4 dos melhores enoturismos do país

São alguns dos melhores enoturismos do país: conheça quatro escolhas espalhadas pelo mapa que não o vão desiludir - prove e comprove.

4 dos melhores enoturismos do país
De norte a sul de Portugal

Viajar e fazer turismo é excelente; apreciar um bom copo de vinho é um grande prazer; juntar as duas coisas é sucesso garantido. Por isso mesmo elaborámos uma espécie de rota dos 5 melhores enoturismos do país, para que fique a conhecer quintas, herdades e adegas que tem mesmo de conhecer e desfrutar do que as mesmas têm para oferecer.

5 enoturismos em Portugal absolutamente obrigatórios

Herdade da Mingorra

Localizada em Beja, a Herdade da Mingorra é um dos melhores enoturismos do país a valer uma visita. Dedicada à produção de vinhos há mais de dez anos, esta herdade agrícola pretende que todos os seus visitantes sintam uma experiência verdadeiramente alentejana.

Para que a experiência de enoturismo seja vivida em pleno, esta herdade tenta conjugar uma visita pela herdade para apreciar as paisagens alentejanas e vinhas onde é produzido o produto vinícola juntamente com prova de vinhos, degustações gastronómicas e conhecimento da tradição vitícola da casa. Poderá também visitar a adega e, se assim o desejar, pernoitar na herdade para uma vivência mais intensa e profunda.

Onde? H. da Mingorra, Beja

Contacto: [email protected] | 284 952 004

mingorra

Fonte: Mingorra

Adega Luís Pato

A produção de vinho da família Pato (daí o nome Adega Luís Pato) remonta já ao século XVII, pelo que vale muito a pena conhecer um dos melhores enoturismos do país. Localizada na zona da Bairrada, a Quinta do Ribeirinho é o local onde Luís Pato, atual responsável pela produção, leva a cabo todo o processo vinícola.

Quem já provou não nega a qualidade excecional e raridade absoluta do vinho, com um estilo moderno mas sempre com o caráter das castas tradicionais. Destaque, por exemplo, para a criação ‘Baga Natural’, um vinho tinto sem adição de sulfuroso ou qualquer outro aditivo, e o ‘Espumante Maria Gomes’, que passa apenas por uma fermentação e não por duas, como é habitual. Se pretende visitar esta adega, poderá não só conhecer a garrafeira pessoal e a cave, assim como provar algumas novidades vínicas ou relíquias antigas. No entanto não se esqueça que é necessário marcação prévia (via email).

Onde? Rua da Quinta Nova, Amoreira da Gândara

Contacto: [email protected] | 231 596 432

luis pato

Fonte: Vinho do Porto Vintage (blog)

Monte da Raposinha

Voltamos al Alentejo, a zona por excelência do enoturismo, desta vez para apresentar o Monte da Raposinha. Especificamente localizado em Montargil, zona norte do Alentejo, os terrenos do Monte da Raposinha são de tal modo férteis que possibilitam a produção de vinhos em 15 hectares de terreno.

Vinhos tintos e vinhos brancos são os tipos produzidos num dos melhores enoturismos do país, nomeadamente as castas Touriga Nacional, Syrah, Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira, Arinto, Antão Vaz, Chardonnay e Sauvignon Blanc, os quais não ficam indiferentes a prémios nacionais. Pode reservar almoços ou jantares vínicos na adega com iguarias alentejanas, com prova comentada e degustação de várias gamas dos vinhos do Monte da Raposinha, assim como adquirir todos os produtos Monte da Raposinha.

Onde? Estrada do Couço, S/N, Montargil

Contacto: [email protected] | 919 860 902

enoturismo 2

A Serenada

Com mais de três séculos de tradição, a Serenada tem entrada direta para os melhores enoturismos do país. Localizada em plena Serra de Grândola, tem uma paisagems mediterrânica de perder a vista. Os vinhos produzidos são os Serras de Grândola, elaborados na adega da casa e com a colaboração de toda a família, que possui o negócio há mais de cinquenta anos.

Há seis quartos disponíveis para acolher hóspedes que decidam pernoitar para experienciar o enoturismo de forma mais completa, além da degustação de vinhos e refeições com petiscos e iguarias tipicamente alentejanos. O pequeno almoço é referenciado como um dos ex-líbris da experiência. A visita às vinhas e adega também é possível consoante reserva prévia.

Onde? RIC 1265 – Outeiro André – Sobreiras Altas, Grândola

Contacto: [email protected] | 269 498 014

serenada

Veja também: