As 14 melhores dicas de poupança amigas da sua carteira

Diz o povo que o dinheiro não é de quem o ganha, é de quem poupa. Conheça as melhores dicas de poupança e faça mais, com menos.

As 14 melhores dicas de poupança amigas da sua carteira
No poupar é que está o ganho.

As melhores dicas de poupança são também as mais simples. Se analisar as suas despesas mensais, rapidamente vai perceber que a grande fatia do seu orçamento fica dentro de casa. A alimentação, a renda e as despesas com a água e energia representam, à partida, os maiores gastos. Assim, para poupar, comece de dentro para fora. Analise o seu dia a dia e perceba o que é que pode mudar para começar a gastar menos. Para começar, temos algumas dicas que podem vir a ser-lhe úteis:
 

14 Dicas de poupança que tem de começar a aplicar hoje

 
1. Trate a poupança como uma despesa
No início de cada mês, antes de tudo o resto, guarde uma parte do seu ordenado e viva apenas com o que sobra. A regra da poupança recomenda que o seu orçamento mensal se divida da seguinte forma:
  • 35%: habitação – inclui renda, água, energia, telefone, internet, despesas diárias
  • 25%: alimentação e compras – refeições fora, lazer e férias
  • 15%: transportes – veículos, combustível, passes e seguros
  • 15%: outros empréstimos - crédito pessoal e cartões de crédito
  • 10%: poupança
 
2. Registe todas as despesas
Crie um documento num ficheiro Excel ou use uma das muitas aplicações disponíveis no mercado. É a única forma de descobrir onde está a gastar a mais para conseguir fazer os cortes necessários.
 
 
3. Organize as suas compras
Prepare uma tabela com indicação dos produtos que compra habitualmente e o respetivo valor. Leve-a consigo quando for às compras e nunca mais será enganado numa promoção, e saberá sempre que o preço de um produto aumentar. Assim, poderá manter o orçamento da alimentação controlado.
 
 
4. Aproveite promoções
Quanto mais vezes for ao supermercado, mais difícil será controlar os gastos. Aproveite as promoções para comprar em quantidade, congele tudo o que puder e reduza as visitas ao supermercado ao máximo. Deve também manter-se atento aos catálogos de supermercados para poder aproveitar ao máximo as promoções que vão aparecendo.

Dica extra: Para os produtos que utilizamos com frequência no dia a dia, a GoodAfter.com encontrou uma solução de poupança. Neste supermercado online encontra todos os produtos com data de consumo preferencial (e não com prazo limite de consumo) com descontos até 70%. Encontra desde artigos de mercearia até produtos de beleza, entre muitos outros.
 
 
5. Planeie as suas refeições
Faça, religiosamente, o planeamento da ementa semanal. Esta é uma das melhores e mais eficazes dicas de poupança. A curto prazo, vai notar uma redução significativa nas suas contas de supermercado. Além de poupar, vai poder também evitar o desperdício alimentar ao não deixar nenhum produto estragar-se, e poderá até fazer uma dieta saudável.
 
 
6. Evite compras a crédito
Planeie e poupe com antecedência para despesas extra como as férias, o regresso às aulas, o pagamento dos seguros ou um computador novo. Poupa dinheiro ao não ter de pagar mais por fazer compras a crédito, e assim vale a pena poupar para uma compra grande, mesmo que precise de o fazer por alguns anos.
 
 
7. Poupe no detergente
Quanto a detergentes, siga rigorosamente as indicações dos fabricantes. Não precisa encher o boião com detergente da roupa, nem despejar metade do frasco de lava-tudo no balde. Menos é mais dinheiro na sua carteira!
 
  
8. Leve comida para o trabalho
Tome o pequeno-almoço em casa e leve os lanches e o almoço para o trabalho. É uma das melhores dicas de poupança e é mais saudável, e provavelmente mais saboroso. Num mês consegue poupar dezenas – ou centenas – de euros com esta pequena alteração na alimentação.
 
 
9. Compare os preços de diferentes lojas
Antes de uma compra, verifique os preços nas lojas online, que costumam ter descontos exclusivos, e nos comparadores como o Izideal, o Kuanto Kusta ou ShopMania. Se não pretende seguir muitas das nossas dicas de poupança, esta é uma das que deve ficar.
 
 
10. Consuma de modo consciente
Cozinhe com os tachos tapados, reduza o número de vezes que abre o frigorífico, retire carregadores das tomadas quando não em uso, desligue as luzes e aparelhos nas divisões vazias, etc. Faça os possíveis para reduzir o seu consumo de energia e vai ver uma diferença na fatura ao final do mês.

O mesmo aplica-se também ao consumo de água, que pode reduzir com pequenos truques, como o uso de redutores de caudal, colocar uma garrafa cheia no autoclismo e tomar duches em vez de banhos de imersão.


11. Veja quando o combustível é mais barato
Em várias bombas de gasolina consegue poupar alguns cêntimos em certos dias, muitas vezes ao fim de semana. Consegue, também, obter descontos de várias formas, é uma questão de pesquisar.

Deve também praticar uma condução defensiva, não só para poupar no combustível, mas também para chegar a casa e ao trabalho inteiro.


12. Compre artigos usados
Por vezes, é possível encontrar em sites como o OLX ou o eBay artigos usados em muito bom estado, mas a um preço muito reduzido em comparação a artigos novinhos em folha. Desde que tenha cuidado ao procurar e ao comprar, esta é uma das dicas de poupança de que pode facilmente usar e abusar para seu proveito.


13. Não deite roupa fora
O botão da camisa saltou? As calças rasgaram-se? O bolso do casaco rompeu-se? Não gaste dinheiro a substituir peças de roupa a não ser que seja estritamente necessário, pois com um pequeno arranjo não se nota que alguma vez houve problema – a não ser que tenha rasgado as calças a metade.


14. Reveja as contas todos os meses
Para concluir as nossas dicas de poupança, aproveite ter todas as despesas registadas e, todos os meses, reveja bem onde gastou o dinheiro e veja se pode cortar algumas despesas, ou arranjar forma de as diminuir. Vai ver que ao início encontra problemas fáceis de remediar.
 
 
Veja também: