As 5 melhores estradas do país para road trips

São as 5 melhores estradas do país para roadtrips. De norte a sul, na serra, no campo ou junto ao mar, há de tudo um pouco.

As 5 melhores estradas do país para road trips
Faça-se à estrada

Faz parte do sonho de muitos fazer uma road trip: entrar no carro e percorrer quilómetros e quilómetros à aventura, sem grandes planos e com muita estrada pela frente. A boa notícia é que não tem de ir para os EUA, à Route 66, para concretizar o sonho. Conheça as melhores estradas do país para road trips.

Top 5: melhores estradas do país para road trips

Estrada Nacional 2 (EN2)


Esta é a verdadeira roadtrip em Portugal. Com mais de 700 quilómetros de extensão, esta é uma das melhores estradas do país para percorrer em modo “passeio” todas as paisagens e marcos que vai encontrando. Particular destaque para o troço entre Almodôvar e São Brás de Alportel. Aqui encontra um pouco de tudo: curvas acentuadas, retas sem fim, túneis gigantescos e verde a perder de vista.

Nº total de quilómetros: 737

Ponto de partida: Chaves

Ponto de chegada: Faro

carro 2

Estrada Nacional 222 (EN222)


Outra opção para percorrer as melhores estradas do país é a EN 222, que liga o Peso da Régua ao Pinhão, sempre a acompanhar o correr do maravilhoso rio Douro e dos seus socalcos das vinhas. Esta viagem torna-se tão prazerosa e bela que foi considerada pela agência de aluguer de viaturas Avis como uma das melhores estradas do mundo para percorrer!

Nº total de quilómetros: n.d.

Ponto de partida: Peso da Régua

Ponto de chegada: Pinhão

carro

Estrada Nacional EN247


Um misto de serra e de mar é o que encontra na EN247. Com ligação entre Peniche e Cascais, esta estrada caracteriza-se pelas suas curvas que parecem desenhadas a compasso e também pelos laivos de verde que vai encontrando, muito devido à passagem pela serra de Sintra. Chegando ao sopé da serra encontra vistas de perder o fôlego, com o mar no horizonte.

Nº total de quilómetros: n.d.

Ponto de partida: Peniche

Ponto de chegada: Cascais

carro 3

Estrada Nacional 246-1 (EN246-1)


Quando falamos das melhores estradas do país para road trips é impossível excluir o Alentejo! E, ao contrário do que imagina, esta estrada de apenas 10 quilómetros encontra-se na parte elevada da região. À medida que sobe ao cume da serra do Marvão vai ficar completamente fascinado com a paisagem.

Nº total de quilómetros: 10

Ponto de partida: Castelo de Vide

Ponto de chegada: Marvão

carro 4

Estrada Nacional 112 (EN112)


São quase 100 quilómetros de estrada, que unem Portela do Vento a Castelo Branco. Com partida bem no cimo da serra do Açor, conte com muitas curvas e contracurvas (os famosos “s”), tendo como contrapartida uma paisagem fabulosa. Uma dica: desvie para a EM547 e aprecie as vistas literalmente panorâmicas: vai ser uma memória de guardar para a vida!

Nº total de quilómetros: 94

Ponto de partida: Portela do Vento

Ponto de chegada: Castelo Branco

van

Dicas úteis para uma road trip

Agora que já conhece as melhores estradas do país para percorrer em modo “férias”, importante conhecer algumas dicas preciosas para esta aventura:

  • Descarregue uma app com GPS gratuito e offline para o seu telemóvel; quando estiver numa ruela que não faz ideia como sair dela, vai agradecer;
  • Pelo sim pelo não, leve também um mapa em papel – a tecnologia por vezes falha e o mapa em papel está sempre lá;
  • Prepare umas boas horas de música em playlist – quando a viagem estiver mais parada, ponha o som mais alto e divirta-se;
  • Verifique a existência das bombas de gasolina do percurso – estas não servem apenas para atestar o depósito: há casas de banho, comida e bebida que pode comprar;
  • Uma lancheira térmica pode ser um excelente aliado, sobretudo se vai fazer a viagem em altura de calor;
  • Básico dos básicos: faça um check up geral ao seu carro antes de partir para a aventura – não vai querer ficar parado no meio da estrada, com pinheiros de um lado e pinheiros do outro, onde terá de esperar 3 horas pela chegada da assistência em viagem (já para não falar da experiência que ficaria incompleta).

Boa viagem!

Veja também: