Os 10 melhores golos em europeus de futebol

Em época de europeu, nada melhor do que recordar os 10 melhores golos em europeus de futebol.

Os 10 melhores golos em europeus de futebol
São lances e remates verdadeiramente incríveis!

Agora que está aberta a temporada do europeu 2016, todos os olhos estão postos no futebol. O E-Konomista não é exceção e aproveita para lhe recordar os 10 melhores golos em europeus de futebol desde a década de 80, seja pela sua beleza individual ou coletiva ou pela dificuldade face ao poderio dos adversários.

Dedicamos ainda uma secção especial com o Top 3 dos golos marcados pela nossa Seleção!


Os 10 melhores golos em europeus de futebol


1 - Van Basten | 1988

Estamos no europeu de 1988 e o jogo é a União Soviética contra a Holanda. Marco van Basten ofereceu o primeiro golo ao colega Ruud Gullit e sentenciou a final com um espectacular remate no primeiro grande troféu ganho pela Holanda.


 


2 - Zidane | 2004

A França venceu a Inglaterra no europeu 2004, num jogo emocionante do Grupo B disputado no Estádio da Luz, em Lisboa, em que deu a volta ao resultado, já no período de descontos, depois de ter estado em desvantagem durante mais de metade do encontro. Um dos golos foi marcado por Zidane através de um fantástico livre e outro resolvido com grande penalidade.


 


3 - Suker | 1996

No jogo estão a defrontar-se a Croácia e a Dinamarca. O ano é o de 1996. A Croácia venceu por três bolas a zero e o croata Davor Šuker realizou a melhor exibição da prova, imortalizada pelo "chapéu" a Peter Schmeichel, ajudando a apurar os croatas.  



4 - Ibrahimovic | 2004

Itália e Suécia defrontam-se no europeu de 2004. O jogo está renhido, mas Itália consegue marcar a vantagem. No entanto, um inesquecível golo de Zlatan Ibrahimović, aos 85 minutos, negou a vitória aos italianos e comprometeu o seu apuramento.


 


5 - Wesley Sneijder | 2008

Viajamos agora para o europeu de 2008, num jogo em que a Holanda vence a França por três bolas a uma, e o holandês Wesley Sneider marca um golaço à equipa francesa.


 


6 - Karel Poborski | 1996

Este golo tem um sabor agridoce. Doce pois é um dos melhores golos em europeus de futebol, um fantástico “chapéu” do checo Karel Poborski para a baliza portuguesa, mas azedo pois foi este golo que eliminou Portugal do europeu de 1996.



7 - Ronnie Whelan | 1988

Voltamos umas décadas atrás no tempo, ao europeu de 1988, por motivos irrefutáveis: Ronnie Whelan deixa os Irlandeses em vantagem com um golaço, mas Oleh Protasov da URSS igualou a 16 minutos do fim e deixou tudo empatado no topo do Grupo 2.


 


8 - Tomas Brolin | 1992

Estamos no europeu de 1992 e a Suécia defronta a Inglaterra. O jogo estava empatado, mas o sueco Tomas Brolin protagoniza um dos melhores golos em europeus de futebol e apurou os anfitriões como vencedores do Grupo A.


 


9 - Franck De Boer | 2000

A Holanda conseguiu o seu "hat-trick" de vitórias no europeu de 2000, ao vencer uma França que jogou sem as suas principais figuras, conseguindo por duas vezes dar a volta ao resultado e vencer no seu grupo, continuando assim a jogar em solo holandês. De destacar o golaço de Frack De Boer, um fulminante livre direto após falta de Patrick Vieira.


 


10 - Jon Dah Tomasson | 2004

Num jogo entre a Dinamarca e a Suécia, no europeu de 2004, foi Jon Dah Tomasson o protagonista do jogo. Dos dois golos marcados à Suécia, um deles ficou para a memória como um dos melhores golos em europeus de futebol. A partida terminou com empate a duas bolas.



 

Top 3 dos melhores golos portugueses em europeus

Apesar dos próximos três golos poderem sem qualquer problema figurar na lista acima mencionada, decidimos reservar um cantinho especial para os golos com assinatura portuguesa. Aqui fica o top 3 dos melhores golos em europeus de futebol com ADN de Portugal.



1- Figo | 2000

Europeu de 2000, Portugal defronta Inglaterra. Após a Inglaterra ter construído uma vantagem de dois golos, em jogo da primeira jornada da fase de grupos, foi um fenomenal remate de longe de Luís Figo que despoletou uma famosa recuperação de Portugal, que resultaria numa vitória por 3-2.



2- Rui Costa | 2004

Novamente um jogo de Portugal com Inglaterra, desta vez no europeu de 2004. Num jogo épico, decidido num penalty do guarda-redes Ricardo, Portugal apurou-se para as meias-finais e deixou a Inglaterra pelo caminho. De recordar o inesquecível golo de Rui Costa, que marca na segunda parte do tempo extra.


 


3- Maniche | 2004

Ainda no europeu de 2004, impossível esquecer o jogo Portugal - Holanda, onde Cristiano Ronaldo e Maniche marcaram os golos que colocaram a selecção portuguesa na primeira final de uma grande competição internacional. O golo de Maniche ficará sempre na memória dos melhores golos em europeus de futebol.



E agora? Ficou com vontade de pegar numa bola e tentar uma destas proezas! Bons jogos!

Veja também: