela que é a maior pista de patinagem no gelo ao ar livre do Reino Unido.

Dormir em Londres >>

Ainda não vamos a meio de mês, por isso ainda tem algum tempo para viajar em dezembro. Já escolheu o destino?

Veja também: