Os 4 melhores destinos rurais em Portugal

Se anseia por uns dias de descanso e tranquilidade num ambiente bucólico e verdadeiramente sedutor, não pode perder os 4 melhores destinos rurais do nosso país.

Os 4 melhores destinos rurais em Portugal
Belas e acolhedoras quintas, afastadas do bulício da cidade

Escolher os melhores destinos rurais num país que se caracteriza por algumas das mais belas paisagens campestres e por uma oferta turística diferenciadora e apelativa não é tarefa fácil. Para manter a seleção dentro do conceito pretendido, começamos por definir que cada local teria de se caracterizar por um ritmo de vida relaxado e um cenário rústico absolutamente deslumbrante; de seguida, limitamos a escolha especificamente a quintas que oferecessem serviços de alojamento, eliminando espaços mais identificáveis com o mundo citadino.
    
Com base nestas variáveis, e tendo presentes as opiniões e experiências de hóspedes e profissionais, recolhidas em sites tão conceituados como o The Guardian, TripAdvisor e Booking, no final do processo obtivemos aqueles que são, na nossa opinião, os 4 melhores destinos rurais de Portugal. Esperamos que concorde connosco.

 

4 Destinos rurais deslumbrantes

  Conheça a forma mais inteligente de pagar a sua escapadinha  

1. Quinta da Mata (Chaves)

Esta quinta está localizada numa frondosa e verdejante serra, oferecendo vistas incomparáveis da acolhedora região de Trás-os-Montes. Integrado numa paisagem absolutamente encantadora, o belo solar do século XVII foi totalmente restaurado, oferecendo agora dois courts de ténis, uma piscina e seis quartos que conjugam um ambiente rústico com uma decoração de elegância clássica. A poucos minutos da cidade de Chaves, mas assumindo uma perfeita comunhão com a natureza, este espaço vai proporcionar-lhe uma estadia simultaneamente divertida, animada e relaxante.

Quando falamos da Quinta da Mata somos obrigados a destacar a qualidade da gastronomia local, inquestionavelmente um dos seus pontos altos. Confecionadas em grande parte com produtos biológicos cultivados in loco, as deliciosas iguarias tradicionais incluem pão caseiro, pastelaria em miniatura, enchidos e, como não poderia deixar de ser, um belo vinho da região.
 

2. Quinta da Bouça d'Arques (Viana do Castelo)

Esta quinta, localizada em pleno Vale do Rio Neiva, a apenas 10km de Viana do Castelo, reaproveitou a invejável localização e bases de uma enorme mansão com cerca de 300 anos, para construir e apresentar sete apartamentos de um minimalismo absolutamente chique e sedutor. Aqui encontramos paredes de pedra antigas, painéis de vidro contemporâneos e peças de arte modernas, conjugados em decorações que variam entre o arrojado e o tradicional e oferecem uma opção para cada gosto.

Neste espaço, serenidade e conforto disputam o lugar cimeiro. Com uma envolvência natural de beleza inquestionável, que inclui vinhas, bosques e até uma pequena casa numa árvore,  a Quinta da Bouça d’Arques proporciona ainda terraços privados onde pode desfrutar de um pequeno-almoço à base de deliciosos produtos locais, uma convidativa piscina de água tépida e, até, um serviço de relaxantes massagens. Com o Certificado de Excelência do TripAdvisor, este espaço é ideal para casais e famílias com filhos pequenos.

 

3. Quinta de Alcaidaria-Mór (Ourém)

Neste solar do séc. XVII respira-se história e tradição. À medida que se avança pela bela alameda de entrada, com os seus imponentes cedros laterais, percebe-se de imediato que estamos perante uma elegante casa de campo senhorial, com os seus jardins alinhados e bem aparados e a sua capela do séc. XIV. Não há engano: a casa pertence há mesma família há 300 anos, tendo o proprietário original sido o médico pessoal do rei. Não se preocupe: o dono atual não podia ser mais amistoso, nem a receção mais calorosa. Um verdadeiro charme.

A nível de alojamento, a Quinta de Alcaidaria-Mór oferece quatro casas e quarto quartos com pormenores de decoração que alternam entre o rústico descontraído e o clássico tradicional, além de fabulosas paisagens a perder de vista, uma relaxante piscina e uma série de atividades bastante apelativas. Assim, quer prefira um belo jogo de snooker, um divertido passeio a cavalo ou uma simples volta de bicicleta, este é o sítio certo para si.

 

4. Quinta do Barranco da Estrada (Santa Clara-a-Velha)

Senhora de uma das mais apetecíveis localizações da nossa lista dos melhores destinos rurais de Portugal, esta quinta é um verdadeiro paraíso para quem aprecia o encanto selvagem da natureza. Além da impressionante beleza da paisagem em que está integrada, o facto de se situar na margem de um dos maiores lagos do Alentejo ajuda a cultivar o ambiente reservado, tranquilo e intimista que a caracterizam. Refira-se também que a Quinta do Barranco da Estrada foi totalmente renovada, com base nos mais puros e abrangentes ideais ecológicos.

Com vários certificados do TripAdvisor, a casa disponibiliza agora uma série de quartos  luminosos, frescos e de uma simplicidade absolutamente cativante, com o bónus da vista imperdível para o referido lago. Outro ponto forte são os seus originais alpendres, onde pode relaxar descontraidamente, enquanto aprecia a decoração composta por inúmeras flores e plantas. O amplo leque de atividades oferecido inclui uma sauna junto ao lago, canoagem e ski aquático, entre outras. Uma nota final para a oferta gastronómica, caseira, autêntica e absolutamente deliciosa.

Esperamos que esta seleção dos melhores destinos rurais em Portugal o tenha convencido a fazer as malas e a partir rumo a uns dias de paz, tranquilidade e absoluta descontração. Boa viagem e bom descanso!

 
Veja também: