Os melhores empregos para 55+

Sente-se jovem, mas é considerado "ultrapassado" pelo mercado de trabalho? Porque não apostar num dos melhores empregos para 55+?

Os melhores empregos para 55+
Descubra quais são

Os melhores empregos para 55+ que aqui propomos destinam-se  às pessoas que se sentem ativas e que consideram que o seu perfil de competências ainda é muito útil ao mercado laboral. 

Apesar de ser comum aceitar-se que a maior e melhor oferta de empregos se destina aos jovens, esse paradigma tem vindo a sofrer alterações.

Os melhores empregos para 55+

Grande parte da população acima dos 55 anos demonstra uma grande aptidão para trabalhar. Numa era em que os mais novos dificilmente se mantêm num mesmo emprego ou atividade, os seniores, detentores de maior experiência e maturidade, têm perfis mais ajustados a certos cargos.

E como nunca é tarde para adquirir novas competências, porque não abraçar novas experiências profissionais?

Melhores empregos para 55+: o que indicam os estudos?

Dados recentes mostram que um número muito significativo de aposentados continua a trabalhar ou a procurar trabalho. Existem ainda muitas empresas interessadas em recrutar colaboradores com experiência comprovada e com um perfil de competências muito particular.

Os melhores empregos para 55+ são os que implicam funções de assistência administrativa, gestão e de relação com o cliente.

Porque são esses postos de trabalho mais indicados para seniores?

Antes de mais, porque não apresentam dificuldade de execução em termos físicos. São tarefas de backoffice para as quais é necessário um certo “saber-estar” que só se adquire com a experiência de vida. Tarefas que obriguem ao contacto com clientes, por exemplo, é algo que uma pessoa mais velha fará com mais destreza do que um candidato inexperiente.

Vantagens de continuar a trabalhar após a idade da reforma

1. Manter-se ativo;

2. Estabelecer uma rotina diária que implique a deslocação para fora de casa;

3. Manter uma rede de contactos sociais e profissionais dinâmica;

4. Exercitar o cérebro, o que ajuda a atrasar o aparecimento das doenças típicas do envelhecimento;

5. Combater o preconceito que associa o envelhecimento à incapacidade para trabalhar.

Melhores empregos para 55+: como conquistá-los?

Algumas empresas contam com programas de recrutamento sénior, nos quais grande parte das vagas é destinada a trabalhadores com mais de 60 anos.

O objetivo é aumentar as oportunidades de regressar ao mercado de trabalho para profissionais nessa faixa etária e diminuir o número de idosos com baixos rendimentos. Em muitos países, os reformados voltam às empresas onde já trabalharam como voluntários, colocando à disposição dos menos experientes as suas competências.

Como são feitos os processos de recrutamento e seleção?

Como em qualquer outro tipo de admissão, são realizadas avaliações psicológicas e de saúde, para constatar a capacidade de desempenhar determinados tipos de atividades e não permitir que a função prejudique a saúde do trabalhador.

Se procura um dos melhores empregos para 55+, recomendamos as seguintes áreas: administrativo, contabilista, assistente pessoal, consultor na sua área de experiência e guia turístico.

Veja também: