Os 5 melhores jogos familiares

Com a correria do dia a dia, às vezes é difícil parar para apreciar o que é realmente importante. Dê uma vista de olhos nos melhores jogos familiares e passe uma boa tarde.

Os 5 melhores jogos familiares
Pouse o telemóvel e divirta-se como nos bons velhos tempos

Somos a favor do tempo em família. De preferência sem tecnologias. Se já tem saudades de uma tarde bem passada com a pequenada, vá buscar ao sótão um dos melhores jogos familiares que tem por lá. De certeza que tem pelo menos um.

Os melhores jogos familiares: 5 sugestões que nunca falham

Monopólio

Quem nunca imitou um bilionário durante uns minutos (ou umas horas, já que nunca ninguém sabe quando acabar o jogo)? O clássico Monopólio ficou famoso mal foi lançado, em 1935. Sim, o Monopólio é velhinho. A ideia é comprar e vender propriedades de vários países e continentes, até. Além do tabuleiro existem 11 peças de jogadores, 32 casas – que pode colocar nos terrenos que vai comprando -, 12 hotéis e dois dados. Ah! E há o banco.

Todos os jogadores começam com o mesmo capital mas a ideia é que os seus amigos ou familiares comecem a sustentar o seu estilo de vida. Já existem várias versões do jogo, mais modernas e até com direito a cartão de débito.

monopolio

Quinto Império

Há forma melhor do que ensinar/aprender a História de Portugal do que através de um jogo? O Quinto Império é um jogo de estratégia sobre Portugal que ainda oferece 75 entradas em monumentos e museus. Escolha a sua personagem, planeie viagens e comercialize bens para poder comprar monumentos nacionais. Há ainda 600 perguntas à espera de serem respondidas.

jogo

Quem é quem?

Lançado em 1979, este jogo sempre fez as delícias dos mais novos. A ideia é fazer perguntas de resposta positiva ou negativa (não vale aldrabar!) para se descobrir quem é a pessoa que o adversário tem.

jogo 2

Batalha Naval

Sabia que o jogo Batalha Naval foi criado por soldados russos durante a Primeira Guerra Mundial? É verdade. Originalmente, os dois adversário desenhavam os navios numa folha de papel quadriculada (ou desenhavam também a grelha).

O objetivo era – e continua a ser – descobrir onde estavam os navios adversários para os bombardear. Em 1967, durante a Guerra Fria, foi lançada a primeira versão “oficial” do jogo de tabuleiro e agora já existem várias versões.

jogo 3

Times’ Up!

Este é para miúdos mais crescidos ou então para jogar quando os mais novos já estiverem na cama. É um jogo de charadas por equipas de dois. Nas cartas existem nomes de personagens históricas ou fictícias conhecidas de toda a gente e a ideia é que, em três fases distintas, o colega de equipa consiga adivinhar de quem se trata.

Na primeira ronda pode apenas dar algumas pistas, na segunda só pode usar uma palavra e na terceira tem de dar asas à imaginação porque não pode usar palavras. Só gestos. Existe agora uma versão de Times’Up Celebrity que está a ser um sucesso.

Veja também: