Publicidade:

Como escolher os melhores pães-de-ló para este Natal

Fazem parte da mesa de festas dos portugueses e são um doce muito apreciado. Conheça a história, tipos e dicas para comprar os melhores pães-de-ló.

Como escolher os melhores pães-de-ló para este Natal
São pequenos pormenores que fazem a diferença

Dificilmente encontra uma festa de Natal, Páscoa ou uma outra ocasião especial que não tenha um belo pão-de-ló a acompanhar a mesa de sobremesas. Acompanhado com um cálice de vinho do Porto então, é sucesso garantido. Mas, com tanta oferta, como saber escolher os melhores pães-de-ló? Siga as nossas dicas.

Tudo sobre os melhores pães-de-ló

O pão-de-ló é um dos bolos mais tradicionais e com mais história em Portugal. Assim como a grande maioria da doçaria portuguesa. Também esta iguaria teve origem nos conventos. Reza a história que a receita de pão-de-ló pertencia exclusivamente às freiras do Convento de Coz que depois partilharam com uma família de Alfeizerão. Sempre presente nas mesas dos padres mais abastados, este bolo e muito utilizado para as dietas de convalescentes e enfermos.

Além disso, era também enviado como presente de conforto a famílias enlutadas. Na verdade, esta delícia à base de ovos, farinha de trigo e açúcar, era também oferecida aos condenados à morte junto com um copo de vinho, quando subiam à força.

pao de lo2

Pães-de-ló clássicos, pães-de-ló de Ovar e outros tipos

Em Portugal existem muitas variedades de pão-de-ló, mas os mais habituais são o clássico e o de Ovar, também conhecido como “húmido” (pois tem doce de ovos por dentro). Depois, dependendo da região, existem pães-de-ló que se tornaram inclusive símbolos regionais, como o pão-de-ló de Alfeizerão, de Margaride, o Minhoto, o de Mirandela e o de Arouca.

Como escolher os melhores pães-de-ló

Existem algumas técnicas chave para detetar um bom pão-de-ló: não deve ser nem demasiado escuro nem demasiado claro – a cor deve assemelhar-se a um amarelo alaranjado, digamos assim. Quanto ao peso, não procure um imensamente pesado: a massa de pão-de-ló quer-se fofa e arejada, pelo que se um pão-de-ló de dimensões médias for muito pesado é porque a massa não é a ideal.

Finalmente, procure pães-de-ló que tenham sempre o famoso papel colado às bordas do mesmo: esse sim é o verdadeiro pão-de-ló; exemplares com cordas perfeitas e sem papel podem ser bolos igualmente deliciosos, mas não são os melhores pães-de-ló que pode encontrar.

pao de lo 4

Melhores pães-de-ló de 2017

Em março de 2017 realizou-se mais uma edição do prémio ‘Melhor Folar e Pão-de-Ló’. Organizada pela ACIP, Associação do Comércio e da Industria de Panificação, Pastelaria e Similares, esta iniciativa que já vai na sua quarta edição e, ano após ano, tem reunido cada vez mais pastelarias de Norte a Sul de Portugal. Assim, na categoria Pão-de-ló ‘tradicional’, foi a confeitaria Flor do Vouga, em Águeda, a grande vencedora. Já na categoria Pão-de-ló Húmido, prémio para o Pão-de-ló de Ovar Cruz, em Ovar.

No entanto, se vive longe destes locais mas gostava de ter a possibilidade de degustar os melhores pães-de-ló, não desespere. Com as dicas que lhe demos sobre como escolher esta delícia gastronómica, qualidade não vai faltar na sua mesa de festa!

Veja também: