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As melhores frutas para diabéticos

Conheça as melhores frutas para diabéticos e as que deve evitar.

As melhores frutas para diabéticos
As notícias são boas!

Quando se fala em frutas para diabéticos, a reação é, em grande parte das vezes, a mesma: “um diabético não deve comer fruta por causa do açúcar”. Pois bem, esta afirmação não passa de um mito, pois apesar de conterem o seu açúcar natural, a fruta contém também um alto teor de fibra, o que ajuda à regulação do índice de glicemia no sangue.

A principal noção a ter em conta, no que respeita a fruta para diabéticos, é que é necessário ingerir com conta peso e medida. Não existe nenhum fruta verdadeiramente proibida, na verdade; o que existem são algumas frutas com um total de hidratos de carbono mais altos e que, por isso, devem ser consumidas em partes mais pequenas e em determinadas horas do dia.
 

Fruta fresca: sim!

A Associação Americana de Diabéticos dá uma boa notícia: não existe qualquer fruta proibida, desde que não seja alérgico! Claro está que não se deve abusar no número de peças por dia mas, ao contrário do que se pensa, a fruta não é assim tão nociva para a diabetes.

Maçã, abacaxi, melancia, kiwi, morango, laranja, pêra são das melhores escolhas em termos de frutas para diabéticos. Já as uvas, bananas e cerejas, por exemplo, devem ser consumidas com mais moderação pela sua composição nutricional contribuir mais rapidamente para o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

O que deve fazer é apostar sempre na fruta bem fresca e sem qualquer tipo de manipulação.



Fruta enlatada ou processada: é melhor não!

O consumo de fruta enlatada ou processada já é outra história...isto porque, de forma a conservar o alimento, são adicionados uma série de corantes e conservantes que em nada fazem bem às pessoas que sofram de diabetes.

Apenas em último caso deve consumir este tipo de frutas e, mesmo que o faça, que seja em quantidades bem reduzidas.



Frutos secos: moderados!

Apesar de serem conhecidos pelas suas propriedades benéficas, os frutos secos têm uma composição nutricional muito rica e contêm muitas calorias. É por isso necessário ter bastante cuidado com a ingestão destes frutos, limitando-se a cerca de 3 a 4 unidades por dia, idealmente entre refeições (como snack).



Sumos de fruta com açúcar adicionado: não!

Estes sumos é que deve mesmo evitar, ou pelo menos consultar sempre muito bem o rótulo para garatir que não existem açúcares adicionados. Muitas vezes alguns sumos “apregoam” não ter açúcar adicionado, mas depois na sua composição existem as dextroses e outros substitutos do açúcar, e todos eles fazem subir o índice glicémico, por isso, muito cuidado!

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