Publicidade:

5 melhores exercícios para o seu organismo

Andar a pé, tai chi, pilates, exercícios de força ou natação? Conheça os melhores exercícios e escolha o que mais se adapta a si!

5 melhores exercícios para o seu organismo
O importante é fazer exercício físico

Independentemente de gostar ou não de fazer exercício, não podemos negar os benefícios do mesmo; seja para a saúde mental ou física. Neste sentido, conheça quais os melhores exercícios que deve incluir na sua rotina e quais os mais adequados para a sua condição física.

Conheça os 5 melhores exercícios

1. Tai chi

tai chi

Um dos principais aspetos diferenciadores que carateriza o Tai Chi como um dos melhores exercícios é o facto de ser uma atividade física que se encontra adequada a pessoas de todas as idades. Ainda assim, esta é uma modalidade muita vantajosa para pessoas mais velhas ou que apresentem problemas de saúde. Isto porque grande parte dos exercícios trabalham o equilíbrio e a respiração.

Em Portugal, o Tai Chi já começa a ser inserido nas aulas de pilates. Sendo uma atividade muita associada ao ar livre e em comunhão com a natureza, muitas cidades disponibilizam aulas de Tai chi nos principais jardins e parques das respetivas cidades.

2. Pilates

pilates

É uma modalidade associada a flexibilidade muscular, melhor postura e facilidade de controlar a respiração. Apesar de ser uma modalidade que não emagrece, ajuda a tonificar os músculos, sobretudo aqueles que são muitas vezes esquecidos e que, às vezes, nem sabemos que existem!

As aulas têm ainda a particularidade de recorrem alguns acessórios, como é o caso da bola de pilates, grande ou pequena, com o objetivo de reforçar parte dos movimentos. Por outro lado, os professores recomendam que se faça as aulas descalço, com meias anti-derrapantes, para assim se sentir melhor o chão e garantir mais conforto.

3. Natação

natação

A natação é muitas vezes caraterizada como um dos melhores exercícios físicos que se pode praticar. Uma das razões para essa caracterização está relacionada com o facto de se movimentarem vários músculos. Por outro lado, por ser um desporto exigente a nível físico, ajuda a libertar parte do stress acumulado no dia a dia.

Dentro desta modalidade existem outras associadas, como é o caso da hidroginástica. Muito popular atualmente, é indicada para pessoas que têm problemas de ossos, nomeadamente artrite.

4. Exercícios de força

exercícios de força

A melhor forma de fazer exercício é tentar combinar os melhores exercícios, sendo que um deles passa pelos exercícios de força. Estes exercícios são importantes no sentido em que permitem reforçar a musculatura.

O treino de força muscular pode ser feito com máquinas de musculação e pesos livres, com acessórios como elásticos, por exemplo, e utilizando também o próprio peso corporal. Em termos estéticos, quem faz este treino procura melhorar a firmeza muscular, diminuir a flacidez e aumentar a massa magra, diminuindo a percentagem de massa gorda.

Seja como for, é importante que este tipo de exercícios seja acompanhado e planificado por um profissional, só assim poderá evitar lesões.

5. Andar a pé

andar a pé

Caminhadas, percursos pedestres, trilhos, pela cidade ou pelo campo, e com diferentes graus de dificuldade. Independentemente dos gostos, as regras são poucas: gostar de andar a pé e usar calçado confortável!

Os médicos dizem que por dia devemos andar no mínimo 30 minutos, o que faz das caminhadas um dos melhores exercícios, sobretudo pelos vastos benefícios: faz bem ao coração, previne várias doenças, ajuda a perder e a controlar o peso, e é bastante acessível. Além de tudo, pode controlar o ritmo mais adequado para si.

Uma forma de iniciar as caminhadas é aproveitar para fazer uma pequena caminhada à hora de almoço, sendo que pode sempre convidar os seus colegas!

Veja também: