As melhores empresas para trabalhar em 2017

Conheça a lista com os nomes das melhores empresas para trabalhar em 2017, e saiba desde já: nem só de bons salários vivem os funcionários mais satisfeitos do país.

As melhores empresas para trabalhar em 2017
Mostramos-lhe o top 25!

Se está à procura do melhor sítio para construir a sua carreira, vai gostar de saber que temos o ranking com as melhores empresas para trabalhar em 2017. São 25 companhias que se destacaram no mercado português e foram bem avaliadas pelos seus colaboradores, através de inquéritos anónimos que fizeram parte de uma eleição desenvolvida pela revista Exame, em parceria com a AESE Business School e a consultora Everis.

Foram diversos os fatores analisados e os resultados comprovaram: um bom salário é essencial, mas não é a única medida que os portugueses têm em conta. A satisfação no trabalho é também resultante de regalias, flexibilidade de horários, relacionamento interpessoal e garantias extra, como um seguro de saúde. No topo das melhores empresas portuguesas para trabalhar estão empregadores que oferecem condições aliciantes. A eleição aconteceu através de etapas realizadas ao longo de 2016.
 

A Iniciativa

A EXAME, a everis e a AESE creditam os resultados a algumas características bastante específicas que cada empresa presente no ranking apresenta, tais o perfil e os diferentes níveis de capacitação dos seus funcionários. Entre os fatores que destacam as vencedoras está a capacidade de atuarem de forma responsável perante a sociedade, e isso é visto através da forma como elas se posicionam diante das pessoas. Veja como a eleição mediu as empresas portuguesas:
 

Medição do clima organizacional

Todas as empresas inscritas na iniciativa foram submetidas a um exaustivo diagnóstico do clima organizacional, e a base disso foi um inquérito que mediu o grau de satisfação dos colaboradores – tudo isso de forma anónima, para garantir a isenção das análises.
 

Barómetro setorial

A análise incluiu ainda a medição da satisfação dos funcionários perante as práticas de gestão responsável. A comparação foi feita entre as empresas do mesmo setor de atividade, ou similares.
 

O que oferecem as melhores empresas para trabalhar?

Não restam dúvidas: as melhores empresas para trabalhar têm em comum o orgulho que os colaboradores sentem nos resultados dos seus projetos. Esta é, de facto, uma das medidas que mais impacto tem na forma como as pessoas encaram a qualidade das organizações, e a consequência disso é a satisfação no trabalho. Para marcar pontos e destacar-se, a empresa tem de ser vista com brio pelas pessoas que atuam para alcançar o seu sucesso, e isso vê-se através da forma como elas “vendem” a imagem da empresa nos inquéritos de satisfação.

Para alcançarem este objetivo comum, as melhores empresas para trabalhar em Portugal oferecem algumas regalias fundamentais, como o investimento na qualidade de vida dos colaboradores e num excelente ambiente de trabalho. A possibilidade de realizar o trabalho remotamente e a flexibilidade de horários, bem como a oferta de refeições de qualidade gratuitas e seguros de saúde e de vida, são algumas das regalias valorizadas, mas não só: há companhias que investem em atividades culturais e desportivas, celebrações e convívios ao longo do ano, vouchers para ir ao ginásio e apoio na assistência à família.
 

As melhores empresas para trabalhar em 2017

Se está à procura da companhia ideal para enviar o seu currículo e dar o passo que falta para o seu sucesso pessoal e profissional, tome nota da lista com as 25 melhores empresas para trabalhar em 2017.
 
  1. Hilti Portugal
  2. Philips
  3. KW Business
  4. Edge Innovation
  5. Luso-Atlântica
  6. Sector Interactivo
  7. Bresimar Automação
  8. Ericsson
  9. BySide
  10. Wide Travel & Events
  11. Nbrand
  12. Siscog
  13. Blip
  14. BC Segurança
  15. CH Business Consulting
  16. 7Graus
  17. InovaPrime
  18. Re/max
  19. LCG
  20. Ilumina
  21. Embraer Portugal
  22. JF Hillebrand Portugal
  23. Instanta
  24. Polarising
  25. JP Sá Couto
  

5 características para ser uma boa empresa

 
1. Qualidade no ambiente de trabalho
Querendo ou não, pelo menos 70% do nosso tempo diário é passado a trabalhar. Sair de casa todos os dias e passar muitas vezes mais de oito horas diárias numa empresa não é tarefa fácil. Uma das características que contribui para tornar as empresas um lugar de excelência para se trabalhar é, sem dúvida, a qualidade do ambiente de trabalho. Se o ambiente for mau, é mais difícil manter os recursos motivados e conseguir assim uma produtividade positiva.
 
2. Ética na liderança
A liderança e a forma como as hierarquias funcionam diz muito de uma empresa, nomeadamente porque todo este circuito impacta directamente o trabalhador. Quando há honestidade e é cumprido um código de ética na liderança, tudo funciona melhor.
 
3. Boa gestão de recursos humanos
A gestão dos recursos humanos numa empresa é talvez das funções mais difíceis e importantes. A qualidade no acolhimento e o apoio dado aos trabalhadores é uma das fortes apostas destas 24 empresas consideradas as melhores empresas para se trabalhar em Portugal.
 
4. Consistência nos resultados
Todas as empresas que constam na lista das melhores empresas para se trabalhar apresentam resultados sólidos há, pelo menos, três anos. Um factor fundamental para manter a solidez da organização e transmitir segurança a quem faz parte dela.
 
5. Impacto positivo na comunidade
De forma genérica, estas entidades também se destacam pelo impacto positivo que têm na comunidade, contribuindo muitas vezes para causas e resoluções de problemas que tornam a empresa um lugar que vai além das funções meramente organizacionais.
 

Curiosidades

  • Estas empresas disponibilizam uma maior flexibilidade de horários aos trabalhadores
  • Fornecem, em média, 67 horas de formação anual
  • Têm infraestruturas médicas nas instalações que são adaptadas aos deficientes motores.
  • Permitem um período de licença de maternidade superior ao previsto na Lei.

Veja também: